O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39096 |
Resumo: | O presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade. |
id |
RCAP_0a32aa8242a8699f9f3027cfb3270a6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39096 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valoresAssembleia de TurmaDiscussões de dilemas moraisValoresCidadaniaClass AssembliesDiscussion of dilemmasValuesCitizenshipO presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.This research project report was developed within the curricular unit “Estágio IV” of the master’s degree of pre-school education and primary school teaching. It contains the description, reflection and analysis of the pedagogical intervention developed within a 4th grade class. In this intervention, the class assemblies and the discussion of dilemmas took place with the aim of understanding the impact of these methodologies on the education of values. This Project is based on qualitative research methods which follow the guiding principles of action research and was carried out using the following data collection techniques: participant observation and document analysis. Throughout the implementation of the assemblies, the children started to resort to certain moral values when suggesting solutions to the situations presented as well as when forming their arguments and transmitting their ideas. Regarding the discussion of dilemmas, it was evident that the students learned to differentiate right and wrong attitudes from the knowledge acquired from the various values explored in the classroom and the understanding of its importance within the society.Almeida, FernandoPinto, JorgeRepositório ComumLemos, Catarina Isabel Cardoso2022-01-31T10:23:17Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39096TID:202891380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:06.627225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
title |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
spellingShingle |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores Lemos, Catarina Isabel Cardoso Assembleia de Turma Discussões de dilemas morais Valores Cidadania Class Assemblies Discussion of dilemmas Values Citizenship |
title_short |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
title_full |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
title_fullStr |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
title_full_unstemmed |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
title_sort |
O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores |
author |
Lemos, Catarina Isabel Cardoso |
author_facet |
Lemos, Catarina Isabel Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Fernando Pinto, Jorge Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Catarina Isabel Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assembleia de Turma Discussões de dilemas morais Valores Cidadania Class Assemblies Discussion of dilemmas Values Citizenship |
topic |
Assembleia de Turma Discussões de dilemas morais Valores Cidadania Class Assemblies Discussion of dilemmas Values Citizenship |
description |
O presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07 2021-07-01T00:00:00Z 2022-01-31T10:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39096 TID:202891380 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39096 |
identifier_str_mv |
TID:202891380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135391593267200 |