Ensinar a ler sem ter aprendido a amar a leitura: a Educação Literária dos professores de Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2460
Resumo: Este artigo procura refletir e apresentar algumas propostas metodológicas e alguns recursos científico-pedagógicos que visam responder a uma questão urgente: como compatibilizar as exigências do ensino e da aprendizagem da Literatura com o déficit de competência leitora e de memória textual dos nossos estudantes do ensino superior, nomeadamente na formação inicial de professores? Assim, divulgamos um estudo de caso que visou conhecer como os candidatos a professores fizeram a sua própria sensibilização quanto ao texto literário, na família e na escola, sublinhando-se aspetos como: tipos de leitura, suportes utilizados, constituição do corpus literário e produtos culturais direta ou indiretamente relacionados a esse corpus. Tudo isso com o fim de se propor metodologias, estratégias e recursos a serem implementados na formação de professores, visando à Educação Literária fundamental. Os resultados dão conta da memória textual comum a um grupo de 117 candidatos a professores de Educação Básica (Educadores de Infância e professores do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) e permitem desenhar um corpus comum à maioria desses candidatos a professores, bem como as formas de que se revestiu a recepção.
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