O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14949 |
Resumo: | Este estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes. |
id |
RCAP_09abb2e6064e93dc153f2e50f05422e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14949 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos PortuguesesEmpreendedorismoEnsino do empreendedorismoEnsino superiorEntrepreneurshipEntrepreneurship EducationHigher educationEste estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes.Universidade de Évora2015-08-26T09:07:31Z2015-08-262013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14949http://hdl.handle.net/10174/14949porDepartamento de Gestãofangelino@netcabo.pt256Angelino, Fernando José de Airesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:41.847766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
title |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
spellingShingle |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses Angelino, Fernando José de Aires Empreendedorismo Ensino do empreendedorismo Ensino superior Entrepreneurship Entrepreneurship Education Higher education |
title_short |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
title_full |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
title_fullStr |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
title_full_unstemmed |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
title_sort |
O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses |
author |
Angelino, Fernando José de Aires |
author_facet |
Angelino, Fernando José de Aires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelino, Fernando José de Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Ensino do empreendedorismo Ensino superior Entrepreneurship Entrepreneurship Education Higher education |
topic |
Empreendedorismo Ensino do empreendedorismo Ensino superior Entrepreneurship Entrepreneurship Education Higher education |
description |
Este estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-08-26T09:07:31Z 2015-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14949 http://hdl.handle.net/10174/14949 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão fangelino@netcabo.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136551838416896 |