O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45228 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
id |
RCAP_0a2e5fac5e62cce18177fab159bb4bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45228 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeiraThe use of the learning journal as a tool for reflection in oral interaction in foreign languageEstratégias de aprendizagemDiário de aprendizagemAutonomiaAutorregulaçãoLearning strategiesLearning journalAutonomySelf-regulationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioEste relatório insere-se no âmbito da realização do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e tem como finalidade apresentar o trabalho desenvolvido ao longo da intervenção pedagógica supervisionada. Durante esta intervenção foi dinamizado um projeto de investigação-ação que visa explorar as potencialidades do uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na expressão oral em língua estrangeira. Algumas das questões que foram tratadas neste projeto de intervenção prendiam-se com a importância que os alunos atribuem à expressão oral na sala de aula, com o grau de consciência que eles possuem sobre o processo de participação numa interação oral ou das suas necessidades na área da oralidade. O presente estudo conclui que o diário de aprendizagem constitui um instrumento de autorregulação que permite aos alunos um maior grau de consciência relativamente à forma como aprendem e ao professor uma reflexão estruturada sobre a forma como põe em práticas as suas planificações. O uso consciente de estratégias de aprendizagem possibilita a monitorização da forma como se aprende e tem implicações que ultrapassam a disciplina de língua estrangeira e se estendem a todo o processo de ensino-aprendizagem.This report is part of the context of the completion of the Master of Professional Training in English and Spanish Teaching in the 3rd cycle of basic education and in secondary education and aims to present the work done during the supervised teaching intervention. During this pedagogical intervention it was spurred a project of research-action that aims to explore the potential application of the learning journal as an instrument of reflection in oral expression in a foreign language. Some of the issues that were addressed in this intervention project were related to the importance that students attach to oral expression in the classroom, with the degree of awareness they have about the process of participation in oral interaction or their needs in the area of oral language. This study concludes that the learning journal is a self-regulatory instrument that allows students a greater degree of awareness of the way they learn. It is an educational tool underused but effective for greater success in academic life. The conscious use of learning strategies enables the monitoring of how one learns and has implications that go beyond the discipline of foreign language and extend the whole teaching-learning process.Cea Álvarez, Ana MaríaUniversidade do MinhoAntunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa2017-01-132017-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45228por201648083info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:46.902604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira The use of the learning journal as a tool for reflection in oral interaction in foreign language |
title |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
spellingShingle |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa Estratégias de aprendizagem Diário de aprendizagem Autonomia Autorregulação Learning strategies Learning journal Autonomy Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
title_full |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
title_fullStr |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
title_sort |
O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira |
author |
Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa |
author_facet |
Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cea Álvarez, Ana María Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Rosa Maria Fidalgo de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Diário de aprendizagem Autonomia Autorregulação Learning strategies Learning journal Autonomy Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estratégias de aprendizagem Diário de aprendizagem Autonomia Autorregulação Learning strategies Learning journal Autonomy Self-regulation Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-13 2017-01-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45228 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201648083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132264739635200 |