Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico. Porque se devem ensinar Artes? As Artes no desenvolvimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peças, Cheila Raquel Estanqueiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16388
Resumo: Nesta fase do relatório faz-se uma reflexão acerca da importância do ensino das artes. Justificar a sua necessidade passa pelo estudo da história da arte e sua evolução ao longo dos tempos, bem como o modo como ela sempre acompanhou a evolução humana e ajudou o homem nos estudos em relação à descoberta de si próprio e das suas origens, tendo em conta que a arte foi sempre uma necessidade, um modo de expressão e um meio de comunicação. Para tal é essencial a ação de agentes educativos para transmissão de conhecimentos acerca da vida em sociedade e do modo como a arte facilita e desafia a intervenção e inserção no meio social. São consideradas duas etapas do desenvolvimento humano que contribuem significativamente para a formação de indivíduos: a infância e a adolescência, onde se “inicia a vida”, o contato com a sociedade. É a fase da descoberta e da procura, onde a arte aumenta a motivação, explica o mundo de um modo qualitativo, facilita aprendizagens e abre caminho para novas experiências. Tendo em conta que as artes Visuais nem sempre se constituíram como disciplinas e nem sempre tiveram o reconhecimento e entendimento merecidos convém não regredir ao ponto de perder o que já se conquistou. Esta conjuntura aborda temas imprescindíveis para a compreensão da arte e o seu valor para o desenvolvimento humano.
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