O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Marília Dulce Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27462
Resumo: Dissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
id RCAP_09c1ab044f3ce818209c07a9cb9ead44
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de CoimbraTurismoPatrimónio MundialPromoção turística dos lugaresTerritorialidadesUniversidade de CoimbraMarketing territorialWorld HeritageTouristic promotion of placesTourismTerritorialitiesUniversity of CoimbraMarketing of placesDissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.A crescente competitividade entre os territórios visando o seu desenvolvimento e a filiação da multiplicidade de actores sociais que neles se movimentam e deles se apropriam suscitou o desenvolvimento de estratégias que se pautam pela potenciação dos seus recursos endógenos e pela promoção da sua exclusividade e singularidade territorial. Neste sentido, a atribuição de estatutos de classificação como o título de património mundial conferido pela UNESCO afigura-se como um forte impulsionador dos elementos individualizadores dos lugares, demarcando-os pela exclusividade e singularidade e dotando-os de rugosidade espacial, ou seja, a capacidade de valorizar as características distintivas de um lugar. Esta rugosidade espacial vem não só alavancar a promoção do desenvolvimento e competitividade dos e entre lugares, conquanto emerge como factor de valorização da multidimensionalidade dos territórios e diversidade dos seus recursos. A presente dissertação visa inferir de que forma o estatuto de património mundial se repercute no comportamento geográfico do turista, numa tentativa de abordar as complexas espacialidades que lhes são inerentes, procurando de igual modo analisar as repercussões do estatuto nos seus mapas perceptuais, visões polissémicas e imagética do lugar. A consagração em Junho de 2013 da “Universidade – Alta e Sofia” como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO veio não só robustecer a sua função como academia e pólo intelectual e cultural, mas representa igualmente uma oportunidade de promoção e desenvolvimento do lugar. Neste âmbito, embora se constate a incipiência de evidências empíricas que proporcionem uma avaliação consistente e integral do impacto gerado por esta classificação, considera-se que o turismo é, a jusante, uma das indicações mais válidas acerca da sua eficácia na intensificação e filiação de fluxos turísticos e de desenvolvimento socioeconómico de um lugar. A Universidade de Coimbra surge-nos como um caso singular no contexto das universidades portuguesas dada a sua dupla função enquanto instituição académica secular e forte activo turístico. Apesar do curto espaço temporal de que frui enquanto património mundial e da fase embrionária por que se pauta actualmente, este estudo procura atestar a correlação positiva entre a distinção da UNESCO e a promoção da cidade na esfera internacional. Neste sentido, o Circuito Turístico da Universidade de Coimbra surge como um estudo de caso pertinente em que começam a aflorar os primeiros indicadores que traduzem a eficácia da promoção do lugar na configuração de territorialidades e mapas perceptuais relacionados com o estatuto de património mundial e as dinâmicas turísticas de Coimbra. Palavras-chave: Património Mundial, Promoção turística dos lugares, Turismo, Territorialidades, Universidade de Coimbra, Marketing territorial.The growing competition among territories aiming its development and the filiation of the multiplicity of social actors who move inside them and appropriate them raised the development of strategies which are guided by the potentiation of its local resources and the promotion of their territorial exclusivity and uniqueness. In this sense, the assignment of classification statutes as the title of World Heritage granted by UNESCO appear as a driving force which values the individualizing elements of places, marking them for their exclusivity and uniqueness, thus providing them with spatial roughness, that is, ability to value the distinctive characteristics of a place. This spatial roughness not only enhances the development and promotion of competitiveness of and between places, but also emerges as a factor which values the diversity and multidimensionality of the territories and its resources. This work aims to infer how the status of World Heritage is reflected in the geographical tourist behavior, in an attempt to address their complex spatialities, while simultaneously analyzing the impact of international statutes on their perceptual maps, polysemous visions and imagery. The consecration of "University of Coimbra – Alta and Sofia" as World Heritage by UNESCO in June 2013 has not only strengthen its function as academia and intellectual and cultural hub, but it also represents an opportunity of place promotion and development. In this context, despite the lack of empirical evidence to provide a consistent and comprehensive assessment of the impact generated by this classification, it is assumed that, in the long term, tourism is one of the most valid indicators to demonstrate its efficacy in increasing tourism flows filiation and enhancing the socio-economic development of places. The University of Coimbra emerges as a unique case in the context of portuguese universities given its dual role as a secular academic institution and also as a strong tourism asset. Despite the short timeline as a World Heritage site and its current embryonic stage, this study aims to attest the positive correlation between the distinction of UNESCO and the international promotion of the city. In this sense, the Tourist Circuit of the University of Coimbra emerges as a relevant case study with early indicators which reflect the effectiveness of place promotion in the configuration of territorialities and perceptual maps in correlation with the status of World Heritage and tourism dynamics. Keywords: World Heritage, Touristic promotion of places, Tourism, Territorialities, University of Coimbra, Marketing of places.2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462http://hdl.handle.net/10316/27462MAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462http://hdl.handle.net/10316/27462TID:201519097pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaurício, Marília Dulce Cardosoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:41:40.065322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
title O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
spellingShingle O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
Maurício, Marília Dulce Cardoso
Turismo
Património Mundial
Promoção turística dos lugares
Territorialidades
Universidade de Coimbra
Marketing territorial
World Heritage
Touristic promotion of places
Tourism
Territorialities
University of Coimbra
Marketing of places
title_short O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
title_full O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
title_fullStr O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
title_sort O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra
author Maurício, Marília Dulce Cardoso
author_facet Maurício, Marília Dulce Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Marília Dulce Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Património Mundial
Promoção turística dos lugares
Territorialidades
Universidade de Coimbra
Marketing territorial
World Heritage
Touristic promotion of places
Tourism
Territorialities
University of Coimbra
Marketing of places
topic Turismo
Património Mundial
Promoção turística dos lugares
Territorialidades
Universidade de Coimbra
Marketing territorial
World Heritage
Touristic promotion of places
Tourism
Territorialities
University of Coimbra
Marketing of places
description Dissertação de Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462
http://hdl.handle.net/10316/27462
MAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462
http://hdl.handle.net/10316/27462
TID:201519097
identifier_str_mv MAURÍCIO, Marília Dulce Cardoso - O estatuto de Património Mundial e a promoção turística de lugares: o caso da Universidade de Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2014. Dissertação de Mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27462
TID:201519097
url http://hdl.handle.net/10316/27462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133684071137280