Ansiedade, ansiedade social e autoestima em utilizadores de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Raquel Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13005
Resumo: Atualmente, as Redes Sociais (RS) têm proliferado na sociedade, com grande influência na vida quotidiana dos indivíduos. Todavia, esta amplificação transporta também consequências inquietantes, não sendo ainda claro o impacto da utilização destas plataformas no funcionamento e bem-estar psicológico dos utilizadores. O presente estudo tem como objetivo principal explorar a relação entre diferentes facetas da utilização de RS e Ansiedade, Ansiedade Social e Autoestima. Este estudo é constituído por uma amostra de 603 indivíduos, com idade superior a 18anos, com uma média de idades de 40,15anos. Foi aplicado um questionário sociodemográfico, bem como, as escalas STAY-Y, SIAS, SPS e RSES. Os resultados demonstraram que participantes com maior Ansiedade Traço utilizam mais tempo as RS, independentemente de serem ativos ou passivos na sua utilização. Foi possível concluir também que os sujeitos com maior Ansiedade Estado apresentam diferenças significativas no que concerne à ativação de notificações das RS, bem como à necessidade de as verificar. Indivíduos com elevados valores de Ansiedade Social adotam uma atitude quer ativa quer passiva nas RS, ainda que, com maior necessidade de as verificar correntemente. Por fim, observou-se que participantes com menor autoestima utilizam um maior número de RS e adotam uma atitude passiva na sua utilização.
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