Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carlos Duarte Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/17203
Resumo: Este relatório detalha e analisa o estágio decorrido pelo aluno Carlos Vieira, no escritório sediado em Portugal da Air France-KLM – entre Abril de 2015 e Outubro de 2015 – com vista à obtenção do grau de Mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual. Será feita uma breve apresentação da entidade acolhedora, para a qual foram realizados alguns trabalhos durante o período de estágio. Desde a sua estrutura organizacional à sua identidade, serão também apresentados alguns dos projectos em que o autor participou. Na Air France-KLM, o aluno teve um papel activo no exercício das suas funções, sendo que, por ter licenciatura em comunicação estratégica, possibilitou-se a colaboração também em projectos ligados à activação das marcas ou análise de mercado, para além dos trabalhos ligdos ao design gráfico. O autor reflectiu, enquanto designer, na sociedade contemporânea e por isso mesmo, abordou na importância que o design thinking tem nos dias de hoje. O design thinking, a comunicação e a construção da uma marca serão questões abordadas explicitamente ou implicitamente, tendo como resultado final uma análise global da presença do Grupo Air France-KLM em Portugal. Estes temas serão um fio constante para toda a componente teórica deste relatório.
id RCAP_0ac23c903c69edc99d829cbb28ec5414
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/17203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidadeDesign thinkingMarcaGestão da marcaComunicaçãoDesign visualRelatório de estágioEste relatório detalha e analisa o estágio decorrido pelo aluno Carlos Vieira, no escritório sediado em Portugal da Air France-KLM – entre Abril de 2015 e Outubro de 2015 – com vista à obtenção do grau de Mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual. Será feita uma breve apresentação da entidade acolhedora, para a qual foram realizados alguns trabalhos durante o período de estágio. Desde a sua estrutura organizacional à sua identidade, serão também apresentados alguns dos projectos em que o autor participou. Na Air France-KLM, o aluno teve um papel activo no exercício das suas funções, sendo que, por ter licenciatura em comunicação estratégica, possibilitou-se a colaboração também em projectos ligados à activação das marcas ou análise de mercado, para além dos trabalhos ligdos ao design gráfico. O autor reflectiu, enquanto designer, na sociedade contemporânea e por isso mesmo, abordou na importância que o design thinking tem nos dias de hoje. O design thinking, a comunicação e a construção da uma marca serão questões abordadas explicitamente ou implicitamente, tendo como resultado final uma análise global da presença do Grupo Air France-KLM em Portugal. Estes temas serão um fio constante para toda a componente teórica deste relatório.This report intends to describe and analyze the apprenticeship of the student Carlos Vieira, which took place at Portugal’s office of the Group Air France – KLM, between April and October 2015, granting him a schoolmaster degree in Design and Visual Culture and a specialization in Visual Design. The student will begin by making a brief presentation of the insitution, since his hierarchy to his brand identity, followed by a showcase of some projects he has cooperated during his training. At Air France – KLM, the student, as a designer, had a active role in his duties, but meaning that his background education is marketing, he had the possibility to work in different projects such as brand activations and market analysis, beyond his work connected to Graphic Design. During his internship, the author thaught in the comtemporary society and approach the importance of Design Thinking in current days. Design Thinking, communication and branding are questions that will be approached explicity or implicitly, giving as final resulte a global analysis of the presence of Air France – KLM Group in Portugal. These subjects will be the guide of the entire theoretical ground of this report.Silva, PauloRepositório ComumVieira, Carlos Duarte Sousa2016-12-30T12:29:43Z2016-11-01T00:00:00Z2016-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/17203201507773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/17203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:12.259672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
title Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
spellingShingle Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
Vieira, Carlos Duarte Sousa
Design thinking
Marca
Gestão da marca
Comunicação
Design visual
Relatório de estágio
title_short Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
title_full Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
title_fullStr Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
title_full_unstemmed Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
title_sort Relatório de estágio na Air France - KLM: design thinking, marca e identidade
author Vieira, Carlos Duarte Sousa
author_facet Vieira, Carlos Duarte Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carlos Duarte Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Design thinking
Marca
Gestão da marca
Comunicação
Design visual
Relatório de estágio
topic Design thinking
Marca
Gestão da marca
Comunicação
Design visual
Relatório de estágio
description Este relatório detalha e analisa o estágio decorrido pelo aluno Carlos Vieira, no escritório sediado em Portugal da Air France-KLM – entre Abril de 2015 e Outubro de 2015 – com vista à obtenção do grau de Mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual. Será feita uma breve apresentação da entidade acolhedora, para a qual foram realizados alguns trabalhos durante o período de estágio. Desde a sua estrutura organizacional à sua identidade, serão também apresentados alguns dos projectos em que o autor participou. Na Air France-KLM, o aluno teve um papel activo no exercício das suas funções, sendo que, por ter licenciatura em comunicação estratégica, possibilitou-se a colaboração também em projectos ligados à activação das marcas ou análise de mercado, para além dos trabalhos ligdos ao design gráfico. O autor reflectiu, enquanto designer, na sociedade contemporânea e por isso mesmo, abordou na importância que o design thinking tem nos dias de hoje. O design thinking, a comunicação e a construção da uma marca serão questões abordadas explicitamente ou implicitamente, tendo como resultado final uma análise global da presença do Grupo Air France-KLM em Portugal. Estes temas serão um fio constante para toda a componente teórica deste relatório.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-30T12:29:43Z
2016-11-01T00:00:00Z
2016-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/17203
201507773
url http://hdl.handle.net/10400.26/17203
identifier_str_mv 201507773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999765143552