Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quaresma,Maria Luísa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Abrantes,Pedro, Lopes,João Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002
Resumo: A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.
id RCAP_aac7725c4ea68d1fb4d59492a6a89e2f
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292012000300002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantesjuventudedesigualdadesescolasocializaçãoA partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.Editora Mundos Sociais2012-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002Quaresma,Maria LuísaAbrantes,PedroLopes,João Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:52Zoai:scielo:S0873-65292012000300002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:13.054494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
spellingShingle Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
Quaresma,Maria Luísa
juventude
desigualdades
escola
socialização
title_short Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_full Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_fullStr Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_full_unstemmed Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
title_sort Mundos à parte?: Os sentidos da escola em meios sociais contrastantes
author Quaresma,Maria Luísa
author_facet Quaresma,Maria Luísa
Abrantes,Pedro
Lopes,João Teixeira
author_role author
author2 Abrantes,Pedro
Lopes,João Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quaresma,Maria Luísa
Abrantes,Pedro
Lopes,João Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
desigualdades
escola
socialização
topic juventude
desigualdades
escola
socialização
description A partir de duas pesquisas recentes, o artigo compara os sentidos atribuídos à escola em dois colégios privados de elite e em sete zonas socialmente desfavorecidas, abrangidas pelo programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Através de estudos de caso, procura-se reconstituir as definições locais da situação que resultam da negociação entre as orientações dos estabelecimentos de ensino, as estratégias das famílias, as práticas docentes e as culturas juvenis. Um enfoque particular é colocado nos modos diferenciais como se combinam experiências quotidianas e projetos de futuro. A principal constatação é que, apesar de integrada no mesmo sistema educativo e da sua centralidade comum na vida dos jovens, a escolaridade nestes contextos não apenas é marcada pela desigualdade de resultados académicos, mas também de objetivos, processos e regimes de socialização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292012000300002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.70 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137305872564224