O professor competente: da teoria à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Joana Margarida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290
Resumo: O estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF17
id RCAP_09f785df597c8219a76c924c3fa2a3ec
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O professor competente: da teoria à prática1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoO estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF172013-10-29T13:14:59Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1290TID:201908603porMoreira, Joana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.344271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O professor competente: da teoria à prática
title O professor competente: da teoria à prática
spellingShingle O professor competente: da teoria à prática
Moreira, Joana Margarida
1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
title_short O professor competente: da teoria à prática
title_full O professor competente: da teoria à prática
title_fullStr O professor competente: da teoria à prática
title_full_unstemmed O professor competente: da teoria à prática
title_sort O professor competente: da teoria à prática
author Moreira, Joana Margarida
author_facet Moreira, Joana Margarida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Joana Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
2º Ciclo do Ensino Básico
description O estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF17
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-29T13:14:59Z
2013-07-10T00:00:00Z
2013-07-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290
TID:201908603
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290
identifier_str_mv TID:201908603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621028265984