Vestuário, identidade e indumentária : relatório de micro tendências socioculturais sobre os rumos dos códigos de vestimenta em contexto corporativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56464 |
Resumo: | O resultado do presente projeto investigativo acadêmico apresentar-se-á em forma de trendbook com o intuito de informar, e como um instrumento facilitador para o debate acerca da flexibilização dos códigos de vestimenta corporativos. A fim de compreender como as expressões identitárias individuais podem ter lugar nos ambientes corporativos, e qual caminho essas possibilidades indicam, surge o cerne do objeto da presente investigação: Vestuário, Identidade e Indumentária Corporativa. Esse trabalho de projeto foi operacionalizado em um contexto metodológico que parte da articulação desenvolvida por Gomes et al. (2018, 2021), no qual articulam-se processos de práticas interpretativas de vários autores integrantes dos Estudos de Tendências - tais como Cramer et al. (2016), Dragt (2018), Higham (2009) e Raymond (2010) - ; cuja metodologia inclue desk research, coolhunting, e entrevistas - com profissionais corporativos e especialistas das áreas da moda, comportamento, e tendências socioculturais -, e que resultou na identificação de micro tendências socioculturais no que diz respeito os direcionamentos da indumentária corporativa. |
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Vestuário, identidade e indumentária : relatório de micro tendências socioculturais sobre os rumos dos códigos de vestimenta em contexto corporativoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesO resultado do presente projeto investigativo acadêmico apresentar-se-á em forma de trendbook com o intuito de informar, e como um instrumento facilitador para o debate acerca da flexibilização dos códigos de vestimenta corporativos. A fim de compreender como as expressões identitárias individuais podem ter lugar nos ambientes corporativos, e qual caminho essas possibilidades indicam, surge o cerne do objeto da presente investigação: Vestuário, Identidade e Indumentária Corporativa. Esse trabalho de projeto foi operacionalizado em um contexto metodológico que parte da articulação desenvolvida por Gomes et al. (2018, 2021), no qual articulam-se processos de práticas interpretativas de vários autores integrantes dos Estudos de Tendências - tais como Cramer et al. (2016), Dragt (2018), Higham (2009) e Raymond (2010) - ; cuja metodologia inclue desk research, coolhunting, e entrevistas - com profissionais corporativos e especialistas das áreas da moda, comportamento, e tendências socioculturais -, e que resultou na identificação de micro tendências socioculturais no que diz respeito os direcionamentos da indumentária corporativa.The result of this academic investigative project will be presented in the form of a trendbook which aims at being informative, and as an instrument for the debate regarding the flexibility of corporate dress codes. In order to understand how individual identity expressions can take place in corporate environments, and which paths these possibilities may lead us, the core object of this investigation emerges: Apparel, Identity and Corporate Dress. Following a methodological context gathered and articulated by Gomes et al. (2018, 2021), which comprises processes of interpretive practices of various authors part of Trend Studies - such as Cramer et al. (2016), Dragt (2018), Higham (2009) and Raymond (2010) -, and which methodology includes desk research, coolhunting, and interviews - including corporate professionals and experts in the areas of fashion, behavior, and sociocultural trends -, resulting in the identification of sociocultural micro trends regarding the directions of corporate dress.Gomes, Nelson PinheiroFrade, Sofia Isabel Pereira UllanRepositório da Universidade de LisboaPereira, Jefferson da Silva2023-02-27T15:01:26Z2022-04-012021-10-292022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56464TID:203156749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:59.298702Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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