Gestão Estratégica de Recursos Humanos: A Importância da análise tangível de indicadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marco António Rios
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2292
Resumo: A Gestão de Recursos Humanos tem-se revelado uma área de enorme importância nas empresas de gestão moderna e o seu posicionamento estratégico em determinadas organizações é revelador do potencial que a mesma poderá ter no seu sucesso e performance. Parte deste fator está relacionado com a transição do departamento de recursos humanos no contexto do paradigma organizacional, de uma perspetiva de custo necessário para o bom funcionamento da organização, para uma perspetiva de investimento onde os gestores se sentem confortáveis em investir sem expetativa de resultados no imediato, perspetivando uma potencial geração de mais-valia no futuro. Esta mudança de paradigma possibilita o surgimento de novas abordagens estratégicas e pode facilitar a aproximação do departamento de RH com outros departamentos, no que remete para as técnicas utilizadas e a simbiose entre todas as partes da organização. Neste trabalho exploram-se os conceitos de indicadores de recursos humanos, analisados numa vertente estratégica com o HR Analytics, sendo estes uma tentativa de mensurar algo que na sua natureza é subjetivo: o capital humano. Neste estudo pretende-se abordar os conceitos e a sua aplicabilidade nas organizações. Para o efeito, a população estudada consistiu em cinco estudos de caso de empresas tecnológicas, sendo que a recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas e a análise dos mesmos procedeu-se através de uma análise de conteúdo. Os objetivos centraram-se na análise da necessidade de indicadores em recursos humanos, se existe uma perceção de implementação de HR Analytics na população em estudo, quais as métricas de maior relevância para o departamento e, consequentemente, para o negócio, e se estes sistemas analíticos representam uma vantagem competitiva e auxiliam as organizações no cumprimento dos seus objetivos de negócio. Os principais resultados indicam que existe uma consciencialização das empresas tecnológicas para aquilo que representa o HR Analytics e aquilo que está na sua génese, sendo que todas as empresas demonstraram estar ao corrente da tendência, identificado as suas mais-valias. Contudo, verifica-se que na grande maioria as análises de indicadores estão posicionadas num patamar descritivo, não promovendo uma analítica avançada do ponto de vista preditivo ou prescritivo. É possível também afirmar que existe uma discrepância no que remete para o tipo de métricas analisadas e a estrutura que processa as mesmas, sendo este um fenómeno originado por vários fatores como a dimensão da empresa, a sua área de negócio e a maturidade do seu sistema analítico.
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