Historicidade e identidade quilombola em Anajatuba - Maranhão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4580 |
Resumo: | O nosso Relatório Final de Estágio constitui o culminar de um percurso, sendo elaborado, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e incidindo num estudo aprofundado e reflexivo, sobre a Historicidade e identidade Quilombola em Anajatuba-Maranhão. O objetivo essencial e subjacente é descrever e refletir criticamente, no que concerne ao percurso da formação profissional, na docência e em simultâneo, sobre o cotidiano do fazer pedagógico, na instituição escola e na sociedade, aprofundando o tema que nos propusemos: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar. Neste contexto, o nosso trabalho está dividido em três capítulos: - o primeiro refere-se ao enquadramento institucional; - o segundo remete, em primeira instância, à Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e à (PES) realizada no 6º e 7º ano do 2º (CEB); - no que concerne ao terceiro capítulo, incidimos numa abordagem teórica e empírica sobre o tema: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar. Neste âmbito, delineamos o projeto Africanidades, desenvolvido, noutra escola municipal, Escola Unidade Integrada Pedro Celestino Aragão, que não foi a da exequibilidade da nossa PES. Com o concluir deste trabalho, consideramos exequível afirmar que a PES nos proporcionou uma reflexão mais aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem; o estudo empírico constituiu um desafio à prática inovadora, mas foi profícuo ao promover à continuidade das investigações futuras e realizável à pratica escolar. |
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O nosso Relatório Final de Estágio constitui o culminar de um percurso, sendo elaborado, no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e incidindo num estudo aprofundado e reflexivo, sobre a Historicidade e identidade Quilombola em Anajatuba-Maranhão. O objetivo essencial e subjacente é descrever e refletir criticamente, no que concerne ao percurso da formação profissional, na docência e em simultâneo, sobre o cotidiano do fazer pedagógico, na instituição escola e na sociedade, aprofundando o tema que nos propusemos: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar. Neste contexto, o nosso trabalho está dividido em três capítulos: - o primeiro refere-se ao enquadramento institucional; - o segundo remete, em primeira instância, à Prática de Ensino Supervisionada (PES), no 2º ano do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) e à (PES) realizada no 6º e 7º ano do 2º (CEB); - no que concerne ao terceiro capítulo, incidimos numa abordagem teórica e empírica sobre o tema: A história dos povos Quilombolas do município de Anajatuba: memória, identidade e educação escolar. Neste âmbito, delineamos o projeto Africanidades, desenvolvido, noutra escola municipal, Escola Unidade Integrada Pedro Celestino Aragão, que não foi a da exequibilidade da nossa PES. Com o concluir deste trabalho, consideramos exequível afirmar que a PES nos proporcionou uma reflexão mais aprofundada sobre o processo de ensino e aprendizagem; o estudo empírico constituiu um desafio à prática inovadora, mas foi profícuo ao promover à continuidade das investigações futuras e realizável à pratica escolar. |
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