O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Catarina Isabel Cardoso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39096
Resumo: O presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.
id RCAP_0a32aa8242a8699f9f3027cfb3270a6f
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valoresAssembleia de TurmaDiscussões de dilemas moraisValoresCidadaniaClass AssembliesDiscussion of dilemmasValuesCitizenshipO presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.This research project report was developed within the curricular unit “Estágio IV” of the master’s degree of pre-school education and primary school teaching. It contains the description, reflection and analysis of the pedagogical intervention developed within a 4th grade class. In this intervention, the class assemblies and the discussion of dilemmas took place with the aim of understanding the impact of these methodologies on the education of values. This Project is based on qualitative research methods which follow the guiding principles of action research and was carried out using the following data collection techniques: participant observation and document analysis. Throughout the implementation of the assemblies, the children started to resort to certain moral values when suggesting solutions to the situations presented as well as when forming their arguments and transmitting their ideas. Regarding the discussion of dilemmas, it was evident that the students learned to differentiate right and wrong attitudes from the knowledge acquired from the various values explored in the classroom and the understanding of its importance within the society.Almeida, FernandoPinto, JorgeRepositório ComumLemos, Catarina Isabel Cardoso2022-01-31T10:23:17Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39096TID:202891380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:34Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:06.627225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
title O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
spellingShingle O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
Lemos, Catarina Isabel Cardoso
Assembleia de Turma
Discussões de dilemas morais
Valores
Cidadania
Class Assemblies
Discussion of dilemmas
Values
Citizenship
title_short O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
title_full O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
title_fullStr O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
title_full_unstemmed O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
title_sort O contributo das assembleias de turma e da discussão de dilemas morais para a educação de valores
author Lemos, Catarina Isabel Cardoso
author_facet Lemos, Catarina Isabel Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Fernando
Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Catarina Isabel Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleia de Turma
Discussões de dilemas morais
Valores
Cidadania
Class Assemblies
Discussion of dilemmas
Values
Citizenship
topic Assembleia de Turma
Discussões de dilemas morais
Valores
Cidadania
Class Assemblies
Discussion of dilemmas
Values
Citizenship
description O presente Relatório do Projeto de Investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio IV, do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele consta a descrição, reflexão e análise da intervenção pedagógica desenvolvida numa turma de 4.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Nesta intervenção, as Assembleias de Turma e discussões de dilemas morais, são colocadas em prática, tendo como principal objetivo: compreender de que forma é que as respetivas metodologias contribuem para a Educação de Valores. Este projeto tem como base uma investigação qualitativa conduzida pelos princípios orientadores da investigação-ação, e foi realizado com o recurso às seguintes técnicas de recolha de dados: a observação participante e a análise documental. No decorrer da intervenção, foi verificado que, ao longo das discussões nas Assembleias de Turma as crianças começaram por recorrer a determinados valores morais ao sugerirem soluções para a resolução das situações em que estas estiveram ou não envolvidas e, consequentemente, ao argumentarem as suas ideias. Já nas discussões de dilemas morais, foi possível verificar que as crianças aprenderam a diferenciar as atitudes certas das erradas, a partir do conhecimento dos diversos valores explorados, e do reconhecimento da sua importância na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07
2021-07-01T00:00:00Z
2022-01-31T10:23:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39096
TID:202891380
url http://hdl.handle.net/10400.26/39096
identifier_str_mv TID:202891380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135391593267200