Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC Software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Filipa Capucha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14263
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling Clustering para otimização das estratégias de marketing da multinacional portuguesa PHC SoftwareMarketingSegmentaçãoData miningClusteringSoftwarePHC SoftwareData-drivenSAS Enterprise MinerSegmentationTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Vivemos num mundo em que um simples acesso à internet é significado do mundo nas nossas mãos. A rapidez das transações e da própria evolução de consumo tem sido exponencial e o futuro do marketing passará pela sua capacidade de saber precisamente quem está do outro lado da mensagem, de forma a que possa personalizá-la e adaptar às necessidades especificas desse determinado público. Só assim o consumidor continuará a ouvir mensagens de publicidade e a aceitar abordagens comerciais. Por isso mesmo, no decorrer deste projeto serão utilizados métodos de data mining, como a análise de clusters, para identificar o tipo de empresa mais potencial para o software PHC CS. Este é um projeto que incide num caso de estudo sobre a multinacional portuguesa PHC Software e será desenvolvido com recurso à plataforma SAS Enterprise Miner. No final do projeto será possível determinar uma estratégia assertiva, adaptada e rentável, tendo em consideração os dados de consumo dos clientes do PHC CS dos últimos cinco anos.ABSTRACT: We live in a world where simple access to the internet means the world in our hands. The speed of transactions and the evolution of consumption has been exponential and the future of marketing will depend on its ability to know precisely who is on the other side, so that it can customize and adapt it to the specific needs of this particular audience. Only then the consumer will give attention to advertising messages and accept commercial approaches. For this reason, during this project, I will use data mining methods, such as cluster analysis, to identify the ideal type of customer for the PHC CS software. This is a project that focuses on a Portuguese multinational case study - PHC Software - and will be developed using the SAS Enterprise Miner platform. In the end, it will be possible to determine an assertive, adapted and profitable marketing strategy for PHC CS Software.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialJorge, Nuno da SilvaGonçalves, RuiRCIPLGarcia, Filipa Capucha2022-02-07T15:29:49Z2021-12-202021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14263TID:202896676pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14263Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:06.099072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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