Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/20764 |
Resumo: | O presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunos |
id |
RCAP_0b0592ffc7919f12dea9ca5ec7f261a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/20764 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escritaCriatividadeDidáticaProdução escritaEstratégiasWritten productionCreativityTeachingStrategiesDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunosThis report is the result of a continuous self-reflection made during the Supervised Teaching Practice, throughout the school year 2014/2015 , held at the Secondary School Quinta do Pombal in Oeiras, which aims to develop teaching practices that are enhancer creativity in writing. In this sense , a first theoretical part will define the concepts of the conceptual approaches of creativity in particular the psychological approach and didactic. It also reflects on the practice of textual production , relating it to the concepts of literacy, text and writing and taking into account these concepts, it will make a reflection on the teaching materials and strategies to be used. In the second part, predominantly practice, we will describe how to implemented some of the strategies mentioned in the first part of this report during teaching practice and its outcome.Valentim, HelenaMadrona Fernández, AlbertoRUNSilva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa2019-02-26T01:30:18Z2016-02-242015-092016-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20764TID:201066599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:06:08Zoai:run.unl.pt:10362/20764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:27.097008Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
title |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
spellingShingle |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa Criatividade Didática Produção escrita Estratégias Written production Creativity Teaching Strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
title_full |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
title_fullStr |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
title_full_unstemmed |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
title_sort |
Prática didática potenciadora da criatividade na expressão escrita |
author |
Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa |
author_facet |
Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valentim, Helena Madrona Fernández, Alberto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Leonor Tavares de Passos e Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Didática Produção escrita Estratégias Written production Creativity Teaching Strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Criatividade Didática Produção escrita Estratégias Written production Creativity Teaching Strategies Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
O presente relatório resulta de uma autorreflexão efetuada no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2014/2015, realizada na Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, que tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias potenciadoras da criatividade na expressão escrita. Neste sentido, numa primeira parte teórica, definir-se-ão as abordagens conceptuais da criatividade, nomeadamente, a abordagem psicológica e a didática. Também se refletirá sobre a prática da produção textual, relacionando-a com os conceitos de literacia, de texto e de escrita e, tendo em conta estes conceitos, far-se-á uma reflexão sobre o material didático e as estratégias a serem utilizadas em sala de aula para que os alunos adquiram uma correta competência na produção escrita. Numa segunda parte, predominantemente prática, descrever-se-á o modo como se implementaram algumas das estratégias mencionadas na primeira parte deste relatório durante a prática docente, assim como os resultados obtidos pelos alunos |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09 2016-02-24 2016-02-24T00:00:00Z 2019-02-26T01:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/20764 TID:201066599 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/20764 |
identifier_str_mv |
TID:201066599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137894684688384 |