A obra para canto e guitarra de Fernando Lopes-Graça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moita, João Manuel dos Anjos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1133
Resumo: Este trabalho pretende dar a conhecer o repertório para canto e guitarra de Fernando Lopes-Graça, fazendo uma análise com vista à sua interpretação, e enquadrando-o no conjunto da obra do compositor e em particular no contexto da sua produção com guitarra. A estrutura do texto apresenta-se em duas partes. A primeira parte apresenta o compositor inserido no movimento modernista e estuda a relação deste com a guitarra e com o meio guitarrístico português, dando também uma panorâmica de toda a sua obra com guitarra. Na segunda parte, para além de ser feita uma contextualização de cada uma das obras em estudo no conjunto da produção do compositor, são analisadas todas as obras, no sentido de permitir uma interpretação mais fundamentada musicalmente, contribuindo assim para a excelência da performance e para o mais fácil acesso a este reportório, por parte de futuros intérpretes. Conhecer melhor estas obras e contribuir para um conhecimento mais profundo do compositor partindo delas, e ainda, possibilitar uma interpretação historicamente informada, são os objectivos mais relevantes deste trabalho. ABSTRACT: This dissertation is a study on the repertoire for voice and guitar of Fernando Lopes-Graça, having the aim of creating an historically informed interpretation. The text is structured in two parts. The first part is about the composer and consists in two chapters. The first one aims to give a perspective of his work as a composer from the point of view of aesthetics, accessing the relevance of Portuguese modernist movement and neorealism on its musical conception. In the second chapter, we try to understand the rapport between Lopes-Graça and the guitar, surveying the recent history of this instrument in Portugal, and Graça’s fruitful relation with Piñeiro Nagy, enhancing the relevance of the binomial composer/performer in musical creation. In this chapter, his full work for guitar, including those with voice, will be dealt with. In the second part, we analyse each one of the works for voice and guitar from the interpreter’s point of view, in order to contribute to an easier access to this repertoire, both for performers and scholars.
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