As barras Cuisinaire e a sua pertinência na estimulação de competências matemáticas em crianças autistas: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12839 |
Resumo: | O presente estudo compreende a análise do “Dossier Pedagógico Barrinhas do Ludo, o Sonhador - Imagina, Constrói e Sonha com o Cuisenaire" (http://www.ludomedia.pt/), identificando as potencialidades e constrangimentos do seu uso com crianças autistas, em idade pré-escolar. Para tal, apresenta-se no primeiro capítulo, relativo à revisão da literatura, uma referência à Educação Pré-Escolar e ao domínio da Matemática nesta fase, à luz dos autores pesquisados. Analisa-se ainda a importância dos materiais manipuláveis na fase pré-escolar, especificando-se em particular o material Cuisenaire, sob o qual incide o dossier pedagógico analisado, que recorre ao uso das barras cuisenaire para a sugestão de tarefas didáticas em suporte de tabuleiro. Referencia-se ainda a perturbação autística, do leque de perturbações globais do desenvolvimento, visto ser este o diagnóstico do aluno sob o qual incide a implementação das atividades. No que respeita ao segundo capítulo, referente à metodologia do estudo, este compreende a origem e contextualização do mesmo, a conceptualização da investigação, bem como a recolha e tratamento de dados referentes à investigação. No terceiro capítulo apresentam-se os resultados e no quarto, e último, as conclusões respeitantes ao estudo, os constrangimentos e as suas limitações, as perspetivas futuras de trabalho, bem como as respetivas considerações finais. Sumariamente, ambiciona-se identificar as vantagens e desvantagens da utilização do material manipulável cuisenaire com crianças portadoras do espectro de autismo, analisando o dossier pedagógico, de modo a verificar se existem potencialidades associadas ao seu uso, bem como falhas na sua execução para que em próximas edições do recurso se possam propor melhorias na sua execução. |
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