Meta-Análise: Relação entre Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção e Rendimento Neuropsicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bodas, Ana Rita Silvestre
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/375
Resumo: A perturbação de hiperactividade com défice de atenção (PHDA) compõe a mais prevalente perturbação do desenvolvimento. Manifesta-se por níveis de desatenção, hiperactividade e impulsividade inapropriados e tende a persistir durante toda a vida, com prejuízo substancial de áreas importantes do funcionamento do sujeito. Foi conduzida uma meta-análise com o propósito de determinar a magnitude do comprometimento, documentado na literatura, do rendimento neuropsicológico quando associado com a PHDA. O presente estudo revisou as publicações realizadas após 1994 que utilizaram o DSM-IV como sistema de diagnóstico. Dos 102 estudos iniciais, 58 preencheram todos os critérios definidos para inclusão na meta-análise (k=58). Os resultados comprovaram a existência de défices significativos no rendimento neuropsicológico em função da presença de PHDA (r=.27), reforçando as evidências do impacto negativo desta disfunção no rendimento académico e executivo dos sujeitos. O effect size foi igualmente analisado para as variáveis moderadoras idade, género, subtipos da PHDA e domínio de rendimento neuropsicológico, tendo apenas sido encontrado um efeito moderador significativo da correlação quando testados os subtipos da PHDA (z ≥1.64, p<.05). As restantes variáveis não funcionaram como moderadoras da magnitude da correlação entre PHDA e rendimento neuropsicológico. O subtipo misto de PHDA apresentou níveis inferiores de rendimento académico e executivo, comparativamente aos restantes, sendo o subtipo predominantemente hiperactivo-impulsivo o que manifesta menor disfunção neuropsicológica, de forma consistente com a literatura. Os resultados foram discutidos em função da afectação global do rendimento neuropsicológico e do impacto das variáveis moderadoras na relação com a PHDA.
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