Os tempos em educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Marta Marques dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8031
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada (Módulo Jardim de Infância) apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0a5c72de1f898d2099bb99ea299b66e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os tempos em educação de infânciaPrática profissional supervisionadaRotinasTempos de transiçãoEducaçãoDocenteJardim de infânciaSupervised professional practiceRoutinesTransition timesKindergartenEducationTeacherRelatório da Prática Profissional Supervisionada (Módulo Jardim de Infância) apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarEnquadrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), o presente relatório aborda, de forma reflexiva e fundamentada, todo o processo por mim vivido durante três meses em contexto de jardim de infância com um grupo de dez crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS). Partindo da caraterização e intenções para a ação, identifiquei os tempos de transição como a problemática, pois senti uma fragilidade em dinamizar as transições. Os momentos de transição têm intrínseco a organização dos diversos momentos, ou seja, a gestão da rotina diária. As rotinas são minuciosamente planeadas, assim como devem ser também as transições. Isto porque, quando as crianças mudam de uma atividade para outra podem desorientar-se se não souberem o que vão fazer e aquilo que se espera delas. A organização de uma rotina consistente e repetitiva permite que as crianças sejam autónomas e se sintam seguras, pois estas começam a prever os diversos momentos que se vão seguindo diariamente. Desta forma, considerei que tinha de aprofundar este tema, realizando um estudo enquadrado na lógica da metodologia da investigação-ação. Equacionei a questão desencadeadora da seguinte forma: Que estratégias pode o educador desenvolver no sentido de antecipar os vários momentos da rotina diária e assim proporcionar bons momento de transição? Este estudo contempla uma revisão de literatura, fazendo referência aos conceitos e fundamentos teóricos inerentes, articulada à experiência vivida no contexto educativo. Por último, analiso a construção e o desenvolvimento da profissionalidade docente, identificando os aspetos que a PPS me proporcionou.ABSTRACT As part of the Master's Degree in Pre-School Education (MEPE), this report covers, in a reflexive and well-informed way, the whole process I lived for three months in a kindergarten context with a group of ten children aged 4 And 6 years, under the Supervised Professional Practice (PPS). Starting from the characterization and intentions for the action, I identified the times of transition as the problematic, since I felt a fragility in dynamiting the transitions. The moments of transition have intrinsic the organization of the different moments, that is, the management of the daily routine. The routines are minutely planned, as should the transitions. This is because when children change from one activity to another they may become disoriented if they do not know what they are going to do and what is expected of them. The organization of a consistent and repetitive routine allows the children to be autonomous and feel safe, because they begin to predict the various moments that are followed daily. In this way, I considered that I had to deepen this subject, realizing a study framed in the logic of the methodology of the research-action. I equated the triggering question as follows: What strategies can the educator develop in order to anticipate the various moments of the daily routine and thus provide a good moment of transition? This study contemplates a literature review, making reference to the inherent theoretical concepts and fundamentals, articulated to the experience lived in the educational context. Finally, I analyze the construction and development of the teaching professional, identifying the aspects that the PPS provided me.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de EducaçãoRosa, ManuelaRCIPLSantos, Ana Marta Marques dos2018-02-06T13:51:14Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8031TID:201824574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:54:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:52.296323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os tempos em educação de infância
title Os tempos em educação de infância
spellingShingle Os tempos em educação de infância
Santos, Ana Marta Marques dos
Prática profissional supervisionada
Rotinas
Tempos de transição
Educação
Docente
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition times
Kindergarten
Education
Teacher
title_short Os tempos em educação de infância
title_full Os tempos em educação de infância
title_fullStr Os tempos em educação de infância
title_full_unstemmed Os tempos em educação de infância
title_sort Os tempos em educação de infância
author Santos, Ana Marta Marques dos
author_facet Santos, Ana Marta Marques dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Marta Marques dos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Rotinas
Tempos de transição
Educação
Docente
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition times
Kindergarten
Education
Teacher
topic Prática profissional supervisionada
Rotinas
Tempos de transição
Educação
Docente
Jardim de infância
Supervised professional practice
Routines
Transition times
Kindergarten
Education
Teacher
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada (Módulo Jardim de Infância) apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
2017-07-13T00:00:00Z
2018-02-06T13:51:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8031
TID:201824574
url http://hdl.handle.net/10400.21/8031
identifier_str_mv TID:201824574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133429574402048