Representações sobre o uso da língua cabo-verdiana em aula de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Amélia Rodrigues de Carvalho
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1361
Resumo: A presente investigação centra-se sobre as representações dos professores acerca do recurso à Língua Cabo-Verdiana na aula de Língua Portuguesa. O contexto de intervenção é a Escola Secundária Manuel Lopes, situada no bairro de Calabaceira na cidade da Praia. Para o estudo de terreno, fizemos a recolha de dados através de questionário e entrevista. Para melhor enquadramento do contexto onde decorreu a pesquisa, descrevemos o contexto sociolinguístico e educativo, aquele no qual tem lugar a presente investigação, de modo a fornecer informações referentes às duas línguas que coabitam em Cabo-Verde: o português e a língua cabo-verdiana (LCV). Incidimos principalmente sobre o estatuto e o papel de cada uma delas e a problemática da valorização da segunda, sempre relacionado com o ensino e aprendizagem do português. Esta investigação assenta na ideia de que, devido à natureza social das representações, elas oscilam de indivíduo para indivíduo, em relação com as suas histórias e percursos de vida, e influenciam os seus comportamentos, neste caso, as suas práticas educativas. Assim, parte-se de princípio que as representações que os professores têm acerca do uso da Língua Materna no processo de ensino/aprendizagem do Português estão presentes no modelo de ensino que adoptam e na forma como gerem as situações de bilinguismo nas suas práticas lectivas. Neste quadro, além de descrever as representações que os professores da referida escola têm sobre a utilização da língua materna nas aulas de Português, como base nos dados recolhidos, analisámos também a forma como essas representações se relacionam com os seus perfis profissionais. Para além disso, procurámos saber quais são os factores que estão por detrás dessas representações. Para melhor enquadrar o estudo, abordámos as principais noções teóricas que são mobilizadas no trabalho empírico. Assim, procedemos à precisão conceptual sobre as expressões LM e L2, reflectimos sobre a presença e o valor da LM em aula de L2, dando um breve panorama histórico do modo como o uso da LM foi encarada nas várias metodologias de ensino e aprendizagem que foram surgindo. Procurámos ainda dar conta das investigações concretas que foram desenvolvidas sobre esta questão. Incluímos ainda uma síntese sobres o valor dos estudos sobre as representações dos professores acerca da utilização da LM na aula de L2. Neste âmbito, para além de definirmos o conceito de representação na óptica da Didáctica das Línguas, reflectimos sobre o papel e as implicações didácticas das representações nas práticas profissionais. Levamos em conta que elas importam informações sobre o funcionamento dos sistemas pedagógicos representados pelos diversos informantes; que constituem forma de fazer os inquiridos reflectir sobre as suas práticas e que constituem conceitos-chave na concepção e operacionalização de qualquer programa de educação e formação em língua. Deste modo, o seu estudo é importante não só para a Didáctica das Línguas como também os sistemas de formação e para as políticas linguísticas, no que se relaciona com a tomada de medidas com vista à melhoria de qualidade de ensino da língua portuguesa. Finalmente, os resultados dos questionários e das entrevistas demonstram que os professores acreditam que o uso da LM não põe em causa a aprendizagem da LP2 e que pode mesmo ser um recurso, como diversas funções e modalidades, a utilizar na aula, apoiando esta representação nas particularidades do contexto linguístico cabo-verdiano. Evidenciam, contudo, alguma insegurança a este respeito, já que consideram que não possuem conhecimentos teóricos nem formação suficiente para tomar decisões práticas sustentadas.
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Esta investigação assenta na ideia de que, devido à natureza social das representações, elas oscilam de indivíduo para indivíduo, em relação com as suas histórias e percursos de vida, e influenciam os seus comportamentos, neste caso, as suas práticas educativas. Assim, parte-se de princípio que as representações que os professores têm acerca do uso da Língua Materna no processo de ensino/aprendizagem do Português estão presentes no modelo de ensino que adoptam e na forma como gerem as situações de bilinguismo nas suas práticas lectivas. Neste quadro, além de descrever as representações que os professores da referida escola têm sobre a utilização da língua materna nas aulas de Português, como base nos dados recolhidos, analisámos também a forma como essas representações se relacionam com os seus perfis profissionais. Para além disso, procurámos saber quais são os factores que estão por detrás dessas representações. Para melhor enquadrar o estudo, abordámos as principais noções teóricas que são mobilizadas no trabalho empírico. Assim, procedemos à precisão conceptual sobre as expressões LM e L2, reflectimos sobre a presença e o valor da LM em aula de L2, dando um breve panorama histórico do modo como o uso da LM foi encarada nas várias metodologias de ensino e aprendizagem que foram surgindo. Procurámos ainda dar conta das investigações concretas que foram desenvolvidas sobre esta questão. Incluímos ainda uma síntese sobres o valor dos estudos sobre as representações dos professores acerca da utilização da LM na aula de L2. Neste âmbito, para além de definirmos o conceito de representação na óptica da Didáctica das Línguas, reflectimos sobre o papel e as implicações didácticas das representações nas práticas profissionais. Levamos em conta que elas importam informações sobre o funcionamento dos sistemas pedagógicos representados pelos diversos informantes; que constituem forma de fazer os inquiridos reflectir sobre as suas práticas e que constituem conceitos-chave na concepção e operacionalização de qualquer programa de educação e formação em língua. Deste modo, o seu estudo é importante não só para a Didáctica das Línguas como também os sistemas de formação e para as políticas linguísticas, no que se relaciona com a tomada de medidas com vista à melhoria de qualidade de ensino da língua portuguesa. Finalmente, os resultados dos questionários e das entrevistas demonstram que os professores acreditam que o uso da LM não põe em causa a aprendizagem da LP2 e que pode mesmo ser um recurso, como diversas funções e modalidades, a utilizar na aula, apoiando esta representação nas particularidades do contexto linguístico cabo-verdiano. Evidenciam, contudo, alguma insegurança a este respeito, já que consideram que não possuem conhecimentos teóricos nem formação suficiente para tomar decisões práticas sustentadas.Cette recherche met l'accent sur les représentations des enseignants sur l'usage de la langue capverdienne en classe de langue portugaise. Le contexte d'intervention est l’école Secondaire Manuel Lopes, située dans le quartier de Calabaceira à Praia. Pour l’étude de terrain, on a fait la collecte de données au moyen de questionnaires et d'entrevues. Pour mieux comprendre le contexte dans lequel la recherche a été faite, nous avons décrit le contexte sociolinguistique et éducatif, dans lequel a eu lieu cette recherche, de manière à fournir des informations concernant les deux langues qui coexistent au Cap-Vert: les langues Portugaise et Capverdienne. Nous avons mis l’accent surtout sur le statut et le rôle de chacune de ces langues et sur a la problématique de la valorisation et de l'introduction de la langue capverdienne dans le curriculum scolaire, toujours lié à l'enseignement et l'apprentissage du Portugais. Cette recherche est fondée sur l'idée que, dû a la nature sociale des représentations, elles varient d'individu à individu, dans le cadre de ses histoires et chemins de vie, et influencent ses comportements, dans ce cas, ses pratiques. Ainsi, il est supposé que les représentations que les enseignants ont sur l'usage de la langue maternelle dans le processus d'enseignement / apprentissage du portugais sont présentes dans le modèle d’enseignement qu’ils utilisent et dans la façon dont ils gèrent les situations de bilinguisme dans leurs pratiques pédagogiques. Ainsi, en plus de décrire les représentations que les enseignants de cette école ont sur l'emploi de la langue maternelle dans la classe de portugais, on a analysé les relations entre ces représentations et le profil de ces enseignants. En plus, nous avons essayé de savoir quels sont les facteurs à l'origine de ces représentations. Afin de mieux encadrer l'étude, nous avons abordé les principaux concepts théoriques qui sont déployés dans l'étude empirique. Ainsi, nous avons fait une précision conceptuelle des expressions LM et L2 et nous avons réfléchi sur la présence et la valeur de la LM dans la classe L2, en donnant un bref panorama historique de la manière dont la l’utilisation de la LM a été vue dans les différentes méthodologies d'enseignement et d'apprentissage. Nous avons essayé également de présenter les recherches qui ont été faites sur ce sujet. L’étude présente également une vue d'ensemble sur les représentations des enseignants sur l'usage de la LM dans la classe de L2. En plus de définir la notion de représentation du point de vue de la didactique des langues, nous avons réfléchi aussi sur le rôle et les implications didactiques des représentations dans les pratiques pédagogiques. Nous prenons en compte qu’elles contiennent des informations sur le fonctionnement des systèmes pédagogiques, qui permettent aux enseignants de réfléchir sur leurs pratiques et qui constituent des concepts clés dans la conception et fonctionnement des programmes d’enseignement des langues et de formations de professeurs. Ainsi, leur étude est important non seulement pour la didactique des langues mais aussi pour les politiques linguistiques, par rapport aux prises de décisions en vue d’améliorer la qualité de l'enseignement de la langue portugaise. En ce qui concerne les résultats des questionnaires et des entrevues, ils montrent que les enseignants pensent que l'usage de la LCV ne porte pas atteinte à l'apprentissage et qu’elle peut être une ressource dans la classe de PL2. Cependant, ils manifestent une certaine insécurité à cet égard, dû le manque de formation et d’informations sur cette question.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:05Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1361porGomes, Maria Amélia Rodrigues de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:08Zoai:ria.ua.pt:10773/1361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:03.298865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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