Terceiro Ciclo de Avaliação Externa de Escolas Ruturas e Continuidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11782 |
Resumo: | Avaliação Externa de Escolas (AEE) surge como um instrumento para melhorar o ensino, a aprendizagem e os resultados dos alunos, procurando estimular práticas de autoavaliação das escolas e promover a ética profissional marcada pela responsabilidade, pelo incentivo à participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas. A presente investigação tem como objetivo central analisar a atividade de avaliação externa das escolas dando, em particular, enfase ao terceiro ciclo de avaliação que entrou em vigor em 2019. Procedeu-se assim à identificação das principais ruturas e continuidades existentes nos três ciclos, bem como a perceção dos vários atores educativos sobre o atual modelo de avaliação externa de escolas. Esta investigação, de natureza qualitativa, faz uso do estudo de caso, sendo que recorremos à entrevista, ao inquérito por questionário e à observação de documentos enquanto instrumentos de recolha de dados. Já a sua análise e interpretação foi feita com recurso à análise de conteúdo. Foi possível concluir que os atores educativos em causa não conferem significativa importância à atividade de AEE, nem consideram que esta tenha impacto efetivo ao nível da melhoria das práticas pedagógicas e da melhoria dos resultados escolares. Ficou claro o pouco conhecimento que existe sobre esta atividade, no que concerne ao terceiro ciclo de avaliação, se agudiza em virtude da sua recente implementação e ainda do reduzido número de escolas avaliadas no âmbito deste mesmo ciclo. |
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Terceiro Ciclo de Avaliação Externa de Escolas Ruturas e ContinuidadesQualidadeAvaliação Externa de EscolasAvaliação Externa de Escolas (AEE) surge como um instrumento para melhorar o ensino, a aprendizagem e os resultados dos alunos, procurando estimular práticas de autoavaliação das escolas e promover a ética profissional marcada pela responsabilidade, pelo incentivo à participação social na vida da escola e oferecer um melhor conhecimento público do trabalho das escolas. A presente investigação tem como objetivo central analisar a atividade de avaliação externa das escolas dando, em particular, enfase ao terceiro ciclo de avaliação que entrou em vigor em 2019. Procedeu-se assim à identificação das principais ruturas e continuidades existentes nos três ciclos, bem como a perceção dos vários atores educativos sobre o atual modelo de avaliação externa de escolas. Esta investigação, de natureza qualitativa, faz uso do estudo de caso, sendo que recorremos à entrevista, ao inquérito por questionário e à observação de documentos enquanto instrumentos de recolha de dados. Já a sua análise e interpretação foi feita com recurso à análise de conteúdo. Foi possível concluir que os atores educativos em causa não conferem significativa importância à atividade de AEE, nem consideram que esta tenha impacto efetivo ao nível da melhoria das práticas pedagógicas e da melhoria dos resultados escolares. Ficou claro o pouco conhecimento que existe sobre esta atividade, no que concerne ao terceiro ciclo de avaliação, se agudiza em virtude da sua recente implementação e ainda do reduzido número de escolas avaliadas no âmbito deste mesmo ciclo.The External Evaluation of Schools emerges as a tool for improving teaching, learning, and student outcomes, with the goal of encouraging self-evaluation practices in schools and promoting professional ethics based on responsibility, as well as encouraging social participation in school life and providing a better public understanding of the school's work. The primary goal of this study is to examine the activity of external school evaluation, with a focus on the third evaluation cycle, which began in 2019. The three cycles' main ruptures and continuities were identified, as well as the teachers' perceptions of this evaluation. Data was gathered through a qualitative and interpretive method that included interviews, questionnaire surveys, and report analysis. The collected data were analyzed and interpreted using content analysis. As a result, we may conclude that the study sample does not place a high value on external school evaluations, nor does it acknowledge their importance in terms of enhancing pedagogical methods and school outcomes. Since the third evaluation cycle is still in its early stages of implementation, teachers are unaware of the ruptures and continuities.2023-10-12T10:30:37Z2022-07-11T00:00:00Z2022-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11782pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, António Augusto Cardosoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:19Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:59.962174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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