Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sandra Maria Silvestre
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2095
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor.
id RCAP_fab25cd4abb1d77e6fd7c9f7de2f5ee5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.PHDAEstratégias pedagógicasAtençãoConcentraçãoAprendizagemPHDAPedagogical strategiesAttentionConcentrationLearningTrabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor.Este trabalho de projeto pretende identificar estratégias que promovam um comportamento mais adaptativo e o sucesso escolar de um aluno com PHDA através da implementação de uma proposta pedagógica, inserida nas aulas de Geografia, no 9º ano de escolaridade e no tema: programático: “Contrastes de Desenvolvimento” As questões do estudo são as seguintes: (1) Que estratégias pedagógicas poderão ser implementadas, para melhorar a atenção e a concentração de um aluno com PHDA? (2) Qual o contributo dos pares/colegas de turma e da família para um comportamento mais adaptativo de um aluno com PHDA, promotor de um maior sucesso educativo? Face às questões investigativas utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, seguindo uma perspetiva interpretativa, recorrendo ao estudo de caso. A nível educativo existe uma variedade de estratégias e de modificações que se podem introduzir no processo de ensino e aprendizagem, com vista a assegurar uma educação eficaz aos alunos com PHDA. Com base nos resultados obtidos pretendemos refletir sobre as práticas pedagógicas e estratégias que poderão ser implementadas e sobre o contributo dos colegas e da família para o sucesso educativo de um aluno com PHDA. Esperamos, assim, contribuir para um maior conhecimento desta perturbação, bem como para a fundamentação de estratégias educativas que promovam a inclusão de crianças com PHDA.This project paper wants to clearly identify strategies to promote a more adaptive behavior and school success of a PHDA student through the implementation of a pedagogical proposal, which will be implemented on Geographic classes, on the nine grade under the programmatic theme “Contrastes de Desenvolvimento”. The study objects are as follows: (1) Which strategies could be implemented, mainly on the elaboration of didactic materials, to improve attention and focus of a PHDA student? (2) Which would be the parents/classmates contribution to a more adaptative behavior by a PHDA student, promoting a greater educational success? Given those investigative questions, it was used na qualitative methodology, following a interpretative perspective, using the case study. At an educational level there’s a variety of strategies and modifications that can be introduced on the learning process, to ensure a more effective education to students with PHDA. Based on the results, was intended to reflect about some pedagogical practices and strategies that could be implemented and also about the contribution that classmates and family have to lead a PHDA student to educational success. We thus hope to contribute to a greater knowledge on this disturbance, as well as for the reasoning of educational strategies that promote the inclusion of PHDA students.Pereira, Cristina Maria GonçalvesTomás, Helena Margarida Luís RamosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFernandes, Sandra Maria Silvestre2013-11-28T12:01:30Z2013-11-2820132013-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2095TID:201127253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:27.444510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
title Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
spellingShingle Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
Fernandes, Sandra Maria Silvestre
PHDA
Estratégias pedagógicas
Atenção
Concentração
Aprendizagem
PHDA
Pedagogical strategies
Attention
Concentration
Learning
title_short Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
title_full Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
title_fullStr Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
title_full_unstemmed Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
title_sort Perturbação de hiperatividade e défice de atenção : estratégias educativas na disciplina de geografia.
author Fernandes, Sandra Maria Silvestre
author_facet Fernandes, Sandra Maria Silvestre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Tomás, Helena Margarida Luís Ramos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sandra Maria Silvestre
dc.subject.por.fl_str_mv PHDA
Estratégias pedagógicas
Atenção
Concentração
Aprendizagem
PHDA
Pedagogical strategies
Attention
Concentration
Learning
topic PHDA
Estratégias pedagógicas
Atenção
Concentração
Aprendizagem
PHDA
Pedagogical strategies
Attention
Concentration
Learning
description Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-28T12:01:30Z
2013-11-28
2013
2013-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2095
TID:201127253
url http://hdl.handle.net/10400.11/2095
identifier_str_mv TID:201127253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794171564032