O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42076 |
Resumo: | Este relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais". |
id |
RCAP_0ad195e27a586d9e42f8710ffeaf680a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/42076 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativasMuseu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal)Museus - Aspectos educativosMuseus - Actividades culturaisMuseus e escolasTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaEste relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais".This study presents the result of an internship in the monographic Bordalo Pinheiro Museum. It is intended that the dissertation on the scope of cultural mediation of the institution comes to complement and broaden the work of the past two years. Hence, this project aims to develop two cultural programme projects. This work consists of three general topics: (i) the characterization and diagnosis of the Museum; (ii) the experience of cultural mediation; and (iii) the creation of educational proposals. According to the adopted methodology, the characterization of the cultural mediation area of the Museum began by asserting the museum's programming, the typology of the activities, and the types of public. Still in the ambit of the characterization of the Museum, its acquis and collections were investigated. Next, the experience of cultural mediation of the museum was debated. Considering the information gathered, we proceeded to the conception and development of educational proposals. This report also describes the concrete objectives of the Curricular Internship, namely, the proposed and performed functions, and the work methodology orientation. The paper concludes with reflection topics on the practice of cultural mediation. As a result of this study, two proposals of educational workshops arise, aligned with the scope of the Museum programme: a new edition for the already existing tour "Passear na Lisboa de Bordalo", with a new route and its cultural and artistic remarks - to be named "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; and the original conception and complete planning of a new pedagogic workshop entitled "Concílio dos animais".Soares, Clara Maria Martins de MouraPina, Liliana Manuel MaiaRepositório da Universidade de LisboaAraújo, Inês de Brito da Silva Franco de2020-02-28T08:57:42Z2019-12-062019-09-122019-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42076TID:202331695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42076Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:12.165354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
title |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
spellingShingle |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal) Museus - Aspectos educativos Museus - Actividades culturais Museus e escolas Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
title_full |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
title_fullStr |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
title_full_unstemmed |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
title_sort |
O serviço de mediação cultural do Museu Bordalo Pinhiero : contributos para duas propostas educativas |
author |
Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de |
author_facet |
Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Clara Maria Martins de Moura Pina, Liliana Manuel Maia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Inês de Brito da Silva Franco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal) Museus - Aspectos educativos Museus - Actividades culturais Museus e escolas Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Museu de Rafael Bordalo Pinheiro (Lisboa, Portugal) Museus - Aspectos educativos Museus - Actividades culturais Museus e escolas Teses de mestrado - 2019 Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia |
description |
Este relatório é baseado num Estágio Curricular realizado no Museu Bordalo Pinheiro, um museu monográfico. A reflexão sobre a área de mediação cultural desta instituição tem como objetivo complementar e diversificar o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. Assim, este trabalho visa a criação de duas propostas de programação educativa. O mesmo é composto por três tópicos gerais: (i) a caracterização e diagnóstico do Museu; (ii) a experiência de mediação cultural; e (iii) a criação de propostas educativas. Segundo a metodologia adotada, a caracterização da área de mediação cultural do Museu iniciou-se pelo recenseamento da programação do mesmo, da tipologia das atividades e dos tipos de público. Ainda no âmbito da caracterização do Museu, foram investigados o acervo museológico e as coleções do equipamento. Posteriormente, foi debatida a experiência de mediação cultural no mesmo. Ponderando a informação recolhida, passou-se à conceção e desenvolvimento das propostas educativas. Salientam-se ainda os objetivos concretos do Estágio Curricular, nomeadamente as funções propostas e as efetivamente desempenhadas, e a metodologia de orientação do trabalho, que termina com alguns tópicos de reflexão sobre a prática de mediação cultural. Deste projeto resultam duas propostas educativas enquadradas na programação do Museu: a reedição da atividade já existente, uma visita guiada – "Passear na Lisboa de Bordalo", com uma nova rota e respetivos apontamentos culturais e artísticos, com o título "Passear na Lisboa de Bordalo – Restauradores, Passeio Público, Avenida"; e a conceção original e planeamento de uma nova oficina pedagógica intitulada "Concílio dos animais". |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 2019-09-12 2019-12-06T00:00:00Z 2020-02-28T08:57:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/42076 TID:202331695 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/42076 |
identifier_str_mv |
TID:202331695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134492672131072 |