Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Zélia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pocinho, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2075
Resumo: Numa primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais.
id RCAP_0b407fe702fc820a13cd61c3a3351d7a
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da MadeiraMotivaçãoSatisfação laboralDocentesProfissionais de artesMadeira (Portugal)MotivationJob satisfactionTeacher job satisfaction questionnaireArts teachersArts professionals.Faculdade de Artes e HumanidadesNuma primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais.In the first part, we defined motivation and satisfaction, with some theories and explanatory models of work satisfaction. In the second part of the study, we intended to establish, through the paths followed in teaching and in the performing arts setor, if arts professionals can get job satisfaction, and the factors that are associated with it. Thus, we will consider the influence of sociodemographic factors (gender, age, marital status, career performance, job experience, job title, level of education completed, years of teaching, professional status and disciplinary group of teaching) in the arts professionals job satisfaction regarding to: supervision at work, working conditions, salary, responsibility, work itself, advancement, security, recognition and relationship with colleagues. To analyze arts teachers and professionals in art job satisfaction we applied the Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), translated and adapted for this purpose. The study was conducted on 380 participants: teachers of artistic expression, musicians and other performing artists to the performing arts and audiovisual media.Direção de Serviços de Educação Artística e MultimédiaDigitUMaGomes, ZéliaPocinho, Margarida2018-08-13T14:02:12Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2075porGomes, Z., & Pocinho, M. (2011). Satisfação Laboral dos Profissionais em Arte na Região Autónoma da Madeira. Revista Portuguesa de Educação Artística, 1(1), 125-150.1647-905Xhttp://dx.doi.org/10.23828/rpea.v1i1.14.g17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:50.687583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
title Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
spellingShingle Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
Gomes, Zélia
Motivação
Satisfação laboral
Docentes
Profissionais de artes
Madeira (Portugal)
Motivation
Job satisfaction
Teacher job satisfaction questionnaire
Arts teachers
Arts professionals
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
title_full Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
title_fullStr Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
title_full_unstemmed Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
title_sort Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
author Gomes, Zélia
author_facet Gomes, Zélia
Pocinho, Margarida
author_role author
author2 Pocinho, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Zélia
Pocinho, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Satisfação laboral
Docentes
Profissionais de artes
Madeira (Portugal)
Motivation
Job satisfaction
Teacher job satisfaction questionnaire
Arts teachers
Arts professionals
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Motivação
Satisfação laboral
Docentes
Profissionais de artes
Madeira (Portugal)
Motivation
Job satisfaction
Teacher job satisfaction questionnaire
Arts teachers
Arts professionals
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Numa primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2018-08-13T14:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2075
url http://hdl.handle.net/10400.13/2075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Z., & Pocinho, M. (2011). Satisfação Laboral dos Profissionais em Arte na Região Autónoma da Madeira. Revista Portuguesa de Educação Artística, 1(1), 125-150.
1647-905X
http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v1i1.14.g17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
publisher.none.fl_str_mv Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129918981799936