Construção e aplicação de ferramenta de exploração harmónica para o desenvolvimento cognitivo e performativo nos alunos de piano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17769 |
Resumo: | Este projeto teve como objetivo principal observar a influência da exploração harmónica na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais numa fase inicial do estudo do piano. Na revisão bibliográfica é realizada uma retrospetiva histórico-cultural de dois paradigmas – o músico-intérprete e o músico-completo – procurando, assim, fundamentar a importância do presente estudo. A partir da pesquisa bibliográfica construiu-se um conjunto de exercícios que visam desenvolver nos alunos 1) a identificação do acorde perfeito maior e menor enquanto estrutura harmónica, 2) a sua integração em contexto musical, 3) a identificação da função da tónica e 4) a compreensão da linguagem harmónica do tonalismo clássico. Aplicou-se o conjunto de exercícios a quatro alunos de piano do 1º grau do ensino vocacional da música ao longo de 10 sessões incluídas na aula individual semanal de cada aluno. A investigação levada a cabo monitoriza a influência e relevância da audiação de funções tonais e da compreensão da harmonia como estratégia para a aprendizagem do piano. Os dados para análise foram obtidos a partir dos relatórios das sessões e através de um questionário submetido a um júri externo que avaliou parâmetros performativos e cognitivos das 5ª e 10ª sessões. Verificou-se que os parâmetros em hipótese evoluíram positivamente. A partir do conjunto original de exercícios foi elaborado um manual, aperfeiçoado conforme as conclusões obtidas do estudo. |
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Construção e aplicação de ferramenta de exploração harmónica para o desenvolvimento cognitivo e performativo nos alunos de pianoInterpretação musical - Ensino básicoPiano - EnsinoEste projeto teve como objetivo principal observar a influência da exploração harmónica na aquisição de competências cognitivas, performativas e musicais numa fase inicial do estudo do piano. Na revisão bibliográfica é realizada uma retrospetiva histórico-cultural de dois paradigmas – o músico-intérprete e o músico-completo – procurando, assim, fundamentar a importância do presente estudo. A partir da pesquisa bibliográfica construiu-se um conjunto de exercícios que visam desenvolver nos alunos 1) a identificação do acorde perfeito maior e menor enquanto estrutura harmónica, 2) a sua integração em contexto musical, 3) a identificação da função da tónica e 4) a compreensão da linguagem harmónica do tonalismo clássico. Aplicou-se o conjunto de exercícios a quatro alunos de piano do 1º grau do ensino vocacional da música ao longo de 10 sessões incluídas na aula individual semanal de cada aluno. A investigação levada a cabo monitoriza a influência e relevância da audiação de funções tonais e da compreensão da harmonia como estratégia para a aprendizagem do piano. Os dados para análise foram obtidos a partir dos relatórios das sessões e através de um questionário submetido a um júri externo que avaliou parâmetros performativos e cognitivos das 5ª e 10ª sessões. Verificou-se que os parâmetros em hipótese evoluíram positivamente. A partir do conjunto original de exercícios foi elaborado um manual, aperfeiçoado conforme as conclusões obtidas do estudo.This project aimed to observe the influence of harmonic exploration in the acquisition of cognitive, performative and musical skills at an initial stage of piano study. In the literature review is carried out a historic-cultural retrospective of two paradigms – the musician-performer and the complete-musician – looking, thus substantiating the importance of this research. Form the literature review was built a set of exercises designed to develop in the students 1) the identification of the major and minor chord as a harmonic structure, 2) its integration in musical context, 3) the identification of tonic function and 4) the understanding of tonality. The set of exercises was assigned to four piano students at the 1st grade of the Portuguese music official teaching system for 10 sessions included in the weekly individual piano lesson of each student. The carried-out research monitors the influence and the relevance of the audiation of tonal functions and harmonic understanding as a strategy to piano learning. The data for analysis were obtained from the session reports and a questionnaire submitted to an external jury that evaluated performative and cognitive parameters on 5th and 10th sessions. It was concluded that the hypothesized parameters evolved positively. From the original set of exercises was prepared a manual, optimized according to the conclusions of the study.Universidade de Aveiro2017-06-09T10:12:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17769TID:201933470porCosta, José Miguel Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:51Zoai:ria.ua.pt:10773/17769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.350677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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