A orientação para o mercado das start-ups portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19887 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica |
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A orientação para o mercado das start-ups portuguesas658.8Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaNum contexto de atuação complexo, as empresas nacionais enfrentam, na conjuntura atual, desafios relacionados com o seu modelo de atuação no mercado assim como no próprio desenvolvimento das suas atividades económicas. Ao mesmo tempo, os consumidores tornaram-se mais exigentes, mais atentos e participativos, obrigando as organizações que se queiram manter não só ativas, mas essencialmente competitivas, a estarem atentas a estes mesmos consumidores, respondendo em tempo útil e de forma objetiva às suas exigências e necessidades. É neste complexo contexto de atuação que surge a necessidade das empresas reforçarem a sua orientação para o mercado, ou de se reorientarem definitivamente para o mercado. Esta, sendo uma necessidade geral, é ainda mais marcada para as Start-Ups, que pelas suas características enfrentam desafios adicionais de sobrevivência e competitividade. Enquadrando o presente estudo neste contexto, o objetivo do mesmo é analisar o grau de orientação para o mercado das Start-Ups nacionais, e de forma complementar, verificar que relação existe entre a orientação para o mercado destas organizações e a sua performance. Através de um estudo quantitativo da realidade investigada, com recurso à escala de mensuração MKTOR, os resultados obtidos mostram que a amostra de estudo apresenta um elevado grau de orientação para o mercado, que é principalmente relevante na dimensão de coordenação interfuncional, sendo que as Start-Ups nacionais parecem também preocupar-se com a orientação para os clientes, mas menos com a orientação para os concorrentes. As fracas evidências empíricas não suportam a existência de relações entre o grau de orientação para o mercado e a performance organizacional das Start-Ups, não obstante essa mesma relação puder mesmo existir. Os resultados obtidos, ainda que não possam ser alvo de extrapolação para o universo de estudo pelas limitações existentes no estudo, poderão servir de ponto de partida para futuras pesquisas de carácter descritivas relacionadas com a orientação para o mercado de organizações nacionais de forma geral, e mais especificamente das Start-Ups.In a complex context of operation, national enterprises face, in the current economic situation, challenges related to their operation model in the market as well as the development of their own economic activities. At the same time, consumers became more demanding, more attentive and involved, making organizations that want to maintain themselves not only active, but essentially competitive, to be aware of these consumers, responding in due time and objectively to their demands and needs. It is in this complex context of operation that urges the need for companies to strengthen their market orientation, or reorient themselves permanently to the market. This, being a general need, is even more marked for Start-Ups, which, based on their characteristics, face additional challenges of survival and competitiveness. Framing the present study in this context, the objective is to analyze the degree of market orientation of the national Start-Ups, and in addition, verify the relationship between market orientation of these organizations and their performance. Through a quantitative study of the investigated reality, using the measurement scale MKTOR, the results show that the sample studied presents a high degree of market orientation, which is particularly relevant in the dimension of interfunctional coordination, knowing that the National Start-Ups seem to be also concerned with customer orientation, but less with competitor orientation. The weak empirical evidence does not support the existence of relations between the degree of market orientation and organizational performance of Start-Ups, although this relationship can really exist. The results, although they can’t be extrapolated to the universe of study due to the limitations of the study, they could be a starting point for future descriptive researches related to the orientation of national organizations in general and more specifically of Start-Ups.Marques, Susana Bacelar de VasconcelosUniversidade do MinhoSantos, David Josué Mota20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:09.478081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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