Estratégias de relocalização de bicicletas em serviços de bikesharing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Débora Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48602
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021
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spelling Estratégias de relocalização de bicicletas em serviços de bikesharingCompartilhamento de bicicletasestratégias de relocalizaçãoModelaçãoSimulaçãoTrabalhos de projeto de mestrado - 2021Departamento de Estatística e Investigação OperacionalTrabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2021This project was based on the study of the bikesharing service, that is, the service of sharing bicycles. In order to make this type of service efficient, it's necessary to optimize the profits generated from the understanding and restructuring of the balance of bicycles between their collection points. For an initial framing, a research was made on the history and evolution of what led to the bicycle sharing that we have today and what are the factors that made it fail previously. Throughout the project, a detailed analysis was made regarding the main factors that influence a certain influx on the search for bicycles on a specific collection point. These patterns are mainly based on aspects such as the period of the day, the days of the week, the location of stations, available bicycles, and on the other hand, available spots for relocation. After the identification of the main patterns, an extremely important study of the modeling was made, in order to better understand the searches and realization of the simulation. In the modeling, an analysis was made on the distribution of the intervals between searches and travel time, and naturally tests have been made as well, in order to understand the significance of the conclusions taken. In the simulation we tried to understand to what extent the total number of bicycles has an influence on the satisfaction of demand, as well as to identify behaviors that can induce a redistribution that optimizes the satisfaction of demand and in turn, profits. Finally, some suggestions were made in the terms of the information that would be interesting to have available for a future study, as well as in the perspective of service and service management.Este projeto centrou-se no estudo do serviço de bikesharing, isto é, no serviço de compartilhamento de bicicletas. Com o objetivo de tornar eficiente este tipo de serviço, é necessário otimizar os lucros gerados partindo da compreensão e eventual reestruturação do balanceamento de bicicletas entre os seus pontos de recolha. Para um enquadramento inicial, foi realizada uma pesquisa sobre a história e evolução do que levou ao compartilhamento de bicicletas que temos na atualidade e quais os fatores que falharam em compartilhamentos de bicicletas anteriores. Ao longo de todo o projeto foi feita uma análise detalhada relativamente aos principais fatores que influenciam uma determinada afluência à procura das bicicletas num ponto de recolha específico. Estes padrões centram-se principalmente em aspetos como o período do dia, os dias da semana, a localização das estações, bicicletas disponíveis e por outro lado, vagas disponíveis para relocalização. Após a identificação dos principais padrões foi realizado um estudo da modelação extremamente importante para melhor compreensão das procuras e realização da simulação. Na modelação, foi feita uma análise de qual a distribuição que os intervalos entre procuras e os tempos de viagem seguem, e naturalmente realizados testes para compreender a significância das conclusões tomadas. Na simulação tentou compreender-se até que ponto o número total de bicicletas tem influência na satisfação da procura, assim como identificar comportamentos que permitam induzir a uma redistribuição que otimize a satisfação da procura e por sua vez, os lucros. Para finalizar foram feitas algumas sugestões na ótica da informação que seria interessante ter disponível para um futuro estudo, assim como na ótica de serviço e gestão de serviço.Telhada, João Miguel Paixão, 1971-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Débora Batista2021-06-17T09:17:29Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48602TID:202933563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:24.453395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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