Atividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico - estudo de caso num agrupamento de escolas do nordeste transmontano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/7229 |
Resumo: | Com este estudo visa-se compreender, globalmente, os princípios e orientações de política educativa nacional e como foram percebidas pelos atores (membros, utilizadores e beneficiários) a organização e implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), em dois grupos-turma, professores titulares de turma, técnicos/professores das AEC e encarregados de educação, de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana, denominado doravante Agrupamento Cinderela, sendo um dos grupos do primeiro e outro do quarto ano de escolaridade, no ano lectivo de 2011/2012. O Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular - AEC para o 1.º Ciclo do Ensino Básico iniciou-se no ano letivo de 2005/2006 com a introdução do ensino de Inglês nos 3º e 4º anos de escolaridade. Nos anos seguintes, aumentou-se e diversificou-se esta oferta, alargando-se as atividades ao Ensino da Música, à Atividade Física e Desportiva e ao Apoio ao Estudo, o que implicou o aumento do tempo de funcionamento das atividades curriculares, no âmbito da chamada “Escola a Tempo Inteiro”. A conceção teórica do trabalho fundamenta-se na literatura sobre o currículo e sobre as AEC e ainda nos trabalhos empíricos em que estas têm sido estudadas. A parte empírica tem por suporte uma dimensão qualitativa da investigação, suportada na legislação e em regulamentos, e em todos os atores intervenientes nas AEC relativamente a dois grupos-turma, através de inquérito por questionário a uma amostra coincidente com a população dada a natureza de micro-casos do estudo. Os dados são organizados em escala ordinal e analisados em frequências e percentagens. É objetivo final deste trabalho analisar a conceção política e organizacional do programa das AEC e conhecer a perceção dos atores quanto ao desenvolvimento concreto das mesmas, em dois grupos-turma, identificar os pontos fortes e fracos do programa e propor aspectos a melhorar. Os resultados do estudo evidenciam o interesse social do modelo e das atividades propostas nas AEC, para todos os inquiridos, quer no que respeita à educação e formação dos alunos quer no que respeita à construção de mais igualdade perante a escola quer ainda no aumento e melhoria no tempo e formas de guarda dos alunos. Em contrapartida, evidenciam problemas na articulação entre as AEC e o core curriculum, designadamente ao nível da organização do horário escolar e do equilíbrio entre atividades do core curriculum e atividades de complemento/enriquecimento curricular, e ainda na inexistência de espaços e materiais adequados. This study aims to understand globally the principles and guidelines of national education policy and how they were perceived by participants (members, users and beneficiaries), the organization and implementation of Curriculum Enrichment Activities (AEC) in two-class groups, a group of schools in Terra Fria Transmontana, from now on called Agrupamento Cinderela: one from the first form and one from the fourth form, in the academic year 2011/2012. The Program of Curriculum Enrichment Activities - AEC - to 1º Ciclo of Primary School began in academic year 2005/2006 with the introduction of the teaching of English in the 3rdand 4thforms. In the following years, this offer was increased and diversified, extending the activities with the teaching of Music, Physical Education and Tutoring Study, which have implied an increase of time in curricular activities within the so-called "FullTime School". The theoretical framework is based on the collected works about the curriculum and about the AEC and also on the empirical work in which these have been studied. The empirical part is based on the quality dimension of the investigation, based on the legislation and on the regulations, and on all participants involved in the AEC in the two-class groups, through a survey of a sample coincident with the population, given the nature of micro cases studied. The data are organized in an ordinal scale and are analyzed as frequencies and percentages. The ultimate goal of this work is to analyze the political and organizational design of the program of the AEC, and to know the perception of the participants about their practical development, in the two-class groups, and to identify the strengths and weaknesses of the program and to propose improvements. The results of the study show the interest of the social model and the activities proposed in the AEC for all enquired, in what education and training of students and the construction of equality are concerned, regarding school and also the increase and improvement in time and forms of tutoring of students. Moreover, the survey shows problems between the AEC and the core curriculum, especially in the organization of the school timetable and the balance between the activities of the core curriculum and curriculum enrichment, and also in the lack of appropriate spaces and materials. |
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Atividades de enriquecimento curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico - estudo de caso num agrupamento de escolas do nordeste transmontanoCurrículoEnriquecimento curricularOrganização curricularOrganização pedagógicaEscola a tempo inteiroOrganização para o sucesso educativoCom este estudo visa-se compreender, globalmente, os princípios e orientações de política educativa nacional e como foram percebidas pelos atores (membros, utilizadores e beneficiários) a organização e implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), em dois grupos-turma, professores titulares de turma, técnicos/professores das AEC e encarregados de educação, de um agrupamento de escolas da Terra Fria Transmontana, denominado doravante Agrupamento Cinderela, sendo um dos grupos do primeiro e outro do quarto ano de escolaridade, no ano lectivo de 2011/2012. O Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular - AEC para o 1.º Ciclo do Ensino Básico iniciou-se no ano letivo de 2005/2006 com a introdução do ensino de Inglês nos 3º e 4º anos de escolaridade. Nos anos seguintes, aumentou-se e diversificou-se esta oferta, alargando-se as atividades ao Ensino da Música, à Atividade Física e Desportiva e ao Apoio ao Estudo, o que implicou o aumento do tempo de funcionamento das atividades curriculares, no âmbito da chamada “Escola a Tempo Inteiro”. A conceção teórica do trabalho fundamenta-se na literatura sobre o currículo e sobre as AEC e ainda nos trabalhos empíricos em que estas têm sido estudadas. A parte empírica tem por suporte uma dimensão qualitativa da investigação, suportada na legislação e em regulamentos, e em todos os atores intervenientes nas AEC relativamente a dois grupos-turma, através de inquérito por questionário a uma amostra coincidente com a população dada a natureza de micro-casos do estudo. Os dados são organizados em escala ordinal e analisados em frequências e percentagens. É objetivo final deste trabalho analisar a conceção política e organizacional do programa das AEC e conhecer a perceção dos atores quanto ao desenvolvimento concreto das mesmas, em dois grupos-turma, identificar os pontos fortes e fracos do programa e propor aspectos a melhorar. Os resultados do estudo evidenciam o interesse social do modelo e das atividades propostas nas AEC, para todos os inquiridos, quer no que respeita à educação e formação dos alunos quer no que respeita à construção de mais igualdade perante a escola quer ainda no aumento e melhoria no tempo e formas de guarda dos alunos. Em contrapartida, evidenciam problemas na articulação entre as AEC e o core curriculum, designadamente ao nível da organização do horário escolar e do equilíbrio entre atividades do core curriculum e atividades de complemento/enriquecimento curricular, e ainda na inexistência de espaços e materiais adequados. This study aims to understand globally the principles and guidelines of national education policy and how they were perceived by participants (members, users and beneficiaries), the organization and implementation of Curriculum Enrichment Activities (AEC) in two-class groups, a group of schools in Terra Fria Transmontana, from now on called Agrupamento Cinderela: one from the first form and one from the fourth form, in the academic year 2011/2012. The Program of Curriculum Enrichment Activities - AEC - to 1º Ciclo of Primary School began in academic year 2005/2006 with the introduction of the teaching of English in the 3rdand 4thforms. In the following years, this offer was increased and diversified, extending the activities with the teaching of Music, Physical Education and Tutoring Study, which have implied an increase of time in curricular activities within the so-called "FullTime School". The theoretical framework is based on the collected works about the curriculum and about the AEC and also on the empirical work in which these have been studied. The empirical part is based on the quality dimension of the investigation, based on the legislation and on the regulations, and on all participants involved in the AEC in the two-class groups, through a survey of a sample coincident with the population, given the nature of micro cases studied. The data are organized in an ordinal scale and are analyzed as frequencies and percentages. The ultimate goal of this work is to analyze the political and organizational design of the program of the AEC, and to know the perception of the participants about their practical development, in the two-class groups, and to identify the strengths and weaknesses of the program and to propose improvements. The results of the study show the interest of the social model and the activities proposed in the AEC for all enquired, in what education and training of students and the construction of equality are concerned, regarding school and also the increase and improvement in time and forms of tutoring of students. Moreover, the survey shows problems between the AEC and the core curriculum, especially in the organization of the school timetable and the balance between the activities of the core curriculum and curriculum enrichment, and also in the lack of appropriate spaces and materials.Ferreira, Henrique da CostaRodrigues, Isidro Carlos PereiraBiblioteca Digital do IPBAlves, Maria Julieta Bruno2013-08-16T13:17:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7229TID:201105195porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:51Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:01.384708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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