A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Filipa de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171
Resumo: O presente trabalho é o relato, com reflexão pessoal, do culminar das experiências de estágio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico em articulação com o contexto da Educação Pré-Escolar, que tiveram por base a construção da profissionalização da discente Filipa Moreira. Com a experiência que se desenvolveu com o grupo de crianças da sala dos cinco anos da instituição P e com a experiência que se levou a cabo com os alunos da turma A do 3º ano da instituição M tornou-se possível articular as perspetivas teóricas, abordadas ao longo da formação académica, com as práticas pedagógicas nestas valências, tendo por base um processo que se incrementou e que se apresenta com contornos de Estudo de Caso. Procurou-se, assim, responder às questões: - no Estágio I, como agir, com o grupo de crianças da sala dos cinco anos, em conformidade com o nível em que cada uma se encontra e, claro, com a instituição P? - no Estágio II, como intervir, com os alunos da turma A do 3º ano, em conformidade com o nível em que cada um se encontra e, claro, com a instituição M? Enquanto a discente o fez, como futura Profissional de Perfil Misto, ela estava a conhecer-se e a responder às questões: “como educo?” e “porque educo desta forma?”
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