A relação sujeito-língua de alunos de inglês no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Paula Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10118
Resumo: Na vertente interventiva da Didática das Línguas, debruçamo-nos neste estudo na relação que o sujeito aprendente estabelece com uma língua estrangeira. Centramo-nos, neste trabalho na relação que alunos de Inglês do 10.º ano da Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, estabelecem na aprendizagem da língua inglesa no início do ensino secundário, Pretendemos, assim, analisar e compreender a relação sujeito-língua num contexto educativo, à luz dos conceitos de plurilinguismo e da diversidade linguística e cultural; bem como levar os alunos a refletir sobre as suas próprias representações e sobre a relação estabelecida. A fim de proceder à aplicação deste estudo, tratando-se de um estudo de caso, seguimos uma investigação de tipo qualitativo, tendo como universo um grupo de 23 alunos do 10.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011-2012, que esteve, em parte, envolvido num projeto Comenius com colegas polacos. Foi aplicado um inquérito por questionário com o objetivo de traçar o perfil linguístico dos alunos e as suas representações face ao mundo das línguas, sendo os dados analisados em termos estatísticos simples e as questões abertas sujeitas a análise de conteúdo. Procedeu-se, então, à implementação de dois planos de intervenção didática junto da turma. A análise dos dados recolhidos levou-nos a concluir que os alunos têm no início, uma visão sobretudo escolarizada da língua inglesa, considerando que a sua aprendizagem se reveste de fulcral importância para o futuro profissional, bem como para o estabelecimento da comunicação com outros povos. Daí acreditarem na prioridade de aprender Inglês em contexto escolar para conseguir estabelecer comunicação internacional. Por outro lado, com este trabalho foi também possível reconfigurar o papel da língua inglesa junto dos alunos, uma vez que eles se tornaram mais atentos e curiosos, questionando o conceito meramente utilitário da língua inglesa, e tornando-se capazes de identificar outros, alargando os seus conhecimentos linguísticos e culturais, modificando as suas representações face à língua inglesa e mostrando-se mais conscientes da importância e da diversidade linguística, não obstante do papel facilitador na comunicação internacional da língua inglesa. Acreditamos, por isso, na importância de refletir com o sujeito aprendente de línguas estrangeiras, numa abordagem mais alargada da educação em línguas, numa perspetiva de didática do plurilinguismo, de forma a abranger diversas vertentes, desde o papel comunicativo e utilitário da língua inglesa ao papel afetivo que esta pode ter, contribuindo desta forma para cidadãos mais interventivos numa sociedade mais global. Pensamos ser igualmente importante chamar a atenção dos professores para a importância de promover a reflexão sobre a aprendizagem das línguas, sublinhando que ensinar línguas não é somente dotar os alunos de proficiência linguística e comunicativa, mas também desenvolver um conjunto de competências no sujeito, tornando-o assim um ser social, consciente, responsável, cultural e plurilingue.
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A fim de proceder à aplicação deste estudo, tratando-se de um estudo de caso, seguimos uma investigação de tipo qualitativo, tendo como universo um grupo de 23 alunos do 10.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011-2012, que esteve, em parte, envolvido num projeto Comenius com colegas polacos. Foi aplicado um inquérito por questionário com o objetivo de traçar o perfil linguístico dos alunos e as suas representações face ao mundo das línguas, sendo os dados analisados em termos estatísticos simples e as questões abertas sujeitas a análise de conteúdo. Procedeu-se, então, à implementação de dois planos de intervenção didática junto da turma. A análise dos dados recolhidos levou-nos a concluir que os alunos têm no início, uma visão sobretudo escolarizada da língua inglesa, considerando que a sua aprendizagem se reveste de fulcral importância para o futuro profissional, bem como para o estabelecimento da comunicação com outros povos. Daí acreditarem na prioridade de aprender Inglês em contexto escolar para conseguir estabelecer comunicação internacional. Por outro lado, com este trabalho foi também possível reconfigurar o papel da língua inglesa junto dos alunos, uma vez que eles se tornaram mais atentos e curiosos, questionando o conceito meramente utilitário da língua inglesa, e tornando-se capazes de identificar outros, alargando os seus conhecimentos linguísticos e culturais, modificando as suas representações face à língua inglesa e mostrando-se mais conscientes da importância e da diversidade linguística, não obstante do papel facilitador na comunicação internacional da língua inglesa. Acreditamos, por isso, na importância de refletir com o sujeito aprendente de línguas estrangeiras, numa abordagem mais alargada da educação em línguas, numa perspetiva de didática do plurilinguismo, de forma a abranger diversas vertentes, desde o papel comunicativo e utilitário da língua inglesa ao papel afetivo que esta pode ter, contribuindo desta forma para cidadãos mais interventivos numa sociedade mais global. Pensamos ser igualmente importante chamar a atenção dos professores para a importância de promover a reflexão sobre a aprendizagem das línguas, sublinhando que ensinar línguas não é somente dotar os alunos de proficiência linguística e comunicativa, mas também desenvolver um conjunto de competências no sujeito, tornando-o assim um ser social, consciente, responsável, cultural e plurilingue.Bearing in mind the interventive framework of Language Didactics, our study describes the relationship of the English learner with the foreign language. This research work describes a study done in the classroom with 10th form students of English as a foreign language, in Sever do Vouga Secondary School during the year 2011-2012. One of the main purposes is to study the relationship between individuals and the learning of languages within an educational context, to encourage and develop the language diversity awareness in the secondary school. The guideline behind the tasks of this work was a process of analysing the representations of a class of 23 students towards the English and other foreign languages as well as defining the kind of relationship they establish with the Other. Therefore we divided our study into two didactical intervention plans whose tasks were given and controlled by the research-teacher. These tasks allowed us to collect important data according to different instruments and draw some interesting conclusions on students’ representations towards languages. From the analysis of the data, we verified that the students have certain concepts and sensitivity towards the factors related to language learning and even the interaction with the Other. We were able to observe representations among the students related to languages, to Otherness and even to themselves and the way they learn English and other languages. This research work also helped us to analyse and conclude the impact of learning languages within the school system. On the other hand it helped students to become aware of the circumstances involved in communicating in today´s world and find out ways and benefits of communicating among the linguistic and cultural diversity. It also helped us to conclude the contribution of the reflective work with the students developing on them a wider sense of language learning, with concepts like plurilingual and intercultural education. These results can also suggest that it is possible for students to develop curiosity and receptivity to otherness by using strategies that will help the learner to be a speaker interacting not only through the English language but also in a plurilingual and intercultural perspectives.Universidade de Aveiro2013-04-04T15:08:04Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10118porRocha, Ana Paula Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:33Zoai:ria.ua.pt:10773/10118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:46.312464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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