Capacidades do cuidador informal para cuidar da pessoa com dependência no autocuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Elsa Preciosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3841
Resumo: Introdução: Apesar das alterações das funções e estrutura familiar registadas nas últimas décadas, é a família que, na maioria dos casos, suporta e satisfaz as necessidades do seu familiar dependente no autocuidado. Metodologia: Este estudo descritivo simples, teve como principais objetivos: avaliar as capacidades do cuidador informal, no momento da transição do hospital para casa, para o cuidar de pessoa dependente no autocuidado; identificar o grau de dependência da pessoa com dependência percecionada pelo cuidador informal, no momento de transição do hospital para casa; identificar as necessidades de autocuidado da pessoa dependente no momento da transição do hospital para casa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevista a 143 utentes dependentes e seu cuidador informal, aquando da alta hospitalar, recolhidos de fevereiro a junho de 2018 após os devidos consentimentos informados, autorizações da Comissão de Ética e da Instituição onde os dados foram recolhidos. Resultados: Os resultados obtidos revelam que os utentes têm idades compreendidas entre 37 anos e os 102 apresentando um elevado grau de dependência nas várias áreas do autocuidado. Os cuidadores informais são predominantemente mulheres com idades entre 21 e os 88 anos, normalmente são filhas ou cônjuge da pessoa que cuidam. A maioria dos cuidadores informais necessitam de formação por parte dos enfermeiros em áreas dos autocuidados principalmente nas áreas de: transferências, vestir/despir, gestão de terapêutica. Conclusão: Este estudo revela a necessidade dos enfermeiros orientarem a sua ação para os cuidadores informais, promovendo a potencialização das suas capacidades e competências, através da educação para a saúde.
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