Normalistas e meninas de asilo: Origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/12313 |
Resumo: | O debate educativo, quer em Portugal, quer no Brasil, na segunda metade do século XIX, construiu-se com um leque alargado de temas que tinham o objectivo de desenvolver a instrução e a educação nos respectivos países, mas dois segmentos desse debate interessam-nos particularmente: i) a necessidade de dotar cada um dos países de professores primários verdadeiramente qualificados, criando para o efeito estabelecimentos que assegurassem uma formação especializada, de natureza pedagógica e prática e relativamente longa; ii) a atenção dada a instituições de protecção a crianças e jovens em risco (asilos, orfanatos, casas de recolhimento), no contexto das políticas de protecção social da época, que se fundavam nas ideias de regeneração social e no papel que a educação desempenhava para o progresso e desenvolvimento do país. Na intersecção destes dois segmentos construímos o objecto deste trabalho, ao analisar a origem social das normalistas e o destino profissional das meninas oriundas de asilos, em ambos os países. Metodologicamente, privilegiaram-se fontes educativas primárias, localizadas no Arquivo Nacional Torre do Tombo, para o caso português, e no Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, para o caso brasileiro. |
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Normalistas e meninas de asilo: Origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no BrasilTrainee teachers and foundling girls: Social origins and life trajectories in the 19th century in Portugal and BrazilModelos de FormaçãoInternatoGéneroEducação ComparadaO debate educativo, quer em Portugal, quer no Brasil, na segunda metade do século XIX, construiu-se com um leque alargado de temas que tinham o objectivo de desenvolver a instrução e a educação nos respectivos países, mas dois segmentos desse debate interessam-nos particularmente: i) a necessidade de dotar cada um dos países de professores primários verdadeiramente qualificados, criando para o efeito estabelecimentos que assegurassem uma formação especializada, de natureza pedagógica e prática e relativamente longa; ii) a atenção dada a instituições de protecção a crianças e jovens em risco (asilos, orfanatos, casas de recolhimento), no contexto das políticas de protecção social da época, que se fundavam nas ideias de regeneração social e no papel que a educação desempenhava para o progresso e desenvolvimento do país. Na intersecção destes dois segmentos construímos o objecto deste trabalho, ao analisar a origem social das normalistas e o destino profissional das meninas oriundas de asilos, em ambos os países. Metodologicamente, privilegiaram-se fontes educativas primárias, localizadas no Arquivo Nacional Torre do Tombo, para o caso português, e no Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, para o caso brasileiro.Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de LisboaRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.Martínez, Silvia2014-10-22T10:03:02Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/12313porMogarro, M. J. & Martínez, S. A. (2010). Normalistas e meninas de asilo: Origens sociais e percursos de vida no século XIX em Portugal e no Brasil. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n.º 11, pp. 45-54.1646-4990info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/12313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:57.897658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O debate educativo, quer em Portugal, quer no Brasil, na segunda metade do século XIX, construiu-se com um leque alargado de temas que tinham o objectivo de desenvolver a instrução e a educação nos respectivos países, mas dois segmentos desse debate interessam-nos particularmente: i) a necessidade de dotar cada um dos países de professores primários verdadeiramente qualificados, criando para o efeito estabelecimentos que assegurassem uma formação especializada, de natureza pedagógica e prática e relativamente longa; ii) a atenção dada a instituições de protecção a crianças e jovens em risco (asilos, orfanatos, casas de recolhimento), no contexto das políticas de protecção social da época, que se fundavam nas ideias de regeneração social e no papel que a educação desempenhava para o progresso e desenvolvimento do país. Na intersecção destes dois segmentos construímos o objecto deste trabalho, ao analisar a origem social das normalistas e o destino profissional das meninas oriundas de asilos, em ambos os países. Metodologicamente, privilegiaram-se fontes educativas primárias, localizadas no Arquivo Nacional Torre do Tombo, para o caso português, e no Arquivo Histórico do Liceu de Humanidades de Campos, para o caso brasileiro. |
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