A implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular no ensino secundário: uma análise de um processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Isabel Duarte
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14090
Resumo: O cidadão do século XXI precisa de adquirir um conjunto de competências, de caráter técnico, pessoal e relacional, que lhe permitam adaptar-se a uma sociedade complexa e em constante mudança. São grandes os desafios que se colocam aos sistemas educativos, dado que a escola é o lugar privilegiado para dotar os jovens com as aptidões requeridas. O Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) foi pensado para dar resposta àquelas exigências e de fazer aprender as escolas e os professores a serem agentes ativos do currículo. Este projeto visou a “promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado” permitindo a criação de domínios de autonomia curricular ao nível das áreas disciplinares, disciplinas e respetiva carga horária “de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.” (Despacho nº 5908/2017). Muitas escolas aderiram de imediato a esta proposta de flexibilização e autonomia curriculares, mas constatou-se que o faziam, sobretudo, nos níveis de educação básica. Conscientes desta circunstância, o presente estudo quis saber como é que uma escola que só tem ensino secundário implementou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foram seus objetivos avaliar a eficácia desta política educativa a partir do modo como os seus atores, num contexto particular, a entenderam e praticaram nos seus eixos fundamentais. Em termos operativos tratou-se de identificar os desafios, as necessidades e as oportunidades que se colocaram a todos os atores educativos envolvidos, que no caso foram as lideranças de topo e intermédias, alguns professores responsáveis pela implementação do projeto e os representantes dos alunos (delegado e subdelegado das turmas envolvidas). Em concreto, este é um estudo de caso único, global e exploratório, de natureza qualitativa, cujos instrumentos de recolha de dados consistem na entrevista semiestruturada, em grupos focais e na análise documental. Pudemos concluir que a experiência de inovação ficou muito aquém do que seria possível. Apesar de alguns resultados que se descrevem obtidos no 1º ano de implementação do projeto, a escola não conseguiu ultrapassar os contratempos que foram surgindo, nem colocar a autonomia e flexibilidade curricular ao serviço dos alunos e da própria escola.
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Este projeto visou a “promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado” permitindo a criação de domínios de autonomia curricular ao nível das áreas disciplinares, disciplinas e respetiva carga horária “de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.” (Despacho nº 5908/2017). Muitas escolas aderiram de imediato a esta proposta de flexibilização e autonomia curriculares, mas constatou-se que o faziam, sobretudo, nos níveis de educação básica. Conscientes desta circunstância, o presente estudo quis saber como é que uma escola que só tem ensino secundário implementou o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Foram seus objetivos avaliar a eficácia desta política educativa a partir do modo como os seus atores, num contexto particular, a entenderam e praticaram nos seus eixos fundamentais. Em termos operativos tratou-se de identificar os desafios, as necessidades e as oportunidades que se colocaram a todos os atores educativos envolvidos, que no caso foram as lideranças de topo e intermédias, alguns professores responsáveis pela implementação do projeto e os representantes dos alunos (delegado e subdelegado das turmas envolvidas). Em concreto, este é um estudo de caso único, global e exploratório, de natureza qualitativa, cujos instrumentos de recolha de dados consistem na entrevista semiestruturada, em grupos focais e na análise documental. Pudemos concluir que a experiência de inovação ficou muito aquém do que seria possível. Apesar de alguns resultados que se descrevem obtidos no 1º ano de implementação do projeto, a escola não conseguiu ultrapassar os contratempos que foram surgindo, nem colocar a autonomia e flexibilidade curricular ao serviço dos alunos e da própria escola.The 21st century citizen needs to develop a set of technical, personal and relational skills that will enable him to adapt to a complex and constantly changing society. Educational systems face significant challenges as schools are the ideal setting to provide young people with the required skills. The Project for Autonomy and Curriculum Flexibility (PACF) was developed to address these demands and to teach schools and teachers to be active agents of the curriculum. This project aims to promote "better learning that fosters the development of higher-level competencies," allowing for the creation of curricular autonomy domains at the level of academic areas, subjects, and respective workload "in a flexible and contextualized manner, recognizing that the effective exercise of autonomy in education is only fully guaranteed if the object of that autonomy is the curriculum" (Order No. 5908/2017). Many schools immediately adhered to this proposal for curricular flexibility and autonomy, however it was mainly implemented at the basic education levels. Aware of this circumstance, the present study sought to investigate how a school that exclusively offers secondary education implemented the Project of Autonomy and Curricular Flexibility. The study aimed to assess the effectiveness of this educational policy based on how its actors, in a specific context, understood and implemented it in its fundamental axes. In practical terms, it consisted of identifying and pinpointing the challenges, needs, and opportunities faced by all the educational actors involved, which in this case refer to top and intermediate leaderships, some teachers responsible for implementing the project, and student representatives (class delegates and sub-delegates of the classes involved). Specifically, this is a unique, global, and exploratory case study, of a qualitative nature, which employed data collection tools such as semi-structured interviews, focus groups, and documentary analysis. Our finding indicate that this innovative experience fell short of what was possible. Notwithstanding the results obtained in the first year in the 1st year of the project's implementation, the school could not overcome the setbacks that arose or put curricular autonomy and flexibility at the service of the students and the school itself.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Mouraz, AnaRepositório AbertoPereira, Fernanda Isabel Duarte2023-06-19T16:17:43Z2023-06-062023-06-192023-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14090TID:203325095porPereira, Fernanda Isabel Duarte - A implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular no ensino secundário: uma análise de um processo [Em linha]. [S.l.]: [s.n.], 2023. 114 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:46Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:03.260494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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