Évora: sítio de marca turística?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Marta Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15879
Resumo: A presente dissertação consistiu numa análise qualitativa à perceção do fenómeno turístico pelos atores que contribuem direta e indiretamente para o seu desenvolvimento na cidade de Évora. Os resultados deste diagnóstico permitiram, por sua vez, detetar as forças e as fraquezas do atual sistema turístico na cidade e averiguar o estádio de maturidade do mesmo com vista à criação de uma marca de destino. Os resultados do presente estudo permitem concluir que o sistema turístico em Évora é frágil e instável. Para esta situação, contribui um considerável grau de inércia da Câmara Municipal de Évora e dos outros organismos públicos relativamente à sua responsabilidade de estruturar e promover o turismo como setor de atividade económica de elevado potencial e valor estratégico. Estas entidades têm tido um papel residual na promoção do destino e na mobilização dos diferentes atores na concertação de projetos comuns em prol do desenvolvimento turístico local. Uma segunda conclusão central no estudo reside no facto de a classificação de Património da Humanidade da UNESCO não estar a ser potenciada em Évora como uma mais-valia no desenvolvimento económico e cultural. O setor público está a encarar este estatuto internacional de modo limitado, restringindo-se à necessidade de conservação do património material; por outro lado, os agentes privados e associativos defendem que a atratividade da cidade não se pode esgotar numa dependência face à sua monumentalidade, sem que se acrescentem outros elementos inovadores e vantagens competitivas. Estes agentes defendem assim uma maior complementaridade entre as atividades turísticas e culturais, a criação de novos produtos e serviços turísticos e a aposta em novas infraestruturas e equipamentos de apoio que diferenciem e reforcem a imagem da cidade. Os resultados do presente estudo levantam questões relevantes centradas nas diferenças de mentalidade e de práticas de gestão nos processos de desenvolvimento económico entre os setores público e privado; ABSTRACT: This thesis is a qualitative research where one perceives the tourism phenomena with the participation of the key players which contribute directly and indirectly for its development in the city of Évora. The results of this diagnosis have allowed a better understanding of the strengths and weaknesses of Évora’s tourism system and its capacity to be involved in the creation of a place brand. The main findings of this study enable to conclude that Évora’s tourism system is fragile and unstable. For this situation contributes a considerable level of inertia by Évora’s municipality and other public entities in what concerns its responsibility in structuring and promoting tourism as an economic activity of significant potential and strategic value. These entities have had a residual role in promoting the destination as in mobilizing actors for common projects to enhance local tourism development. Another important conclusion of this study is that Evora’s UNESCO world heritage inscription is not being maximized as an added value for its economic and cultural development. On the other hand, private and associative actors argue that the city attractiveness cannot depend on its monumentality and be kept without innovative elements and competitive advantages. These players claim for more complementarity between tourism and cultural activities, creation of products and services and new infrastructures and support equipments, in order to differentiate positively the city image. The results of this study raise relevant questions about the different mindset and management practices on development processes implemented by the public and private sectors.
id RCAP_ef1a2a5f4272318cb95f6a92fdb032d2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15879
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Évora: sítio de marca turística?TurismoMarketing territorial ePatrimónio da humanidadeTourismPlace brand and world heritageA presente dissertação consistiu numa análise qualitativa à perceção do fenómeno turístico pelos atores que contribuem direta e indiretamente para o seu desenvolvimento na cidade de Évora. Os resultados deste diagnóstico permitiram, por sua vez, detetar as forças e as fraquezas do atual sistema turístico na cidade e averiguar o estádio de maturidade do mesmo com vista à criação de uma marca de destino. Os resultados do presente estudo permitem concluir que o sistema turístico em Évora é frágil e instável. Para esta situação, contribui um considerável grau de inércia da Câmara Municipal de Évora e dos outros organismos públicos relativamente à sua responsabilidade de estruturar e promover o turismo como setor de atividade económica de elevado potencial e valor estratégico. Estas entidades têm tido um papel residual na promoção do destino e na mobilização dos diferentes atores na concertação de projetos comuns em prol do desenvolvimento turístico local. Uma segunda conclusão central no estudo reside no facto de a classificação de Património da Humanidade da UNESCO não estar a ser potenciada em Évora como uma mais-valia no desenvolvimento económico e cultural. O setor público está a encarar este estatuto internacional de modo limitado, restringindo-se à necessidade de conservação do património material; por outro lado, os agentes privados e associativos defendem que a atratividade da cidade não se pode esgotar numa dependência face à sua monumentalidade, sem que se acrescentem outros elementos inovadores e vantagens competitivas. Estes agentes defendem assim uma maior complementaridade entre as atividades turísticas e culturais, a criação de novos produtos e serviços turísticos e a aposta em novas infraestruturas e equipamentos de apoio que diferenciem e reforcem a imagem da cidade. Os resultados do presente estudo levantam questões relevantes centradas nas diferenças de mentalidade e de práticas de gestão nos processos de desenvolvimento económico entre os setores público e privado; ABSTRACT: This thesis is a qualitative research where one perceives the tourism phenomena with the participation of the key players which contribute directly and indirectly for its development in the city of Évora. The results of this diagnosis have allowed a better understanding of the strengths and weaknesses of Évora’s tourism system and its capacity to be involved in the creation of a place brand. The main findings of this study enable to conclude that Évora’s tourism system is fragile and unstable. For this situation contributes a considerable level of inertia by Évora’s municipality and other public entities in what concerns its responsibility in structuring and promoting tourism as an economic activity of significant potential and strategic value. These entities have had a residual role in promoting the destination as in mobilizing actors for common projects to enhance local tourism development. Another important conclusion of this study is that Evora’s UNESCO world heritage inscription is not being maximized as an added value for its economic and cultural development. On the other hand, private and associative actors argue that the city attractiveness cannot depend on its monumentality and be kept without innovative elements and competitive advantages. These players claim for more complementarity between tourism and cultural activities, creation of products and services and new infrastructures and support equipments, in order to differentiate positively the city image. The results of this study raise relevant questions about the different mindset and management practices on development processes implemented by the public and private sectors.Universidade de Évora2015-10-01T15:06:26Z2015-10-012013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15879http://hdl.handle.net/10174/15879porDepartamento de Sociologiateses@bib.uevora.pt746Estêvão, Marta Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15879Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:20.946981Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Évora: sítio de marca turística?
title Évora: sítio de marca turística?
spellingShingle Évora: sítio de marca turística?
Estêvão, Marta Ribeiro
Turismo
Marketing territorial ePatrimónio da humanidade
Tourism
Place brand and world heritage
title_short Évora: sítio de marca turística?
title_full Évora: sítio de marca turística?
title_fullStr Évora: sítio de marca turística?
title_full_unstemmed Évora: sítio de marca turística?
title_sort Évora: sítio de marca turística?
author Estêvão, Marta Ribeiro
author_facet Estêvão, Marta Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Marta Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Marketing territorial ePatrimónio da humanidade
Tourism
Place brand and world heritage
topic Turismo
Marketing territorial ePatrimónio da humanidade
Tourism
Place brand and world heritage
description A presente dissertação consistiu numa análise qualitativa à perceção do fenómeno turístico pelos atores que contribuem direta e indiretamente para o seu desenvolvimento na cidade de Évora. Os resultados deste diagnóstico permitiram, por sua vez, detetar as forças e as fraquezas do atual sistema turístico na cidade e averiguar o estádio de maturidade do mesmo com vista à criação de uma marca de destino. Os resultados do presente estudo permitem concluir que o sistema turístico em Évora é frágil e instável. Para esta situação, contribui um considerável grau de inércia da Câmara Municipal de Évora e dos outros organismos públicos relativamente à sua responsabilidade de estruturar e promover o turismo como setor de atividade económica de elevado potencial e valor estratégico. Estas entidades têm tido um papel residual na promoção do destino e na mobilização dos diferentes atores na concertação de projetos comuns em prol do desenvolvimento turístico local. Uma segunda conclusão central no estudo reside no facto de a classificação de Património da Humanidade da UNESCO não estar a ser potenciada em Évora como uma mais-valia no desenvolvimento económico e cultural. O setor público está a encarar este estatuto internacional de modo limitado, restringindo-se à necessidade de conservação do património material; por outro lado, os agentes privados e associativos defendem que a atratividade da cidade não se pode esgotar numa dependência face à sua monumentalidade, sem que se acrescentem outros elementos inovadores e vantagens competitivas. Estes agentes defendem assim uma maior complementaridade entre as atividades turísticas e culturais, a criação de novos produtos e serviços turísticos e a aposta em novas infraestruturas e equipamentos de apoio que diferenciem e reforcem a imagem da cidade. Os resultados do presente estudo levantam questões relevantes centradas nas diferenças de mentalidade e de práticas de gestão nos processos de desenvolvimento económico entre os setores público e privado; ABSTRACT: This thesis is a qualitative research where one perceives the tourism phenomena with the participation of the key players which contribute directly and indirectly for its development in the city of Évora. The results of this diagnosis have allowed a better understanding of the strengths and weaknesses of Évora’s tourism system and its capacity to be involved in the creation of a place brand. The main findings of this study enable to conclude that Évora’s tourism system is fragile and unstable. For this situation contributes a considerable level of inertia by Évora’s municipality and other public entities in what concerns its responsibility in structuring and promoting tourism as an economic activity of significant potential and strategic value. These entities have had a residual role in promoting the destination as in mobilizing actors for common projects to enhance local tourism development. Another important conclusion of this study is that Evora’s UNESCO world heritage inscription is not being maximized as an added value for its economic and cultural development. On the other hand, private and associative actors argue that the city attractiveness cannot depend on its monumentality and be kept without innovative elements and competitive advantages. These players claim for more complementarity between tourism and cultural activities, creation of products and services and new infrastructures and support equipments, in order to differentiate positively the city image. The results of this study raise relevant questions about the different mindset and management practices on development processes implemented by the public and private sectors.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-01T15:06:26Z
2015-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15879
http://hdl.handle.net/10174/15879
url http://hdl.handle.net/10174/15879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia
teses@bib.uevora.pt
746
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136566519529472