O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/42076
Resumo: Este relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais".
id RCAP_0ad195e27a586d9e42f8710ffeaf680a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/42076
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativasMuseu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)Museus - Aspectos educativosMuseus - Actividades culturaisMuseus e escolasTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaEste relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais".This study presents the result of an internship in the monographic Bordalo Pinheiro Museum. It is intended that the dissertation on the scope of cultural mediation of the institution comes to complement and broaden the work of the past two years. Hence, this project aims to develop two cultural programme projects. This work consists of three general topics: (i) the characterization and diagnosis of the Museum; (ii) the experience of cultural mediation; and (iii) the creation of educational proposals. According to the adopted methodology, the characterization of the cultural mediation area of the Museum began by asserting the museum's programming, the typology of the activities, and the types of public. Still in the ambit of the characterization of the Museum, its acquis and collections were investigated. Next, the experience of cultural mediation of the museum was debated. Considering the information gathered, we proceeded to the conception and development of educational proposals. This report also describes the concrete objectives of the Curricular Internship, namely, the proposed and performed functions, and the work methodology orientation. The paper concludes with reflection topics on the practice of cultural mediation. As a result of this study, two proposals of educational workshops arise, aligned with the scope of the Museum programme: a new edition for the already existing tour "Passear na Lisboa de Bordalo", with a new route and its cultural and artistic remarks - to be named "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; and the original conception and complete planning of a new pedagogic workshop entitled "Concílio dos animais".Soares, Clara Maria Martins de MouraPina, Liliana Manuel MaiaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Inês de Brito da Silva Franco de2020-02-28T08:57:42Z2019-12-062019-09-122019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42076TID:202331695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:12.165354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
title O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
spellingShingle O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de
Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)
Museus - Aspectos educativos
Museus - Actividades culturais
Museus e escolas
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
title_full O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
title_fullStr O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
title_full_unstemmed O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
title_sort O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
author Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de
author_facet Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Clara Maria Martins de Moura
Pina, Liliana Manuel Maia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)
Museus - Aspectos educativos
Museus - Actividades culturais
Museus e escolas
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)
Museus - Aspectos educativos
Museus - Actividades culturais
Museus e escolas
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Este relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais".
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2019-09-12
2019-12-06T00:00:00Z
2020-02-28T08:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/42076
TID:202331695
url http://hdl.handle.net/10451/42076
identifier_str_mv TID:202331695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134492672131072