O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Carolina Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3153
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_0a26f253c2556486e86093184acb4b4d
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3153
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professoresEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de Educadores de InfânciaFormação de ProfessoresJogoPrática EducativaGame and Integral DevelopmentGame and LearningGame in ChildhoodProfessional Training and DevelopmentSupervised Educational PracticesMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo primordial relatar e refletir experiências vividas pela estagiária nos estágios pedagógicos, realizados quer no pré-escolar quer no 1º ciclo do ensino básico. Para além disso, este testemunho, também, tem como intuito apelar para o caráter educativo do jogo no contexto sala de atividades/sala de aula, isto é, demonstrar e refletir de que modo o jogo pode ser um veículo promotor para o desenvolvimento integral e para a aprendizagem da criança. Nesta lógica, este documento vem dar a conhecer e compilar um conjunto de experiências vivenciadas, no âmbito das práticas pedagógicas, em atividades relacionadas, ou não, com o jogo, que foram realizadas na EB1/JI de São Roque II – Canada das Maricas. É de realçar, ainda, que tendo em vista o melhoramento da qualidade das práticas de ensino-aprendizagem, auscultaram-se alunos, educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, através da aplicação de dois questionários. Um aplicado aos 18 alunos, que foram inquiridos após uma intervenção, realizada pela estagiária, no 1º ciclo. Outro aplicado aos docentes, num total de 48 inquiridos, que eram profissionais com experiência de lecionação e a trabalhar em contextos escolares de qualidade reconhecida, nas escolas particulares. Desta recolha de opiniões, baseadas nas experiências dos inquiridos, verifica-se que, tanto para os alunos como para os educadores e professores, o recurso ao jogo no âmbito escolar, mais precisamente, no contexto sala de atividades/sala de aula, é muito importante, visto que vem proporcionar aprendizagens dinâmicas e estimulantes, levando à apreensão e consolidação de conteúdos e à permissão de momentos de partilha, de cooperação, de motivação e de criação de laços entre pares.ABSTRACT: This internship report, developed in context of the Pre-School Education and 1st Cycle Basic Teaching Master's Degree, has the goal to reflect and report the experiences lived by the trainee in the pedagogical interships, whether Pre-School or 1st Cycle Basic Teaching. Additionally, this testimony has the intention of appealing to the educational value of the game in the classroom/activity room context, namely, demonstrate and reflect in what way the game can be a promotional vehicle to the integral development and to the learning of the child. In this logic, this document makes known and compiles a set of experiences experienced, in the pedagogical practices context, in activities related, or not,with the game, that took place in EB1/JI of São Roque II - Canada das Maricas. It is worth noting, that, in view of the improvement of the quality of learning-teaching practices, students, educators and teachers from 1st Cycle Basic Teaching were questioned, through the conduction of two questionnaires. One applied to the 18 students, that were inquired after an intervention, accomplished by the trainee, in the 1st Cycle. The other, applied to the instructors, a total of 48 respondents, who are professionals with teaching experience and working in school context of acknowledged quality, in privateschools. From this collection of opinions, based on the experiences of the respondents, it can be verified that, to both students and instructors, the resort to the game in school context, more precisely, in the classroom/activity room, is very important, as it comes to provide dynamic and stimulating learning, leading to the apprehension and consolidation of content and also leading to moments of sharing, cooperation, motivation and bonding between peers.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Carolina Melo2014-08-29T12:11:52Z2014-06-262014-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3153201394456porCabral, Carolina Melo. "O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores". 2014. xi, 125 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:44.802425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
title O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
spellingShingle O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
Cabral, Carolina Melo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Jogo
Prática Educativa
Game and Integral Development
Game and Learning
Game in Childhood
Professional Training and Development
Supervised Educational Practices
title_short O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
title_full O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
title_fullStr O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
title_full_unstemmed O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
title_sort O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores
author Cabral, Carolina Melo
author_facet Cabral, Carolina Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Carolina Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Jogo
Prática Educativa
Game and Integral Development
Game and Learning
Game in Childhood
Professional Training and Development
Supervised Educational Practices
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Formação de Educadores de Infância
Formação de Professores
Jogo
Prática Educativa
Game and Integral Development
Game and Learning
Game in Childhood
Professional Training and Development
Supervised Educational Practices
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29T12:11:52Z
2014-06-26
2014-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3153
201394456
url http://hdl.handle.net/10400.3/3153
identifier_str_mv 201394456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cabral, Carolina Melo. "O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico: a perspetiva de alunos, educadores e professores". 2014. xi, 125 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708477739008