A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tomás, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11043
Resumo: Neste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.
id RCAP_0b18033810fb4b3735c3ab0bd773d737
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)Formação de educadoresFormação de professoresEstudantes do ensino superiorConcepçõesPrática de ensino supervisionadaTeacher trainingEarly childhood educationst and 2nd cycle of basic educationHigher education studentsConceptionsSupervised professional practice1º e 2º ciclo do ensino básicoNeste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.Abstract This paper is intended to characterize the Supervised Professional Practice (SPP) drawing from the voices of 115 students who attend the master’s degree for the training of Early Childhood Education and 1st and 2nd Cycle of Basic Education teachers in Continental Portugal, with an attempt to understand what they think and their opinions in relation to Supervised Professional Practice (SPP). Methodologically, the survey applied is the central empirical reference and the results allow us to identify six dimensions concerning SPP: i) meanings; ii) pedagogical or curricular models prioritized; iii) the supporting scientific and reference areas; iv) the importance of written reflections; v) strengths and weaknesses; and vi) the proposed amendments to the SPP in the curriculum. The results, analysed using SPSS and analytical interpretation, make it possible to draw a picture that is simultaneously marked by crystallization and it also regards the theoretical framework and fields of knowledge mobilized by the students in their written reflections, as well as the de-crystallization, resulting from being aware of what they need for an effective development to achieve teaching professionalism.RCIPLGonçalves, CarolinaTomás, Catarina2020-02-03T12:22:49Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11043porGonçalves, Carolina, & Tomás, Catarina. (2019). A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). Educação e Pesquisa, 45, e211842. Epub October 17, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/s1678-46342019452118421678-463410.1590/s1678-4634201945211842info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:22.693903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
title A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
spellingShingle A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
Gonçalves, Carolina
Formação de educadores
Formação de professores
Estudantes do ensino superior
Concepções
Prática de ensino supervisionada
Teacher training
Early childhood education
st and 2nd cycle of basic education
Higher education students
Conceptions
Supervised professional practice
1º e 2º ciclo do ensino básico
title_short A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
title_full A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
title_fullStr A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
title_full_unstemmed A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
title_sort A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as)
author Gonçalves, Carolina
author_facet Gonçalves, Carolina
Tomás, Catarina
author_role author
author2 Tomás, Catarina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carolina
Tomás, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de educadores
Formação de professores
Estudantes do ensino superior
Concepções
Prática de ensino supervisionada
Teacher training
Early childhood education
st and 2nd cycle of basic education
Higher education students
Conceptions
Supervised professional practice
1º e 2º ciclo do ensino básico
topic Formação de educadores
Formação de professores
Estudantes do ensino superior
Concepções
Prática de ensino supervisionada
Teacher training
Early childhood education
st and 2nd cycle of basic education
Higher education students
Conceptions
Supervised professional practice
1º e 2º ciclo do ensino básico
description Neste artigo, propõe-se analisar as concepções de 115 estudantes que frequentam os mestrados de formação de educadores(as) de infância e professores(as) do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, procurando perceber o que pensam e como se posicionam em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Metodologicamente, o inquérito por questionário aplicado é a referência empírica central e os resultados permitem identificar seis dimensões relativamente à PES: i) os significados atribuídos; ii) os modelos pedagógicos ou curriculares privilegiados; iii) as áreas científicas e referenciais de suporte; iv) as reflexões escritas; v) os pontos fortes e pontos fracos; e vi) as propostas de alteração à PES no atual plano de estudos. Os resultados possibilitam desenhar um retrato que é simultaneamente marcado pela cristalização – no que diz respeito aos referenciais teóricos mobilizados pelos(as) estudantes nas suas reflexões sobre a PES, à coexistência de modelos pedagógicos ou curriculares híbridos, inexistentes ou desvalorizados e à permanência do duo psicologia e pedagogia, na sua versão clássica, sem que se mobilizem outra áreas de conhecimento – e pela descristalização – no que diz respeito ao reconhecimento do lugar central que a PES ocupa na sua formação profissional, pela mobilização da fundamentação teórica que a maioria dos(as) estudantes afirma convocar aquando da realização das reflexões escritas e a estarem conscientes acerca do que precisam para um desenvolvimento efetivo da profissionalidade docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-03T12:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11043
url http://hdl.handle.net/10400.21/11043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gonçalves, Carolina, & Tomás, Catarina. (2019). A prática de ensino supervisionada em Portugal: vozes e posicionamentos do(as) estudantes-estagiários(as). Educação e Pesquisa, 45, e211842. Epub October 17, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945211842
1678-4634
10.1590/s1678-4634201945211842
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459881394176