O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45228
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_0a2e5fac5e62cce18177fab159bb4bd9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45228
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeiraThe use of the learning journal as a tool for reflection in oral interaction in foreign languageEstratégias de aprendizagemDiário de aprendizagemAutonomiaAutorregulaçãoLearning strategiesLearning journalAutonomySelf-regulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório insere-se no âmbito da realização do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da intervenção pedagógica supervisionada. Durante esta intervenção foi dinamizado um projeto de investigação-ação que visa explorar as potencialidades do uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na expressão oral em língua estrangeira. Algumas das questões que foram tratadas neste projeto de intervenção prendiam-se com a importância que os alunos atribuem à expressão oral na sala de aula, com o grau de consciência que eles possuem sobre o processo de participação numa interação oral ou das suas necessidades na área da oralidade. O presente estudo conclui que o diário de aprendizagem constitui um instrumento de autorregulação que permite aos alunos um maior grau de consciência relativamente à forma como aprendem e ao professor uma reflexão estruturada sobre a forma como põe em práticas as suas planificações. O uso consciente de estratégias de aprendizagem possibilita a monitorização da forma como se aprende e tem implicações que ultrapassam a disciplina de língua estrangeira e se estendem a todo o processo de ensino-aprendizagem.This report is part of the context of the completion of the Master of Professional Training in English and Spanish Teaching in the 3rd cycle of basic education and in secondary education and aims to present the work done during the supervised teaching intervention. During this pedagogical intervention it was spurred a project of research-action that aims to explore the potential application of the learning journal as an instrument of reflection in oral expression in a foreign language. Some of the issues that were addressed in this intervention project were related to the importance that students attach to oral expression in the classroom, with the degree of awareness they have about the process of participation in oral interaction or their needs in the area of oral language. This study concludes that the learning journal is a self-regulatory instrument that allows students a greater degree of awareness of the way they learn. It is an educational tool underused but effective for greater success in academic life. The conscious use of learning strategies enables the monitoring of how one learns and has implications that go beyond the discipline of foreign language and extend the whole teaching-learning process.Cea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoAntunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa2017-01-132017-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45228por201648083info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:46.902604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
The use of the learning journal as a tool for reflection in oral interaction in foreign language
title O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
spellingShingle O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa
Estratégias de aprendizagem
Diário de aprendizagem
Autonomia
Autorregulação
Learning strategies
Learning journal
Autonomy
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
title_full O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
title_fullStr O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
title_full_unstemmed O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
title_sort O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
author Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa
author_facet Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cea Álvarez, Ana María
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Diário de aprendizagem
Autonomia
Autorregulação
Learning strategies
Learning journal
Autonomy
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estratégias de aprendizagem
Diário de aprendizagem
Autonomia
Autorregulação
Learning strategies
Learning journal
Autonomy
Self-regulation
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-13
2017-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45228
url http://hdl.handle.net/1822/45228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201648083
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132264739635200