A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10991 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB |
id |
RCAP_2b7411780e7daae514823e519ee27a3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10991 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridadeAnimaisConceções de alunos1.º ciclo do ensino básicoEducação2.º ciclo do ensino básicoAlunosAnimalsEducationConceptions of students1st cycle of basic education2nd cycle of basic educationClassroomRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEBO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. O relatório está dividido em duas partes. Na primeira descrevem-se e comparamse as práticas educativas realizadas no 1.º CEB e no 2.º CEB, nomeadamente no 3.º e no 6.º ano de escolaridade. A seguir, na segunda parte, é apresentado um estudo realizado nas escolas em que decorreu a PES II para responder ao problema “Quais são as conceções de alunos do 1.º CEB e do 2.º CEB sobre a utilização de animais em sala de aula?”. Para orientar a investigação foram formulados 3 objetivos gerais: (i) Identificar as conceções dos alunos acerca da utilização de animais; (ii) Identificar as potencialidades e as fragilidades da utilização de animais em sala de aula; (iii) Comparar as conceções dos dois grupos de alunos, atendendo a que apresentam um nível etário diferente e, consequentemente, um nível de desenvolvimento igualmente diferente e vivências distintas. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativo, recorrendo-se à administração de um questionário, com questões de resposta aberta e fechada. Para a análise da maioria das questões recorreu-se a estatística descritiva. A estatística inferencial foi aplicada a duas perguntas, em que se utilizou o software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados permitiram verificar algumas conceções dos alunos dos dois ciclos de ensino à cerca da utilização de animais. As crianças do 1.º CEB foram mais defensoras da realização de atividades práticas com animais comparativamente às do 2.º CEB. No entanto, quando questionadas sobre situações que envolvem o uso instrumental de animais, as crianças do 1.º CEB não se revelaram tão entusiastas se comparadas com as do 2.º CEB. Para verificar a razão inerente a essas diferenças elaboraram-se hipóteses explicativas relacionadas com o nível de desenvolvimento dos alunos, com a sua faixa etária e com as suas vivências.ABSTRACT The current report was as a part of Supervised Teaching Practice II (STP II) of the 2nd year of the MA in Teaching of 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of 2nd Cycle of Basic Education. The report is divided in two parts. In the first part we describe and compare the teaching practices in the 1st and 2nd Cycle of Primary Education, namely, in 3rd and 6th grade classes. Then in the second part, we present the problem of the research developed during the STP II: “What are the conceptions of the 1st and 2nd Cycle students about animal use in the classroom?”. To guide the research the following objectives were established: (i) to identify the conceptions students have about animal use; (ii) to identify the benefits and constraints in using animals in the classroom; (iii) to compare the conceptions of the two groups of students, considering that the sample included children from a different age level an, consequently, a different level of development and different life experiences. We choose a quantitative methodology, using a questionnaire, with closed and open questions. In the most cases, to analyze the questions we use descriptive statistics. The inferential statistics was used to analyze two questions, using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results allowed us to verify some conceptions of the students of the two cycles of teaching about the use of animals. We were also able to identify some differences between the identified concepts. In order to verify the inherent reason for these differences, explanatory hypotheses were created, related to the students' level of development, their age group and their life experiences.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, AntónioRCIPLDiniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha2020-01-16T17:33:56Z2019-07-182019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10991TID:202335046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:41Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:20.015721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
title |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha Animais Conceções de alunos 1.º ciclo do ensino básico Educação 2.º ciclo do ensino básico Alunos Animals Education Conceptions of students 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education Classroom |
title_short |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
title_full |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
title_sort |
A utilização de animais em sala de aula – uma comparação das conceções de alunos do 3.º e do 6.º ano de escolaridade |
author |
Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha |
author_facet |
Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, António RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Margarida Mancelos Vasconcelos Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animais Conceções de alunos 1.º ciclo do ensino básico Educação 2.º ciclo do ensino básico Alunos Animals Education Conceptions of students 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education Classroom |
topic |
Animais Conceções de alunos 1.º ciclo do ensino básico Educação 2.º ciclo do ensino básico Alunos Animals Education Conceptions of students 1st cycle of basic education 2nd cycle of basic education Classroom |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 2019-07-18T00:00:00Z 2020-01-16T17:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10991 TID:202335046 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10991 |
identifier_str_mv |
TID:202335046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459780730880 |