Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Marta Sofia Rego
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16372
Resumo: No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais, no 3º ciclo do ensino Básico e Secundário, surge o desenvolvimento do relatório de estágio onde se procurará executar uma análise reflexiva de todo o trabalho executado durante a prática de ensino supervisionada (PES). Este relatório é composto por um discurso pessoal, que descreverá experiências e reflexões vividas no âmbito da PES. Em conformidade com o tema que se pretende desenvolver durante a mesma, tem-se como objectivo, a criação de estratégias pedagógicas direccionadas para o desenvolvimento, da cultura visual dos alunos, actualizada e focada na arte nacional e internacional, pretendendo-se assim uma melhor Compreensão da Arte Contemporânea. Este relatório visa assim reflectir, experiências vivenciadas durante a PES, abrangendo também referências dos projectos desenvolvidos no âmbito da prática docente das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, que comportam uma prática pedagógica curricular, adaptada, com vista a uma melhor Educação Artística; ABSTRACT: As a part of the Master of Visual Arts Education in the 3rd cycle of primary and secondary school, this report has been developed, where it will seek to implemented a reflective analysis of all work performed during the supervised teaching practice (PES). This report consists of a first person account, describing, experiences lived through the PES. In the context of the theme to be developed, the aim is to reflect upon new strategies for teaching methods. These will focus on increase and update of visual culture focus on national and international art. This report includes the experiences collected during PES, but also projects that have been developed within the teaching of the discipline of Drawing A, and the discipline of Visual Education, which both include a practical approach of the curriculum, adapted so that it can better the students education and improve a better comprehension of contemporary art.
id RCAP_0a1026985aad83d1fe252a92cb84b74e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16372
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporâneaEducação artísticaCultura visualPrática pedagógicaCompreensãoArte contemporâneaArts educationVisual cultureTeaching practiceComprehensionContemporary artNo âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais, no 3º ciclo do ensino Básico e Secundário, surge o desenvolvimento do relatório de estágio onde se procurará executar uma análise reflexiva de todo o trabalho executado durante a prática de ensino supervisionada (PES). Este relatório é composto por um discurso pessoal, que descreverá experiências e reflexões vividas no âmbito da PES. Em conformidade com o tema que se pretende desenvolver durante a mesma, tem-se como objectivo, a criação de estratégias pedagógicas direccionadas para o desenvolvimento, da cultura visual dos alunos, actualizada e focada na arte nacional e internacional, pretendendo-se assim uma melhor Compreensão da Arte Contemporânea. Este relatório visa assim reflectir, experiências vivenciadas durante a PES, abrangendo também referências dos projectos desenvolvidos no âmbito da prática docente das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, que comportam uma prática pedagógica curricular, adaptada, com vista a uma melhor Educação Artística; ABSTRACT: As a part of the Master of Visual Arts Education in the 3rd cycle of primary and secondary school, this report has been developed, where it will seek to implemented a reflective analysis of all work performed during the supervised teaching practice (PES). This report consists of a first person account, describing, experiences lived through the PES. In the context of the theme to be developed, the aim is to reflect upon new strategies for teaching methods. These will focus on increase and update of visual culture focus on national and international art. This report includes the experiences collected during PES, but also projects that have been developed within the teaching of the discipline of Drawing A, and the discipline of Visual Education, which both include a practical approach of the curriculum, adapted so that it can better the students education and improve a better comprehension of contemporary art.Universidade de Évora2015-11-26T15:56:01Z2015-11-262013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16372http://hdl.handle.net/10174/16372porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Alberto, Marta Sofia Regoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:03:03Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16372Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:46.275287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
title Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
Alberto, Marta Sofia Rego
Educação artística
Cultura visual
Prática pedagógica
Compreensão
Arte contemporânea
Arts education
Visual culture
Teaching practice
Comprehension
Contemporary art
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada em ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário. Educação para uma melhor compreensão da arte contemporânea
author Alberto, Marta Sofia Rego
author_facet Alberto, Marta Sofia Rego
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Marta Sofia Rego
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Cultura visual
Prática pedagógica
Compreensão
Arte contemporânea
Arts education
Visual culture
Teaching practice
Comprehension
Contemporary art
topic Educação artística
Cultura visual
Prática pedagógica
Compreensão
Arte contemporânea
Arts education
Visual culture
Teaching practice
Comprehension
Contemporary art
description No âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais, no 3º ciclo do ensino Básico e Secundário, surge o desenvolvimento do relatório de estágio onde se procurará executar uma análise reflexiva de todo o trabalho executado durante a prática de ensino supervisionada (PES). Este relatório é composto por um discurso pessoal, que descreverá experiências e reflexões vividas no âmbito da PES. Em conformidade com o tema que se pretende desenvolver durante a mesma, tem-se como objectivo, a criação de estratégias pedagógicas direccionadas para o desenvolvimento, da cultura visual dos alunos, actualizada e focada na arte nacional e internacional, pretendendo-se assim uma melhor Compreensão da Arte Contemporânea. Este relatório visa assim reflectir, experiências vivenciadas durante a PES, abrangendo também referências dos projectos desenvolvidos no âmbito da prática docente das disciplinas de Desenho A e de Educação Visual, que comportam uma prática pedagógica curricular, adaptada, com vista a uma melhor Educação Artística; ABSTRACT: As a part of the Master of Visual Arts Education in the 3rd cycle of primary and secondary school, this report has been developed, where it will seek to implemented a reflective analysis of all work performed during the supervised teaching practice (PES). This report consists of a first person account, describing, experiences lived through the PES. In the context of the theme to be developed, the aim is to reflect upon new strategies for teaching methods. These will focus on increase and update of visual culture focus on national and international art. This report includes the experiences collected during PES, but also projects that have been developed within the teaching of the discipline of Drawing A, and the discipline of Visual Education, which both include a practical approach of the curriculum, adapted so that it can better the students education and improve a better comprehension of contemporary art.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-26T15:56:01Z
2015-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16372
http://hdl.handle.net/10174/16372
url http://hdl.handle.net/10174/16372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136570120339456