Representações de professores de português em Moçambique : sobre as competências linguísticas de alunos da 10ª classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comé, Angelina Paulino
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4769
Resumo: O presente trabalho de investigação, centrado na especialidade de Português como língua não materna, enquadra-se no decurso de formação ao nível do mestrado em Didáctica de Línguas e tem como temática as representações de professores de Português em Moçambique sobre as competências linguísticas de seus alunos da 10ª classe. O estudo desenvolvido tem como foco os professores que leccionam em escolas situadas na zona suburbana, uma vez que os alunos destas escolas são falantes fluentes de línguas maternas de origem Bantu, tendo, maioritariamente, o Português como sua língua segunda. Por outro lado, seleccionamos os professores que leccionam a 10ª classe, classe terminal do ensino secundário geral que precede o ensino préuniversitário e, em que se exige do aluno uma competência linguística que responda às exigências deste nível. E, mais ainda, será para nós importante saber como lidam os professores com os erros dos alunos, que tratamento dão a esta matéria, e que norma(s) privilegiam em suas aulas, de modo a desenvolver a proficiência linguística destes. Pretendemos, também com este trabalho, poder ajudar a desmontar preconceitos à volta das normas linguísticas, da concepção (e relatividade) do erro. Pelas razões apontadas, acreditamos que estas representações nos permitirão compreender fenómenos a respeito da temática anunciada que, depois, nos ajudarão a desenhar melhor as estratégias de ensino com vista o desenvolvimento das competências linguísticas destes alunos em Língua Portuguesa.
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