Sustentabilidade no Design de Moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rafaela Gonçalves Manini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12458
Resumo: O Minimalismo começa a ser desenvolvido a partir do movimento da Arte Contemporânea, na segunda metade do século XX, ao promover a liberdade de criação. E, em 1980-1990, o movimento minimalista transpõe as barreiras artísticas e começa a ser empregado, também, como um estilo de vida. O conceito se adapta e ganha forma nas peças e acessórios que refletem conforto, funcionalidade e praticidade. Continua a permitir a liberdade, agora focado na qualidade de vida daqueles que desejam colocar estes conceitos em prática. É assim que uma marca de estilo de vida minimalista tende a resinificar o cotidiano, ao reduzir o consumo em massa. Estende-se o ciclo de vida das peças ao trabalhar com técnicas como a de upcycling, a partir de uma moda mais consciente e que visa a sustentabilidade na produção de suas peças e acessórios até o consumidor final, encontrando soluções para uma exploração consciente e eficiente dos recursos naturais. Por isso é tão importante que a indústria da Moda, assim como qualquer outra, tenha consciência da forma com que ela explora e realiza a sua criação e produção. Mostra-se necessário respeitar a capacidade de renovação destes recursos para que eles não sejam escassos no futuro, como destacou o relatório da Global Footprint Network (2019). De acordo com o documento, no dia 29 de julho de 2019 foi constatado que a velocidade do consumo em massa fez com que os recursos naturais calculados para o mesmo ano, fossem esgotados antes do prazo. Ou seja, a utilização foi mais rápida do que a capacidade da Terra de renovar e/ou fazer a reposição daquilo que foi utilizado. É, portanto, urgente afirmar, com base neste estudo, que existe uma necessidade de mudanças de hábitos e de lifestyle para que seja possível colocar em prática os conceitos da sustentabilidade. Assim como é preciso que eles se apliquem a indústria da Moda, como referido por Martins & Melo (2008) e muitos outros investigadores, ativistas e membros da sociedade em geral, e fundamentalmente as Nações Unidas. A tendência da cultura de moda minimalista e moda sem gênero pode de alguma forma contribuir para a resolução do problema, e que é um dos objetivos desta dissertação. Moda sem gênero é quebrar o padrão normativo e binário, dando outro significado a roupas, como forma de expressão e não somente questões sociais que separam o masculino do feminino. Para esse objetivo desenvolveu-se uma marca e uma coleção baseada nos conceitos de moda minimalista e moda sem gênero. Conclui-se que a redução do consumo de produtos e marcas de moda poderá ser mais consciente, se, de alguma forma, abordarmos conceitos ou tendências no desenvolvimento de marcas e coleções que permitam ao consumidor alterar padrões de comportamento no consumo.
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Estende-se o ciclo de vida das peças ao trabalhar com técnicas como a de upcycling, a partir de uma moda mais consciente e que visa a sustentabilidade na produção de suas peças e acessórios até o consumidor final, encontrando soluções para uma exploração consciente e eficiente dos recursos naturais. Por isso é tão importante que a indústria da Moda, assim como qualquer outra, tenha consciência da forma com que ela explora e realiza a sua criação e produção. Mostra-se necessário respeitar a capacidade de renovação destes recursos para que eles não sejam escassos no futuro, como destacou o relatório da Global Footprint Network (2019). De acordo com o documento, no dia 29 de julho de 2019 foi constatado que a velocidade do consumo em massa fez com que os recursos naturais calculados para o mesmo ano, fossem esgotados antes do prazo. Ou seja, a utilização foi mais rápida do que a capacidade da Terra de renovar e/ou fazer a reposição daquilo que foi utilizado. É, portanto, urgente afirmar, com base neste estudo, que existe uma necessidade de mudanças de hábitos e de lifestyle para que seja possível colocar em prática os conceitos da sustentabilidade. Assim como é preciso que eles se apliquem a indústria da Moda, como referido por Martins & Melo (2008) e muitos outros investigadores, ativistas e membros da sociedade em geral, e fundamentalmente as Nações Unidas. A tendência da cultura de moda minimalista e moda sem gênero pode de alguma forma contribuir para a resolução do problema, e que é um dos objetivos desta dissertação. Moda sem gênero é quebrar o padrão normativo e binário, dando outro significado a roupas, como forma de expressão e não somente questões sociais que separam o masculino do feminino. Para esse objetivo desenvolveu-se uma marca e uma coleção baseada nos conceitos de moda minimalista e moda sem gênero. Conclui-se que a redução do consumo de produtos e marcas de moda poderá ser mais consciente, se, de alguma forma, abordarmos conceitos ou tendências no desenvolvimento de marcas e coleções que permitam ao consumidor alterar padrões de comportamento no consumo.Minimalism begins to be developed from the Contemporary Art movement in the second half of the twentieth century, by promoting freedom of creation. And, in 1980- 1990, the minimalist movement transposes the artistic barriers and begins to be employed, also as a lifestyle. The concept adapts and takes shape in pieces and accessories that reflect comfort, functionality, and practicality. It continues to allow freedom, now focused on the quality of life of those who wish to put these concepts into practice. This is how a minimalist lifestyle brand tends to resignify everyday life, by reducing mass consumption. The life cycle of the pieces is extended by working with techniques such as upcycling, from a more conscious fashion that aims for sustainability in the production of its pieces and accessories to the final consumer, finding solutions for a conscious and efficient exploitation of natural resources. That is why it is so important that the Fashion industry, as well as any other, be aware of the way in which it exploits and carries out its creation and production. It is shown to be necessary to respect the renewal capacity of these resources so that they will not be scarce in the future, as highlighted by the Global Footprint Network report (2019). According to the document, on July 29, 2019, it was found that the speed of mass consumption caused the natural resources calculated for the same year, to be depleted ahead of schedule. In other words, utilization was faster than the Earth's ability to renew and/or replenish what was used. It is therefore urgent to state, based on this study, that there is a need for changes in habits and lifestyle so that it is possible to put into practice the concepts of sustainability. As well as it is necessary that they apply to the Fashion industry, as mentioned by Martins & Melo (2008) and many other researchers, activists and members of society in general, and fundamentally the United Nations. The trend of minimalist fashion culture and genderless fashion can somehow contribute to solving the problem, and that is one of the goals of this dissertation. Genderless fashion is to break the normative and binary pattern, giving another meaning to clothes, as a form of expression and not only social issues that separate the masculine from the feminine. For this goal a brand and a collection based on the concepts of minimalist fashion and genderless fashion was developed. It is concluded that the reduction of consumption of fashion products and brands can be more conscious if we somehow address concepts or trends in the development of brands and collections that allow the consumer to change behavioral patterns in consumption.Pereira, Maria Madalena RochauBibliorumSoares, Rafaela Gonçalves Manini2022-12-06T12:20:43Z2022-02-112021-10-142022-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12458TID:203109260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:39Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:03.471898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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