O professor competente: da teoria à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290 |
Resumo: | O estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF17 |
id |
RCAP_09f785df597c8219a76c924c3fa2a3ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O professor competente: da teoria à prática1º Ciclo do Ensino Básico2º Ciclo do Ensino BásicoO estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF172013-10-29T13:14:59Z2013-07-10T00:00:00Z2013-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1290TID:201908603porMoreira, Joana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:46.344271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor competente: da teoria à prática |
title |
O professor competente: da teoria à prática |
spellingShingle |
O professor competente: da teoria à prática Moreira, Joana Margarida 1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
O professor competente: da teoria à prática |
title_full |
O professor competente: da teoria à prática |
title_fullStr |
O professor competente: da teoria à prática |
title_full_unstemmed |
O professor competente: da teoria à prática |
title_sort |
O professor competente: da teoria à prática |
author |
Moreira, Joana Margarida |
author_facet |
Moreira, Joana Margarida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Joana Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
1º Ciclo do Ensino Básico 2º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O estágio realizado nas valências de 1º e 2º ciclo caracterizam assim as exigências de uma futura vida profissional, de um professor com dupla habilitação. Nesse sentido ao longo deste relatório explicitaremos as competências que um professor deve desenvolver atualmente nos contextos estudados. Para evidenciar características e processos damos conta de todo o caminho percorrido ao longo deste estágio, o processo de observação que culmina numa intervenção e em consequentes reflexões sobre a ação. Apoiando sempre a prática em pressupostos teóricos, no sentido de promover a competência docente, por sua vez, traduzida numa melhoria das qualidades de aprendizagem dos alunos, salientando os diferentes papéis desempenhados pelo docente durante a sua prática. Um professor competente que desempenha diferentes papéis, o de técnico (que utiliza ferramentas e que põe em prática o saber fazer), o de ato social (que analisa e envolve-se em projetos), o da pessoa (que continua em desenvolvimento pessoal, que se relaciona com os outros e comunica constantemente), o do prático reflexivo (que produz e reflete sobre práticas e que as inova constantemente), o do prático artesão (que realiza as suas funções e planeia toda a ação) e finalmente o professor culto (que domina saberes disciplinares, interdisciplinares, didáticos, epistemológicos, pedagógicos e psicológicos). ABSTRACT The stage held the valence of 1st and 2nd cycle so characterize the demands of a future life, a teacher with double qualification. In this sense throughout this report we make the skills a teacher must currently develop in the contexts studied. To highlight features and processes realize the entire journey throughout this stage, the observation process that culminates in an intervention and subsequent reflections on the action. Supporting, always practice on theoretical assumptions, in order to promote the teaching competence translated into improved quality of student learning. Emphasizing the different roles played by teachers during their practice. A competent teacher who plays different roles of the technical (and which tools that implement the know-how), the social act (analyzes and involved in projects), the person (who remains on personal development, which relates to the other and communicate constantly), the reflective practitioner (produces and reflects on the practices and innovates constantly), the practical craftsman (performs its functions and all action plans) and finally the teacher cult (which dominates disciplinary knowledge, interdisciplinary teaching, epistemological, pedagogical and psychological). ESEPF17 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-29T13:14:59Z 2013-07-10T00:00:00Z 2013-07-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290 TID:201908603 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1290 |
identifier_str_mv |
TID:201908603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621028265984 |