Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6020 |
Resumo: | A presente investigação, de natureza exploratória, tem como objetivo perceber a relação entre as variáveis autoconceito, autoestima e a escolha do parceiro ideal. Para tal, foi tida em conta uma amostra total de 400 participantes, com média de idade de 25,78, com desvio padrão de 4,716. A recolha foi realizada através de uma plataforma virtual «Google Drive». O protocolo integrava o Inventário Clínico de Autoconceito (Vaz Serra,1985), a Escala de Autoestima (Rosernberg, 2001) e a Escala de Atributos de um Parceiro Ideal (Gomes,2010), adaptada a partir de estudos realizados por Buss & Barnes (1986), tendo em conta a Psicologia Evolutiva. A mesma é dividida por 5 subdimensões (afetuosa, tradicional, atlética, sociável e família). Os resultados evidenciam que quanto maior o autoconceito, maior é a valorização das subdimensões da escolha do parceiro ideal (sociável p=0,001; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,726; família p=0,333; atlético p <0.043). Que quanto maior é a autoestima, menor é a valorização da subdimensão sociável tal como da subdimensão afetuoso, sendo que nas restantes subdimensões a relação não é estatisticamente significativa (sociável p=0,024; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,904; família p=0,312; atlético p =0,068). Por outro lado, foi possível perceber a existência de diferenças significativas entre géneros, face às subdimensões afetuosa (feminino p=0,000; masculino p=0,000) e atlética (feminino p=0,200; masculino p=0,200), sendo que as mulheres valorizam em maior escala o aspeto emocional e os homens a atratividade física. De forma a complementar os resultados obtidos, foi realizado um estudo também exploratório relativamente a variáveis mediadoras. |
id |
RCAP_7dc5034aa181fde8d5793766db3cc1b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6020 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro idealMESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIASPSICOLOGIAAUTOCONCEITOAUTOESTIMAPSICOLOGIA EVOLUTIVATESTES PSICOLÓGICOSICACRSES (ESCALA...)EAPIPSYCHOLOGYSELF-CONCEPTSELF-ESTEEMEVOLUTIONARY PSYCHOLOGYPSYCHOLOGICAL TESTSA presente investigação, de natureza exploratória, tem como objetivo perceber a relação entre as variáveis autoconceito, autoestima e a escolha do parceiro ideal. Para tal, foi tida em conta uma amostra total de 400 participantes, com média de idade de 25,78, com desvio padrão de 4,716. A recolha foi realizada através de uma plataforma virtual «Google Drive». O protocolo integrava o Inventário Clínico de Autoconceito (Vaz Serra,1985), a Escala de Autoestima (Rosernberg, 2001) e a Escala de Atributos de um Parceiro Ideal (Gomes,2010), adaptada a partir de estudos realizados por Buss & Barnes (1986), tendo em conta a Psicologia Evolutiva. A mesma é dividida por 5 subdimensões (afetuosa, tradicional, atlética, sociável e família). Os resultados evidenciam que quanto maior o autoconceito, maior é a valorização das subdimensões da escolha do parceiro ideal (sociável p=0,001; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,726; família p=0,333; atlético p <0.043). Que quanto maior é a autoestima, menor é a valorização da subdimensão sociável tal como da subdimensão afetuoso, sendo que nas restantes subdimensões a relação não é estatisticamente significativa (sociável p=0,024; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,904; família p=0,312; atlético p =0,068). Por outro lado, foi possível perceber a existência de diferenças significativas entre géneros, face às subdimensões afetuosa (feminino p=0,000; masculino p=0,000) e atlética (feminino p=0,200; masculino p=0,200), sendo que as mulheres valorizam em maior escala o aspeto emocional e os homens a atratividade física. De forma a complementar os resultados obtidos, foi realizado um estudo também exploratório relativamente a variáveis mediadoras.This exploratory research aims to understand the relation between the following variables: self-concept, self-esteem and choosing the ideal partner. To this end, the total sample contemplated 400 participants with an age average of 25.78 and a standard deviation of 4.716. The data collection was conducted by using the virtual platform “Google Drive”. The protocol incorporated the Self-Concept Clinical Inventory (Vaz Serra, 1985), the Rosenberg Self-Esteem Scale (Rosenberg, 2001) and the Ideal Partner Attributes Scale (Gomes, 2010) which was adapted following the studies conducted by Buss & Barnes (1986) and in light of the field of Evolutionary Psychology. This scale is divided into 5 sub-dimensions (affectionateness, traditional, athleticism, sociability and family). The results demonstrate that the higher the self-concept, the more one values the sub-dimensions of choosing the ideal partner (sociability p=0.001; affectionateness p <0.001; traditional p=0.726; family p=0.333; athleticism p <0.043). Furthermore, it became clear that there are considerable gender differences regarding the affective (female p=0.000; male p=0.000) and athletic (female p=0,200; male p=0,200) sub-dimensions with women generally giving more importance to the emotional aspect and men to physical attractiveness. In order to supplement the achieved results, a study of equally exploratory nature was carried out regarding intermediary variables.2015-02-19T16:36:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6020TID:201228017porRodrigues, Liliana Venturainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:41Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:50.674360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
title |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
spellingShingle |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal Rodrigues, Liliana Ventura MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS PSICOLOGIA AUTOCONCEITO AUTOESTIMA PSICOLOGIA EVOLUTIVA TESTES PSICOLÓGICOS ICAC RSES (ESCALA...) EAPI PSYCHOLOGY SELF-CONCEPT SELF-ESTEEM EVOLUTIONARY PSYCHOLOGY PSYCHOLOGICAL TESTS |
title_short |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
title_full |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
title_fullStr |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
title_full_unstemmed |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
title_sort |
Autoconceito, autoestima e escolha do parceiro ideal |
author |
Rodrigues, Liliana Ventura |
author_facet |
Rodrigues, Liliana Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Liliana Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS PSICOLOGIA AUTOCONCEITO AUTOESTIMA PSICOLOGIA EVOLUTIVA TESTES PSICOLÓGICOS ICAC RSES (ESCALA...) EAPI PSYCHOLOGY SELF-CONCEPT SELF-ESTEEM EVOLUTIONARY PSYCHOLOGY PSYCHOLOGICAL TESTS |
topic |
MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS PSICOLOGIA AUTOCONCEITO AUTOESTIMA PSICOLOGIA EVOLUTIVA TESTES PSICOLÓGICOS ICAC RSES (ESCALA...) EAPI PSYCHOLOGY SELF-CONCEPT SELF-ESTEEM EVOLUTIONARY PSYCHOLOGY PSYCHOLOGICAL TESTS |
description |
A presente investigação, de natureza exploratória, tem como objetivo perceber a relação entre as variáveis autoconceito, autoestima e a escolha do parceiro ideal. Para tal, foi tida em conta uma amostra total de 400 participantes, com média de idade de 25,78, com desvio padrão de 4,716. A recolha foi realizada através de uma plataforma virtual «Google Drive». O protocolo integrava o Inventário Clínico de Autoconceito (Vaz Serra,1985), a Escala de Autoestima (Rosernberg, 2001) e a Escala de Atributos de um Parceiro Ideal (Gomes,2010), adaptada a partir de estudos realizados por Buss & Barnes (1986), tendo em conta a Psicologia Evolutiva. A mesma é dividida por 5 subdimensões (afetuosa, tradicional, atlética, sociável e família). Os resultados evidenciam que quanto maior o autoconceito, maior é a valorização das subdimensões da escolha do parceiro ideal (sociável p=0,001; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,726; família p=0,333; atlético p <0.043). Que quanto maior é a autoestima, menor é a valorização da subdimensão sociável tal como da subdimensão afetuoso, sendo que nas restantes subdimensões a relação não é estatisticamente significativa (sociável p=0,024; afetuoso p <0,001; tradicional p=0,904; família p=0,312; atlético p =0,068). Por outro lado, foi possível perceber a existência de diferenças significativas entre géneros, face às subdimensões afetuosa (feminino p=0,000; masculino p=0,000) e atlética (feminino p=0,200; masculino p=0,200), sendo que as mulheres valorizam em maior escala o aspeto emocional e os homens a atratividade física. De forma a complementar os resultados obtidos, foi realizado um estudo também exploratório relativamente a variáveis mediadoras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-02-19T16:36:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6020 TID:201228017 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6020 |
identifier_str_mv |
TID:201228017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131215655075840 |