A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171 |
Resumo: | O presente trabalho é o relato, com reflexão pessoal, do culminar das experiências de estágio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico em articulação com o contexto da Educação Pré-Escolar, que tiveram por base a construção da profissionalização da discente Filipa Moreira. Com a experiência que se desenvolveu com o grupo de crianças da sala dos cinco anos da instituição P e com a experiência que se levou a cabo com os alunos da turma A do 3º ano da instituição M tornou-se possível articular as perspetivas teóricas, abordadas ao longo da formação académica, com as práticas pedagógicas nestas valências, tendo por base um processo que se incrementou e que se apresenta com contornos de Estudo de Caso. Procurou-se, assim, responder às questões: - no Estágio I, como agir, com o grupo de crianças da sala dos cinco anos, em conformidade com o nível em que cada uma se encontra e, claro, com a instituição P? - no Estágio II, como intervir, com os alunos da turma A do 3º ano, em conformidade com o nível em que cada um se encontra e, claro, com a instituição M? Enquanto a discente o fez, como futura Profissional de Perfil Misto, ela estava a conhecer-se e a responder às questões: “como educo?” e “porque educo desta forma?” |
id |
RCAP_69b5aa9245707b3fc2d98b74eb8021d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1171 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básicoProfessora de 1º cicloEducadora de infânciaIntervenção educativa1º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolarO presente trabalho é o relato, com reflexão pessoal, do culminar das experiências de estágio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico em articulação com o contexto da Educação Pré-Escolar, que tiveram por base a construção da profissionalização da discente Filipa Moreira. Com a experiência que se desenvolveu com o grupo de crianças da sala dos cinco anos da instituição P e com a experiência que se levou a cabo com os alunos da turma A do 3º ano da instituição M tornou-se possível articular as perspetivas teóricas, abordadas ao longo da formação académica, com as práticas pedagógicas nestas valências, tendo por base um processo que se incrementou e que se apresenta com contornos de Estudo de Caso. Procurou-se, assim, responder às questões: - no Estágio I, como agir, com o grupo de crianças da sala dos cinco anos, em conformidade com o nível em que cada uma se encontra e, claro, com a instituição P? - no Estágio II, como intervir, com os alunos da turma A do 3º ano, em conformidade com o nível em que cada um se encontra e, claro, com a instituição M? Enquanto a discente o fez, como futura Profissional de Perfil Misto, ela estava a conhecer-se e a responder às questões: “como educo?” e “porque educo desta forma?”The present report combines personal reflections with the work developed through out two internships developed along one year. This work was subjected to the theme of the Primary School Educational level articulated with the context of the Pre-School education. These internships were the foundation of the professionalization of the student Filipa Moreira. Through the work developed with the five years old children group of the Institution P and the class A from the three years group of the Institution M, was possible to articulate the theoretical work, developed over the year through the academic studies, with pedagogic practice adapted to the case studies. With such methodologies we tried to answer the following questions: -on the first internship, how to work with five years old`s class room taking in consideration the level of each individual as well as the objetives of the institution P? -on the second internship, how to interact with the students of the class A of the third year in conformity with their education level and the institution M? Such work was very helpful for this future professional, once she kept growing and answering such questions as: “how do I educate?” and “why do I educate this way?”2012-03-20T16:11:51Z2013-05-20T14:06:26Z2012-02-01T00:00:00Z2012-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1171http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171porMoreira, Filipa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:40Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1171Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:41.086015Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico Moreira, Filipa de Sousa Professora de 1º ciclo Educadora de infância Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
title_short |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A transversalidade dos saberes para uma nova forma de estar em educação: ser educadora de infância e professora do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Moreira, Filipa de Sousa |
author_facet |
Moreira, Filipa de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Filipa de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professora de 1º ciclo Educadora de infância Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
topic |
Professora de 1º ciclo Educadora de infância Intervenção educativa 1º ciclo do ensino básico Educação pré-escolar |
description |
O presente trabalho é o relato, com reflexão pessoal, do culminar das experiências de estágio, no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico em articulação com o contexto da Educação Pré-Escolar, que tiveram por base a construção da profissionalização da discente Filipa Moreira. Com a experiência que se desenvolveu com o grupo de crianças da sala dos cinco anos da instituição P e com a experiência que se levou a cabo com os alunos da turma A do 3º ano da instituição M tornou-se possível articular as perspetivas teóricas, abordadas ao longo da formação académica, com as práticas pedagógicas nestas valências, tendo por base um processo que se incrementou e que se apresenta com contornos de Estudo de Caso. Procurou-se, assim, responder às questões: - no Estágio I, como agir, com o grupo de crianças da sala dos cinco anos, em conformidade com o nível em que cada uma se encontra e, claro, com a instituição P? - no Estágio II, como intervir, com os alunos da turma A do 3º ano, em conformidade com o nível em que cada um se encontra e, claro, com a instituição M? Enquanto a discente o fez, como futura Profissional de Perfil Misto, ela estava a conhecer-se e a responder às questões: “como educo?” e “porque educo desta forma?” |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-20T16:11:51Z 2012-02-01T00:00:00Z 2012-02 2013-05-20T14:06:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1171 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/1171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620063576064 |