O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelino, Fernando José de Aires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14949
Resumo: Este estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes.
id RCAP_09abb2e6064e93dc153f2e50f05422e7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos PortuguesesEmpreendedorismoEnsino do empreendedorismoEnsino superiorEntrepreneurshipEntrepreneurship EducationHigher educationEste estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes.Universidade de Évora2015-08-26T09:07:31Z2015-08-262013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14949http://hdl.handle.net/10174/14949porDepartamento de Gestãofangelino@netcabo.pt256Angelino, Fernando José de Airesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:41.847766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
title O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
spellingShingle O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
Angelino, Fernando José de Aires
Empreendedorismo
Ensino do empreendedorismo
Ensino superior
Entrepreneurship
Entrepreneurship Education
Higher education
title_short O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
title_full O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
title_fullStr O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
title_full_unstemmed O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
title_sort O ensino do empreendedorismo nas instituições de ensino superior - uma análise nos Institutos Politécnicos Portugueses
author Angelino, Fernando José de Aires
author_facet Angelino, Fernando José de Aires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelino, Fernando José de Aires
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino do empreendedorismo
Ensino superior
Entrepreneurship
Entrepreneurship Education
Higher education
topic Empreendedorismo
Ensino do empreendedorismo
Ensino superior
Entrepreneurship
Entrepreneurship Education
Higher education
description Este estudo analisa o estado atual do ensino do empreendedorismo no Ensino Superior público politécnico, através de uma metodologia mista de análise aos objetivos, programas, métodos de ensino e bibliografia utilizados, nos quinze Institutos Politécnicos, a nível nacional. Partindo da aplicação de um questionário dirigido a docentes de empreendedorismo, de uma análise exploratória de conteúdo às fichas das unidades curriculares e de uma análise ao conteúdo dos Estatutos das instituições, procura-se um melhor entendimento sobre o estado do ensino do empreendedorismo, no ensino superior politécnico, a nível do primeiro e segundo ciclo de estudos. Os resultados encontrados sugerem, entre vários aspetos, a existência de algumas incoerências na definição e estruturação dos atuais programas de ensino de empreendedorismo, ao nível do Ensino Superior público politécnico; ABSTRACT: This study analyzes the current state of entrepreneurship education in public higher education polytechnic institutes, through a mixed methodology analysis of the objetives, programs, teaching methods and bibliography used at the fifteen polytechnic institutes, at national level. Based on the application of a survey to teachers of entrepreneurship, an exploratory content analysis of the course’s syllabus and a content analysis of the institution’s legal statutes, seeking to better understand the state of entrepreneurship education at the polytechnic institutes for the first and second study cycles. The results suggest, among several details, the existence of some inconsistencies in the definition and organization of existing entrepreneurship teaching programs at public higher education polytechnic institutes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-08-26T09:07:31Z
2015-08-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14949
http://hdl.handle.net/10174/14949
url http://hdl.handle.net/10174/14949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
fangelino@netcabo.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551838416896