Pensamento estratégico: estudos das novas empresas de base tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15492 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Pensamento estratégico: estudos das novas empresas de base tecnológicaPensamento estratégicoNEBTEstratégiaProcessos deliberadosProcessos emergentesGestão estratégicaVantagens competitivasStrategic thoughtNTBFStrategyDeliberate ProcessesEmergent processesStrategic managementCompetitive advantagesMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialA evolução das diferentes formas de pensar sobre o desenvolvimento da estratégia acompanhou as mudanças na envolvente, no interior das empresas e nos indivíduos. Em cada década, os temas dominantes sobre Estratégia vão-se alterando, permitindo incorporar novas formas de pensar na resolução de problemas de natureza estratégica. A Estratégia é um processo, e só pode ser gerido com sucesso, se for compreendido pelos gestores da Organização. A compreensão das várias perspectivas sobre o que é ou o que deve ser a Estratégia permite reduzir a dificuldade na gestão estratégica. Neste sentido, apresenta-se uma sugestão do conceito de Pensamento Estratégico, enquanto, faculdade de pensar como a Análise, Experiência e Criatividade influenciam o desenvolvimento da estratégia. Por dedução, consegue-se resumir os vários modos de pensar, em três lentes da Estratégia (Análise, Experiência e Criatividade), que não são prescrições sobre a melhor forma de actuar, mas conceitos baseados em teorias que melhoram o poder de julgamento das pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento da estratégia. O estudo procura medir o Pensamento Estratégico das NEBT, defendo-se que a clarificação e sistematização do conceito Pensamento Estratégico poderá contribuir para a sustentabilidade das NEBT e respectivo impacto no sistema de inovação nacional, através da melhoria do poder de julgamento dos gestores e redução da dificuldade da gestão estratégica nas NEBT. Para submeter a teste as deduções sugeridas, realizou-se um inquérito em que apenas 12% da população inquirida respondeu ao questionário, o que não permitiu obter resultados estatisticamente significativos. Neste sentido, propõe-se o trabalho realizado como uma abordagem metodológica para investigação futura sobre os mesmos fenómenos. No entanto, a análise dos dados da amostra, permitiu inferir que o Pensamento Estratégico das NEBT é homogéneo, ou seja, existe uma combinação de processos deliberados e emergentes que pode ser distintivo a outro tipo de empresas.The evolution of the ways of thinking strategy development carne along with the changes in the environment, organizations and individuais. ln each decade, the dominant themes ab'out Strategy changed, allowing the incorporation of different ways of thinking into the resolution of strategic nature problems. Strategy is a process, and it can only be managed, if it is understood by Organizations managers. The understanding of the various perspectives about what is or should be the Strategy enables to minimize the difficulty in strategic management. ln this sense, it is presented a suggestion for the concept of Strategic Thought, as an ability of thinking how Analysis, Experience and Creativity influence strategy development. By deduction, it's possible to resume the different ways of thinking, in three lenses of Strategy (Analysis, Experience and Creativity), which aren't prescriptions of the best way to perform, but concepts based in theories that improve the judgment of the people involved in the strategy development process. This study tries to measure Strategic Thought in New Technology-based Firms (NTBF), defending that the clarification and systematization of this concept will contribute to the NTBF sustainability and thus, impact on the national system of innovation, by improving the judgrnent of managers and minimizing strategic management complexity. To test these deductions, it was realized a survey to which only 12% of the inquired population replied, not allowing obtaining statistically significant results. ln this sense, this study is proposed as a methodology approach for future research on the sarne objects. Nonetheless, the analysis of the sample data, permits to infer that the Strategic Thought of NTBF is homogeneous, which means, that exists a combination of I deliberate and emergent processes that might be distinctive from other type of compames.Laranja, Manuel Duarte Mendes MonteiroRepositório da Universidade de LisboaAugusto, Hugo Miguel Garcia Murtinheira da Silveira2018-05-25T13:50:23Z2006-032006-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15492porAugusto, Hugo Miguel Garcia Murtinheira da Silveira, (2006). " Pensamento estratégico: estudo das novas empresas de base tecnológica. Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de EConomia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:08.010673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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