Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20764
Resumo: O presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunos
id RCAP_0b0592ffc7919f12dea9ca5ec7f261a4
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escritaCriatividadeDidáticaProdução escritaEstratégiasWritten productionCreativityTeachingStrategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunosThis report is the result of a continuous self-reflection made during the Supervised Teaching Practice, throughout the school year 2014/2015 , held at the Secondary School Quinta do Pombal in Oeiras, which aims to develop teaching practices that are enhancer creativity in writing. In this sense , a first theoretical part will define the concepts of the conceptual approaches of creativity in particular the psychological approach and didactic. It also reflects on the practice of textual production , relating it to the concepts of literacy, text and writing and taking into account these concepts, it will make a reflection on the teaching materials and strategies to be used. In the second part, predominantly practice, we will describe how to implemented some of the strategies mentioned in the first part of this report during teaching practice and its outcome.Valentim, HelenaMadrona Fernández, AlbertoRUNSilva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa2019-02-26T01:30:18Z2016-02-242015-092016-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20764TID:201066599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:06:08Zoai:run.unl.pt:10362/20764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:27.097008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
title Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
spellingShingle Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa
Criatividade
Didática
Produção escrita
Estratégias
Written production
Creativity
Teaching
Strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
title_full Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
title_fullStr Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
title_full_unstemmed Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
title_sort Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
author Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa
author_facet Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valentim, Helena
Madrona Fernández, Alberto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Didática
Produção escrita
Estratégias
Written production
Creativity
Teaching
Strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Criatividade
Didática
Produção escrita
Estratégias
Written production
Creativity
Teaching
Strategies
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09
2016-02-24
2016-02-24T00:00:00Z
2019-02-26T01:30:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20764
TID:201066599
url http://hdl.handle.net/10362/20764
identifier_str_mv TID:201066599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137894684688384