City marketing e os eventos: um estudo sobre as perceções dos residentes face ao Carnaval de Ovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/256 |
Resumo: | Objetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo.Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa.Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção.Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território.Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.Palavras-chave: Carnaval de Ovar, City marketing, Comportamento do Consumidor, Eventos, Turismo. |
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City marketing e os eventos: um estudo sobre as perceções dos residentes face ao Carnaval de OvarObjetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo.Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identificar variáveis, ao mesmo tempo que se testam hipóteses, com o objetivo de estabelecer relações de causa-efeito entre as diferentes variáveis. Optou-se por um estudo que combina a abordagem qualitativa e quantitativa.Resultados: A competitividade crescente a que os territórios estão sujeitos, principalmente no setor do turismo, leva à necessidade de uma gestão estratégica através das ferramentas do marketing de lugares. O city marketing e os eventos surgem como estratégias eficientes para a atração de visitantes, assumindo um papel relevante junto de residentes e sua perceção.Implicações práticas: O estudo constitui um instrumento de auxílio da gestão territorial em contextos específicos de turismo, aliado ao estudo do comportamento do consumidor turístico. De entre as muitas estratégias utilizadas através da aplicação de políticas de city marketing, a realização de eventos é uma das que mais pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do território.Contributo: O presente estudo apresenta contributos na área do marketing, do turismo e do desenvolvimento local. Em específico, analisa o papel do marketing territorial e dos turismos no comportamento do consumidor e na perceção junto dos residentes.Palavras-chave: Carnaval de Ovar, City marketing, Comportamento do Consumidor, Eventos, Turismo.ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão2018-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/256European Journal of Applied Business and Management; 2018: Special Issue - WTHM2183-5594reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/256https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/256/pdf_19Sousa, BrunoResende Ribeiro, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-20T14:11:24Zoai:ojs.isag.meupt.com:article/256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:09.801241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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