Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma, Maria Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Abrantes, Pedro, Lopes, João Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4256
Resumo: A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.
id RCAP_0ad1d06fec04a2fe78f9758f94e85fb0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4256
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantesJuventudeDesigualdadesEscolaSocializaçãoYouthInequalitiesEducationSocializationJeunesseInégalitésÉducationSocialisationJuventudDesigualdadesEscuelaSocializaciónA partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.Based on two recent researches, our article compares the meanings of school, in two elitist private schools and in seven socially unprivileged areas, included in the national program Educational Territories of Priority Intervention. Through case studies, the local definitions of the situation are sketched, as the result of a negotiation between schools’ policies, families’ strategies, teachers’ practices and youth cultures. The differential modes of combining daily experiences and future projects are focused. The main conclusion is that, although the inclusion in the same educational system and its common centrality in young people’s lives, schooling in these contexts is characterized not only by the inequality of academic results, but also of socialization aims, processes and models.En partant de deux recherches récentes, cet article compare les sens attribués à l’école dans deux écoles privées d’élite et dans sept zones socialement défavorisées qui font partie du programme Territoires Educatifs d’Intervention Prioritaire. Au moyen de l’étude de cas, l’article cherche à reconstituer les définitions locales de la situation qui sont le résultat de la négociation entre les orientations des établissements scolaires, les stratégies des familles, les pratiques des enseignants et les cultures juvéniles. Une attention particulière y est portée aux modes différentiels de combiner les expériences quotidiennes et les projets d’avenir. Un constat principal s’impose: bien que les enfants de ces deux mondes sociaux et scolaires soient soumis au même système éducatif et à la même centralité de l’école, leur scolarité est marquée par l’inégalité des résultats académiques mais aussi des objectifs, des processus et des modes de socialisation.A partir de dos pesquisas recientes, el artículo compara los sentidos atribuidos a la escuela en dos colegios privados de elite y en siete zonas socialmente desfavorecidas, intervenidas por el programa Territorios Educativos de Intervención Prioritaria. A través de estudios de caso, se pretende reconstituir las definiciones locales de la situación que resultan de la negociación entre las orientaciones de los establecimientos de enseñanza, las estrategias de las familias, las prácticas docentes y las culturas juveniles. Un enfoque particular es colocado en los modos distintos en como se combinan experiencias cotidianas y proyectos de futuro. La principal constatación es que la escolaridad en estos contextos, a pesar de estar integrada en el mismo sistema educativo y de ser igualmente central en la vida de los jóvenes, está marcada por la desigualdad, no solamente de resultados académicos, sino también de objetivos, procesos y regímenes de socialización.Editora Mundos Sociais/CIES-IUL2012-12-07T12:37:58Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/4256por0873-6529Quaresma, Maria LuísaAbrantes, PedroLopes, João Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:19Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:03.520607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
spellingShingle Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
Quaresma, Maria Luísa
Juventude
Desigualdades
Escola
Socialização
Youth
Inequalities
Education
Socialization
Jeunesse
Inégalités
Éducation
Socialisation
Juventud
Desigualdades
Escuela
Socialización
title_short Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_full Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_fullStr Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_full_unstemmed Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_sort Mundos à parte? Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
author Quaresma, Maria Luísa
author_facet Quaresma, Maria Luísa
Abrantes, Pedro
Lopes, João Teixeira
author_role author
author2 Abrantes, Pedro
Lopes, João Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma, Maria Luísa
Abrantes, Pedro
Lopes, João Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Desigualdades
Escola
Socialização
Youth
Inequalities
Education
Socialization
Jeunesse
Inégalités
Éducation
Socialisation
Juventud
Desigualdades
Escuela
Socialización
topic Juventude
Desigualdades
Escola
Socialização
Youth
Inequalities
Education
Socialization
Jeunesse
Inégalités
Éducation
Socialisation
Juventud
Desigualdades
Escuela
Socialización
description A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T12:37:58Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4256
url http://hdl.handle.net/10071/4256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais/CIES-IUL
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais/CIES-IUL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134823473741824