A assembleia de turma como promotora de um ambiente propício às aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rita Inês Teixeira Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36112
Resumo: A presente investigação tem como principal foco de estudo perceber como as práticas pedagógicas dos professores podem promover ambientes agradáveis e estimulantes em sala de aula, que contribuam para que os alunos se sintam motivados a aprender. Pretende-se, portanto, perceber de que forma é que as Assembleias de Turma podem proporcionar um ambiente favorável às aprendizagens dos alunos. Do ponto de vista metodológico, o estudo é de natureza qualitativa e baseia-se na metodologia investigação sobre a prática. A recolha de dados foi feita através da observação, análise documental e inquérito por entrevista. Para a análise de dados recorreu-se sobretudo à análise de conteúdo. Os resultados obtidos, após a análise dos dados recolhidos, revelam uma melhoria significativa no comportamento e aproveitamento dos alunos, bem como uma apropriação do método de trabalho cooperativo, tanto para a resolução de conflitos como para o processo de ensino-aprendizagem, o que sugere que as Assembleias de Turma podem assumir-se como uma estratégia que proporciona um ambiente favorável às aprendizagens dos alunos.
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