Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossato, Maristela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mitjáns Martínez, Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9311
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar e analisar a metodologia construtivointerpretativa utilizada em uma pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. A Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey para o estudo da subjetividade, numa perspectiva cultural-histórica, é a base constitutiva dessa metodologia, pois concebe a produção do conhecimento como um processo de comunicação e diálogo, legitima a contribuição do caso singular na produção do conhecimento científico e concebe o conhecimento como um processo construtivointerpretativo. A metodologia construtivo-interpretativa constituiu-se num contínuo processo de interpretação e construção do conhecimento a partir das informações produzidas na realização dos instrumentos que tiveram a função de constituírem-se favorecedores da expressão dos participantes. A ação ativa, criativa e imaginativa do pesquisador possibilitou a mobilidade entre sua base teórica e as informações no processo da pesquisa. O processo de análise das informações produzidas foi realizado ao longo de toda a pesquisa, por meio da produção de indicadores que vieram a articular-se em hipóteses pela relevância que assumiram para o problema em discussão. Esse processo construtivo-interpretativa possibilitou gerar novos campos de inteligibilidade ao problema em estudo e novas zonas de sentido à base teórica do pesquisador. A pesquisa do desenvolvimento da subjetividade implicou em assumir e enfrentar o desafio de analisar fenômenos que estão em processos de mudança contínua.
id RCAP_0ab22b6b3a6d98f02489282574cfc496
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividadeEDUCAÇÃOEPISTEMOLOGIACONSTRUTIVISMOEPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃOMÉTODOS DE INVESTIGAÇÃOEDUCATIONEPISTEMOLOGYCONSTRUCTIVISMEDUCATIONAL EPISTEMOLOGYRESEARCH METHODSO objetivo do artigo é apresentar e analisar a metodologia construtivointerpretativa utilizada em uma pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. A Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey para o estudo da subjetividade, numa perspectiva cultural-histórica, é a base constitutiva dessa metodologia, pois concebe a produção do conhecimento como um processo de comunicação e diálogo, legitima a contribuição do caso singular na produção do conhecimento científico e concebe o conhecimento como um processo construtivointerpretativo. A metodologia construtivo-interpretativa constituiu-se num contínuo processo de interpretação e construção do conhecimento a partir das informações produzidas na realização dos instrumentos que tiveram a função de constituírem-se favorecedores da expressão dos participantes. A ação ativa, criativa e imaginativa do pesquisador possibilitou a mobilidade entre sua base teórica e as informações no processo da pesquisa. O processo de análise das informações produzidas foi realizado ao longo de toda a pesquisa, por meio da produção de indicadores que vieram a articular-se em hipóteses pela relevância que assumiram para o problema em discussão. Esse processo construtivo-interpretativa possibilitou gerar novos campos de inteligibilidade ao problema em estudo e novas zonas de sentido à base teórica do pesquisador. A pesquisa do desenvolvimento da subjetividade implicou em assumir e enfrentar o desafio de analisar fenômenos que estão em processos de mudança contínua.The purpose of this article is to present and analyze the constructive-interpretative methodology used in a research on the development of subjectivity. The Qualitative Epistemology developed by González Rey for the study of subjectivity, in a cultural-historical perspective, is the constitutive basis of this methodology, since it conceives the production of knowledge as a process of communication and dialogue, legitimizes the contribution of the singular case in the production of knowledge and conceives knowledge as a constructive-interpretive process. The constructive-interpretative methodology was constituted in a continuous process of interpretation and construction of the knowledge based on the information produced through the application of instruments that had the function to facilitate the expression of the participants. The active, creative and imaginative action of the researcher allowed the mobility between its theoretical base and the information obtained in the research process. The process of analyzing the information produced throughout the research, results from the construction of indicators articulated in relevant hypotheses that are assumed for the problem under discussion. This constructive-interpretative process made it possible to generate new fields of intelligibility to the problem under study and new areas of meaning to the theoretical basis of the researcher. The research of the development of subjectivity implied in assuming and facing the challenge of analyzing phenomena that are in processes of continuous change.Le but de cet article est de présenter et d’analyser la méthodologie constructive-interprétative utilisée dans une recherche sur le développement de la subjectivité. L’Épistémologie qualitative développée par González Rey pour l’étude de la subjectivité dans une perspective historique et culturelle est la base constitutive de cette méthodologie qui conçoit la production de connaissances en tant que processus de communication et de dialogue, légitimise la contribution du singulier dans la production du savoir et conçoit le savoir comme un processus d’interprétation constructive. La méthodologie constructive-interprétative a été constituée dans un processus continu d’interprétation et de construction de la connaissance basée sur l’information produite dans la réalisation des instruments qui avait pour fonction d’être favorable à l’expression des participants. L’action active, créative et imaginative du chercheur a permis la mobilité entre sa base théorique et l’information dans le processus de recherche. Le processus d’analyse de l’information produite a été réalisé tout au long de la recherche, à travers la production d’indicateurs qui ont été articulés dans des hypothèses en raison de la pertinence qu’ils ont prise pour le problème en discussion. Ce processus constructif d’interprétation permis de générer de nouveaux champs d’intelligibilité au problème étudié et de nouveaux domaines de sens à la base théorique du chercheur. La recherche du développement de la subjectivité implique assumer et relever le défi de l’analyse des phénomènes qui sont dans des processus de changement continu.El objetivo del artículo es presentar y analizar la metodología constructivo-interpretativa utilizada en una investigación sobre el desarrollo de la subjetividad. La Epistemología Cualitativa desarrollada por González Rey para el estudio de la subjetividad, en una perspectiva cultural-histórica, es la base constitutiva de esa metodología, pues concibe la producción del conocimiento como un proceso de comunicación y diálogo, legitima la contribución del caso singular en la producción del conocimiento científico y concibe el conocimiento como un proceso constructivointerpretativo. La metodología constructivo-interpretativa se constituyó en un continuo proceso de interpretación y construcción del conocimiento a partir de las informaciones producidas en la realización de los instrumentos que tuvieron la función de constituirse favorecedores de la expresión de los participantes. La acción activa, creativa e imaginativa del investigador posibilitó la movilidad entre su base teórica y las informaciones en el proceso de la investigación. El proceso de análisis de las informaciones producidas fue realizado a lo largo de toda la investigación, a través de la producción de indicadores que vinieron a articularse en hipótesis por la relevancia que asumieron para el problema en discusión. Este proceso constructivo-interpretativo posibilitó generar nuevos campos de inteligibilidad al problema en estudio y nuevas zonas de sentido a la base teórica del investigador. La investigación del desarrollo de la subjetividad implicó en asumir y enfrentar el desafío de analizar fenómenos que están en procesos de cambio continuo.Edições Universitárias Lusófonas2019-01-14T12:44:39Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9311por1646-401XRossato, MaristelaMitjáns Martínez, Albertinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:01.873142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
title Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
spellingShingle Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
Rossato, Maristela
EDUCAÇÃO
EPISTEMOLOGIA
CONSTRUTIVISMO
EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
EDUCATION
EPISTEMOLOGY
CONSTRUCTIVISM
EDUCATIONAL EPISTEMOLOGY
RESEARCH METHODS
title_short Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
title_full Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
title_fullStr Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
title_full_unstemmed Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
title_sort Contribuições da metodologia construtivointerpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade
author Rossato, Maristela
author_facet Rossato, Maristela
Mitjáns Martínez, Albertina
author_role author
author2 Mitjáns Martínez, Albertina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossato, Maristela
Mitjáns Martínez, Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EPISTEMOLOGIA
CONSTRUTIVISMO
EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
EDUCATION
EPISTEMOLOGY
CONSTRUCTIVISM
EDUCATIONAL EPISTEMOLOGY
RESEARCH METHODS
topic EDUCAÇÃO
EPISTEMOLOGIA
CONSTRUTIVISMO
EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
EDUCATION
EPISTEMOLOGY
CONSTRUCTIVISM
EDUCATIONAL EPISTEMOLOGY
RESEARCH METHODS
description O objetivo do artigo é apresentar e analisar a metodologia construtivointerpretativa utilizada em uma pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. A Epistemologia Qualitativa desenvolvida por González Rey para o estudo da subjetividade, numa perspectiva cultural-histórica, é a base constitutiva dessa metodologia, pois concebe a produção do conhecimento como um processo de comunicação e diálogo, legitima a contribuição do caso singular na produção do conhecimento científico e concebe o conhecimento como um processo construtivointerpretativo. A metodologia construtivo-interpretativa constituiu-se num contínuo processo de interpretação e construção do conhecimento a partir das informações produzidas na realização dos instrumentos que tiveram a função de constituírem-se favorecedores da expressão dos participantes. A ação ativa, criativa e imaginativa do pesquisador possibilitou a mobilidade entre sua base teórica e as informações no processo da pesquisa. O processo de análise das informações produzidas foi realizado ao longo de toda a pesquisa, por meio da produção de indicadores que vieram a articular-se em hipóteses pela relevância que assumiram para o problema em discussão. Esse processo construtivo-interpretativa possibilitou gerar novos campos de inteligibilidade ao problema em estudo e novas zonas de sentido à base teórica do pesquisador. A pesquisa do desenvolvimento da subjetividade implicou em assumir e enfrentar o desafio de analisar fenômenos que estão em processos de mudança contínua.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-01-14T12:44:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9311
url http://hdl.handle.net/10437/9311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817550429552115712