Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16388 |
Resumo: | Nesta fase do relatório faz-se uma reflexão acerca da importância do ensino das artes. Justificar a sua necessidade passa pelo estudo da história da arte e sua evolução ao longo dos tempos, bem como o modo como ela sempre acompanhou a evolução humana e ajudou o homem nos estudos em relação à descoberta de si próprio e das suas origens, tendo em conta que a arte foi sempre uma necessidade, um modo de expressão e um meio de comunicação. Para tal é essencial a ação de agentes educativos para transmissão de conhecimentos acerca da vida em sociedade e do modo como a arte facilita e desafia a intervenção e inserção no meio social. São consideradas duas etapas do desenvolvimento humano que contribuem significativamente para a formação de indivíduos: a infância e a adolescência, onde se “inicia a vida”, o contato com a sociedade. É a fase da descoberta e da procura, onde a arte aumenta a motivação, explica o mundo de um modo qualitativo, facilita aprendizagens e abre caminho para novas experiências. Tendo em conta que as artes Visuais nem sempre se constituíram como disciplinas e nem sempre tiveram o reconhecimento e entendimento merecidos convém não regredir ao ponto de perder o que já se conquistou. Esta conjuntura aborda temas imprescindíveis para a compreensão da arte e o seu valor para o desenvolvimento humano. |
id |
RCAP_0b3b3b96df4fb34387e55170b9c0bac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16388 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humanoComunicação visualHistória da arteSociedadeDesenvolvimento humanoNesta fase do relatório faz-se uma reflexão acerca da importância do ensino das artes. Justificar a sua necessidade passa pelo estudo da história da arte e sua evolução ao longo dos tempos, bem como o modo como ela sempre acompanhou a evolução humana e ajudou o homem nos estudos em relação à descoberta de si próprio e das suas origens, tendo em conta que a arte foi sempre uma necessidade, um modo de expressão e um meio de comunicação. Para tal é essencial a ação de agentes educativos para transmissão de conhecimentos acerca da vida em sociedade e do modo como a arte facilita e desafia a intervenção e inserção no meio social. São consideradas duas etapas do desenvolvimento humano que contribuem significativamente para a formação de indivíduos: a infância e a adolescência, onde se “inicia a vida”, o contato com a sociedade. É a fase da descoberta e da procura, onde a arte aumenta a motivação, explica o mundo de um modo qualitativo, facilita aprendizagens e abre caminho para novas experiências. Tendo em conta que as artes Visuais nem sempre se constituíram como disciplinas e nem sempre tiveram o reconhecimento e entendimento merecidos convém não regredir ao ponto de perder o que já se conquistou. Esta conjuntura aborda temas imprescindíveis para a compreensão da arte e o seu valor para o desenvolvimento humano.Universidade de Évora2015-11-30T11:48:39Z2015-11-302013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16388http://hdl.handle.net/10174/16388porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.ptPeças, Cheila Raquel Estanqueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:05Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:47.064186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano Peças, Cheila Raquel Estanqueiro Comunicação visual História da arte Sociedade Desenvolvimento humano |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano |
author |
Peças, Cheila Raquel Estanqueiro |
author_facet |
Peças, Cheila Raquel Estanqueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peças, Cheila Raquel Estanqueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação visual História da arte Sociedade Desenvolvimento humano |
topic |
Comunicação visual História da arte Sociedade Desenvolvimento humano |
description |
Nesta fase do relatório faz-se uma reflexão acerca da importância do ensino das artes. Justificar a sua necessidade passa pelo estudo da história da arte e sua evolução ao longo dos tempos, bem como o modo como ela sempre acompanhou a evolução humana e ajudou o homem nos estudos em relação à descoberta de si próprio e das suas origens, tendo em conta que a arte foi sempre uma necessidade, um modo de expressão e um meio de comunicação. Para tal é essencial a ação de agentes educativos para transmissão de conhecimentos acerca da vida em sociedade e do modo como a arte facilita e desafia a intervenção e inserção no meio social. São consideradas duas etapas do desenvolvimento humano que contribuem significativamente para a formação de indivíduos: a infância e a adolescência, onde se “inicia a vida”, o contato com a sociedade. É a fase da descoberta e da procura, onde a arte aumenta a motivação, explica o mundo de um modo qualitativo, facilita aprendizagens e abre caminho para novas experiências. Tendo em conta que as artes Visuais nem sempre se constituíram como disciplinas e nem sempre tiveram o reconhecimento e entendimento merecidos convém não regredir ao ponto de perder o que já se conquistou. Esta conjuntura aborda temas imprescindíveis para a compreensão da arte e o seu valor para o desenvolvimento humano. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-11-30T11:48:39Z 2015-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16388 http://hdl.handle.net/10174/16388 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136570735853568 |