Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2075 |
Resumo: | Numa primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais. |
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Satisfação laboral dos profissionais em arte na Região Autónoma da MadeiraMotivaçãoSatisfação laboralDocentesProfissionais de artesMadeira (Portugal)MotivationJob satisfactionTeacher job satisfaction questionnaireArts teachersArts professionals.Faculdade de Artes e HumanidadesNuma primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais.In the first part, we defined motivation and satisfaction, with some theories and explanatory models of work satisfaction. In the second part of the study, we intended to establish, through the paths followed in teaching and in the performing arts setor, if arts professionals can get job satisfaction, and the factors that are associated with it. Thus, we will consider the influence of sociodemographic factors (gender, age, marital status, career performance, job experience, job title, level of education completed, years of teaching, professional status and disciplinary group of teaching) in the arts professionals job satisfaction regarding to: supervision at work, working conditions, salary, responsibility, work itself, advancement, security, recognition and relationship with colleagues. To analyze arts teachers and professionals in art job satisfaction we applied the Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), translated and adapted for this purpose. The study was conducted on 380 participants: teachers of artistic expression, musicians and other performing artists to the performing arts and audiovisual media.Direção de Serviços de Educação Artística e MultimédiaDigitUMaGomes, ZéliaPocinho, Margarida2018-08-13T14:02:12Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2075porGomes, Z., & Pocinho, M. (2011). Satisfação Laboral dos Profissionais em Arte na Região Autónoma da Madeira. Revista Portuguesa de Educação Artística, 1(1), 125-150.1647-905Xhttp://dx.doi.org/10.23828/rpea.v1i1.14.g17info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:50.687583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Numa primeira parte definiram-se os conceitos de motivação e satisfação, abordando teorias e modelos explicativos da satisfação laboral. Na segunda parte do trabalho pretendeu-se apurar se através dos caminhos percorridos no processo de ensino e no setor das artes do espetáculo, os profissionais envolvidos nesta área conseguem retirar satisfação laboral, bem como os fatores que a ela se associam. Assim, propomo-nos analisar a influência dos fatores sociodemográficos (género, idade, estado civil, antiguidade/desempenho na carreira, experiência e permanência no posto/cargo de trabalho, nível de estudos finalizados, anos de docência, situação profissional e grupo disciplinar) na satisfação dos profissionais inquiridos relativamente a: supervisão no trabalho, condições de trabalho, salário, responsabilidade, trabalho próprio, progresso, segurança, reconhecimento e relação com os colegas. Para analisar as áreas de insatisfação docente dos profissionais em arte, aplicou-se o Teacher Job Satisfaction Questionnaire (TJSQ) (Lester, 1982), traduzido e adaptado para o efeito. O estudo foi efetuado a 380 participantes: professores das expressões artísticas, músicos e outros profissionais do espetáculo das artes cénicas e audiovisuais. |
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