Contributo da área de cidadania e desenvolvimento para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Rodolfo Martins Epifánio Frazão
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11023
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didáticas Integradas de Português, Matemática e Ciências Naturais e Sociais
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Este estudo tem como objetivo geral conhecer a implementação e contributos da área curricular de Cidadania e Desenvolvimento no contexto da interdisciplinaridade e integração curricular. Neste sentido, procurou-se compreender a implementação da gestão articulada do currículo através do desenvolvimento de projetos que aglutinem aprendizagens das diferentes disciplinas, planeados, realizados e avaliados pelo conjunto dos professores. O contexto do estudo é uma escola privada da área de Lisboa, centrando-se em turmas do 6º ano de escolaridade. Procurou-se conhecer as perspetivas dos docentes sobre a conceção e implementação de projetos interdisciplinares e as opções e decisões pedagógicas tidas em conta na implementação de uma metodologia de trabalho cooperativo entre docentes, bem como descrever e analisar alguns dos projetos interdisciplinares realizados. Para tal, desenvolveu-se um estudo qualitativo de caráter exploratório, recorrendo-se à consulta e análise documental, questionários aos docentes, entrevista ao diretor e à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Os resultados mostram que, através da área de Cidadania e Desenvolvimento, obteve-se um espaço curricular facilitador da implementação de uma metodologia de trabalho de projeto, bem como um espaço curricular transversal às diferentes áreas, onde se cruzam e integram os diferentes saberes, valores e atitudes; esta área constituiu um espaço de diálogo, onde situações reais ou problemas foram analisados e discutidos, de modo que fossem os próprios alunos a encontrarem soluções e respostas, recorrendo e mobilizando os conteúdos das disciplinas envolvidas os resultados mostram, ainda, que os projetos interdisciplinares levaram ao aprofundamento de um trabalho reflexivo e cooperativo dos professores.ABSTRACT ‘Cidadania e Desenvolvimento’ (Citizenship and Development) as a subject defines itself as the appropriate curricular field for the development of apprenticeships which will have an impact on the civic attitude of the individual, as well as on the interpersonal, social and intercultural relationship of children and youngsters, enabling the implementation of integrative educational situations and collaborative work methodologies. This study dwells on the implementation and contributions of the curriculum area of ‘Cidadania e Desenvolvimento’ in the context of interdisciplinary and curriculum integration. Therefore, we have sought to understand the implementation of articulated curriculum management through the development of projects that bring together the learning from different subjects, planned, carried out and evaluated by a set of teachers. The context of this study is a private school in the Lisbon area, with specific focus on 6th grade classes. We sought to know the teachers’ perspectives on the design and implementation of interdisciplinary projects and what pedagogical options and decisions were taken into account in the implementation of a methodology of cooperative work between teachers, as well as to describe and analyse some of the interdisciplinary projects carried out. To this end, a qualitative exploratory study was developed, using documental consultation and analysis, teacher questionnaires, interviews with the principal and content analysis to treat the assorted data. The results show that, through the subject of ‘Cidadania e Desenvolvimento’, a curricular space facilitating the implementation of a project work methodology was obtained, as well as a curricular space transversal to the different areas, where the different knowledge, values and attitudes are intersected. This area was an open space for dialogue, where real situations or problems were analysed and discussed, so that the students could find solutions and answers by themselves, using and mobilizing the contents of the subjects involved. The results also show that interdisciplinary projects led to a deepening reflective and cooperative work among teachers.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaLeite, TeresaGonçalves, CarolinaRCIPLAparício, Rodolfo Martins Epifánio Frazão2020-01-22T10:31:14Z2019-11-052019-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11023TID:202348679porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.649781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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