Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, André Filipe da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8680
Resumo: O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico inserido no 2.º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real. Assim sendo, o objetivo é descrever a experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as habilidades adquiridas ao longo do nosso percurso académico. Admite, de igual modo, ganhar a experiência necessária para vencer as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. A organização e estrutura do relatório encontra-se dividido em cinco partes atendendo à lógica dos acontecimentos característicos deste processo formativo. A primeira parte consiste no enquadramento biográfico (dos alunos/turma e da escola); na segunda parte focamo-nos na interação aluno-ensino; na terceira parte abordamos a realização da prática profissional enquanto docentes; na quarta parte falamos da ação de informação e por fim, na quinta parte mencionamos a nossa participação nas atividades extracurriculares.
id RCAP_0a2ba95c4eef467c898a3e09d01adfaf
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEstágio pedagógicoEducação físicaEnsinoFormaçãoAquisição de competênciasO presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico inserido no 2.º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real. Assim sendo, o objetivo é descrever a experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as habilidades adquiridas ao longo do nosso percurso académico. Admite, de igual modo, ganhar a experiência necessária para vencer as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. A organização e estrutura do relatório encontra-se dividido em cinco partes atendendo à lógica dos acontecimentos característicos deste processo formativo. A primeira parte consiste no enquadramento biográfico (dos alunos/turma e da escola); na segunda parte focamo-nos na interação aluno-ensino; na terceira parte abordamos a realização da prática profissional enquanto docentes; na quarta parte falamos da ação de informação e por fim, na quinta parte mencionamos a nossa participação nas atividades extracurriculares.This report is a result of a curricular internship which is part of the Master in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Schools, from University of Trásos-Montes e Alto Douro (UTAD), located in Vila Real. The aim of this report is to make a description of a trainee experience in the teaching internship during the academic year of 2016/2017. The teaching internship is the culmination of a stage which gives us the opportunity to practice all the content learned during the years of academic-based experience. It also allows a trainee to acquire necessary experience to empower himself to deal with difficulties and adopt the best strategies in the future. The organization and the structure of the report, divided in five parts, was based on the logic of the events of this training process. The first part consists of biographic setting (students/class and school), the second part is focused on the Student – learning relation; in the third part is portrayed the professional realization practice as a teacher; in the fourth part is exposed the training action that I developed and finally, in the fifth part is mentioned my participation in extracurricular activities.2018-09-03T15:00:48Z2018-04-26T00:00:00Z2018-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8680TID:202323951porMiranda, André Filipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:55.410591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Miranda, André Filipe da Silva
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Formação
Aquisição de competências
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada: 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
author Miranda, André Filipe da Silva
author_facet Miranda, André Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, André Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Formação
Aquisição de competências
topic Estágio pedagógico
Educação física
Ensino
Formação
Aquisição de competências
description O presente documento surge no âmbito do Estágio Pedagógico inserido no 2.º ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), localizada em Vila Real. Assim sendo, o objetivo é descrever a experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as habilidades adquiridas ao longo do nosso percurso académico. Admite, de igual modo, ganhar a experiência necessária para vencer as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. A organização e estrutura do relatório encontra-se dividido em cinco partes atendendo à lógica dos acontecimentos característicos deste processo formativo. A primeira parte consiste no enquadramento biográfico (dos alunos/turma e da escola); na segunda parte focamo-nos na interação aluno-ensino; na terceira parte abordamos a realização da prática profissional enquanto docentes; na quarta parte falamos da ação de informação e por fim, na quinta parte mencionamos a nossa participação nas atividades extracurriculares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03T15:00:48Z
2018-04-26T00:00:00Z
2018-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8680
TID:202323951
url http://hdl.handle.net/10348/8680
identifier_str_mv TID:202323951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137136004300800